TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo científico de MBA em Administração Estratégica

Por:   •  29/8/2016  •  Monografia  •  4.695 Palavras (19 Páginas)  •  1.012 Visualizações

Página 1 de 19

CINTHIA SILVA LEITE

MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL E SUA RELAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE 

Santo Antônio de Pádua

2016

CINTHIA SILVA LEITE

MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL E SUA RELAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE 

Artigo científico apresentado ao Curso MBA em Administração Estratégica da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à aprovação na Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso.

Santo Antônio de Pádua

2016

RESUMO

Todos os dias, centenas de empresas fecham suas portas por diversos motivos, que em sua maioria expressiva estão ligados a problemas gerenciais de diversos tipos. Entre todos os empecilhos que podem levar uma organização a encerrar suas atividades, muitos deles passam desapercebidos e têm a ver com o quadro de colaboradores. Em específico, este artigo tem por finalidade tratar sobre a motivação dos colaboradores em um ambiente de trabalho. Quando se fala do tema motivação, se faz necessário levar em conta vários fatores que estão ligados não somente a remuneração final, mas também as condições de trabalho em si. Isso tem a ver com a segurança, o conforto e até mesmo questões de relacionamento. Com a globalização e as transformações do mercado de trabalho, a competitividade tornou-se uma marca registrada do mesmo. Isso afeta não somente aqueles que buscam uma vaga de emprego, mas também os que estão de fato empregados, vivendo sob a sombra da possibilidade de ser substituídos por alguém mais qualificado. Ademais, se faz necessário falar a respeito de como a liderança lida com os colaboradores que lideram, lembrando que, apesar de haver a ideia de que elas possuem o foco no colaborador, raramente cumprem aquilo que prometem. Uma vez que o colaborador é aquele que proverá o funcionamento da empresa, se faz necessário que este abrace a ideia e esteja apto a fazer com que este desenvolvimento de fato ocorra. Para tanto, é necessário que a gerência da empresa esteja atenta a pontos que podem influenciar nessa área.

Palavras-chave: liderança, motivação, produtividade.

ABSTRACT

Every day, hundreds of companies close their doors for several reasons, which in its large majority are linked to managerial problems of various kinds. Among all the obstacles that can lead an organization out of business, many of them go unnoticed and have to do with the workforce. Specifically, this article aims at addressing on the motivation of employees in a work environment. When speaking of the theme motivation, it is necessary to take into account several factors that are linked not only the final compensation, but also the working conditions themselves. This has to do with safety, comfort and even relationship issues. With globalization and the transformation of the labor market, competitiveness has become a registered the same mark. This affects not only those who seek a job vacancy, but also those who are actually employed, living under the shadow of the possibility of being replaced by someone more qualified. Moreover, it is necessary to talk about how the leadership deals with employees who lead, noting that, although there the idea that they have focused on the developer, rarely fulfill what they promise. Once the developer is one that will provide the company's operation, it is necessary that this embraces the idea and be able to make this fact development occurs. Therefore, it is necessary that the company's management is given the points that can influence this area.

Keywords: leadership, motivation, productivity.

1 INTRODUÇÃO

Analisar a questão da motivação no ambiente organizacional é algo que podemos fazer através de uma simples conversa com um trabalhador no final do seu expediente de trabalho. Através de seus questionamentos e reclamações, percebe-se que a realização profissional não está apenas no contracheque. Variados fatores contribuem para sua alegria ou decepção em seus ambientes de trabalho. De igual modo, é possível notar empresas que encerram suas atividades por sobrecarga de problemas internos com funcionários desmotivados que não mais defendiam suas empresas e empregavam nela seus esforços. Verificando fatores diversos da vida profissional das pessoas e da decadência de empresas por falhar na observância desse ponto, foi escolhido este tema para o presente trabalho.

O mercado de trabalho evoluiu e evolui constantemente no que diz respeito a competitividade. Se por um lado, os candidatos a uma vaga de emprego devem estar atualizados em seus currículos e a competitividade é cada vez maior, por outro lado a empresa deve ter sua estruturação sólida e deve estar dotada de ferramentas para lidar com as transformações do ambiente em que está situada. Para alcançar essa solidez, se faz necessário atentar para aqueles que trabalham nessa empresa. É necessário ainda substituir antigas estratégias voltadas unicamente para a remuneração para investir na felicidade e realização dos colaboradores. Nesse sentido, a pesquisa sobre a motivação no ambiente organizacional se faz necessária, uma vez que muitas empresas ainda adotam o antigo modelo centrado unicamente na recompensa para remunerar, desprezando o desempenho e o verdadeiro reconhecimento.

O objetivo principal deste artigo é responder sobre a relação entre a motivação no ambiente organizacional e a produtividade do colaborador na empresa através da pesquisa em palavras de renomados autores, estabelecendo a linha divisória entre as responsabilidades do colaborador e as da organização.

Os objetivos específicos são:

  • Responder, por meio da pesquisa bibliográfica, a relação entre produtividade e motivação, bem como sua relação com outras esferas da vida do colaborador e sua influência em seu desempenho profissional;
  • Identificar os problemas que ocorrem dentro de uma organização que não se atenta para as necessidades de um colaborador e sua motivação no ambiente de trabalho;
  • Idealizar estratégias e apontar mudanças cabíveis para aumentar a produtividade por meio da motivação;

O presente projeto firmou suas bases na pesquisa bibliográfica e na pesquisa exploratória. Conceituando pesquisa bibliográfica, Boccato (2006, p. 266) diz:

A pesquisa bibliográfica busca a resolução de um problema (hipótese) por meio de referenciais teóricos publicados, analisando e discutindo as várias contribuições científicas. Esse tipo de pesquisa trará subsídios para o conhecimento sobre o que foi pesquisado, como e sob que enfoque e/ou perspectivas foi tratado o assunto apresentado na literatura científica. Para tanto, é de suma importância que o pesquisador realize um planejamento sistemático do processo de pesquisa, compreendendo desde a definição temática, passando pela construção lógica do trabalho até a decisão da sua forma de comunicação e divulgação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (240.3 Kb)   docx (168.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com