TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Pós MBA em Gestão de Pessoas

Por:   •  7/7/2015  •  Artigo  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

Administração, Chiavenato
Vol. X, Nº. 2, Ano 2010[pic 3]

Priscila Pereira do Nascimento

Anhanguera Educacional

Priperecila_1@hotmail.com

Professor Orientador:                    

Maria Cristina T.Magalhães

Anhanguera Educacional


[pic 4]

Liderança nas Empresas

Liderança é habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos identificados como sendo para o bem comum.

(James C.Hunter,2004)

RESUMO

A liderança é uma lâmina com corte duplo:  nenhuma pessoa pode ser um líder,a menos que possa fazer com que as pessoas façam aquilo que ela pretende fazer ,nem será bem -sucedida, a menos que que seus seguidores a percebam como um meio de satisfazer suas próprias aspirações pessoais.

Palavras-Chave: 

ABSTRACT

Leadership is a double cutaway blade: no person can be a leader unless you can make people do what she wants to do, and will not be successful unless your followers to perceive as a means of meet their personal aspirations.


Keywords:


Introdução

Este estudo de liderança trará a clareza que um administrador deve desempenhar funções ativadoras. Entre elas sobressaem a liderança e uso adequado de incentivos para obter motivação.

A liderança é a capacidade de influenciar subordinados a fazerem aquilo que devem fazer.O líder exerce influência sobre as pessoas  conduzindo suas percepções de objetivos em direção aos seus objetivos.

Não se deve confundir liderança com direção. Um bom dirigente deve ser um bom líder e nem sempre um bom líder é um bom dirigente . Os líderes devem estar presentes não apenas no nível institucional, más em todos os níveis da empresa e nos grupos informais .

“Liderança é capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas.”(Stephen P. Robbins,2005)

A liderança exige do líder:

  • Atitude: predisposição para  sacríficos pessoais;
  • Reconhecimento das contribuições das pessoas ;
  • Afeição pelas pessoas ;
  • Habilidade para aconselhar
  • Talento para converse ;
  • Tato e diplomacia

Para os gestores atuais são necessárias não só as competências do chefe,mas principalmente a dos líderes.

Teorias:

Segundo Chiavenato a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Existem três principais teorias sobre o comportamento das pessoas. Existem três principais teorias sobre a liderança:

  • Traços da personalidade: Segundo esta teoria possui características marcantes de personalidade que o qualificam para a função.Sociais ,fisícos,ou intelectuais para distinguir líderes de não líderes.

Traços comum aos líderes :aparência ,inteligência ,fluência verbal,dinamismo,entusiasmo,iniciativa,autoconfiança,tolerância ao estresse,resilência

  • Estilos de Liderança:Esta teoria aponta três tipos de liderança:autocrática,democrática e liberal.
  • Situações de Liderança:(Teoria Contingencial):Nesta teoria o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação e para cada um dos membros da sua equipe.Enfatiza que não há nada absoluto nas organizações,tudo relativo,demonstrando que a realidade de ontem éa a incerteza de hoje.
  • Teoria da Meta e do Caminho :Líder ajuda os subordinados na concretização das metas ,globais ou organização.
  • Teoria Situacional:a liderança é o processo de exercer influência sobre um indíviduoou um grupo de indivíduos nos esforços para a realização de um objetivo em determinada situação.
  • Teoria Neocarísmaticas :comportamentos simbólicos e apelativo dos líderes.
  • Teoria do Recurso Cognitivo:Estresse :Fator extremamente prejudicial.

Estilos de Liderança:

Liderança Autocrática: Na Liderança autocrática o líder o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais.

Liderança Democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório.Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo ,estimulado e assistido pelo grupo.

Liderança Liberal ou Laissez Faire: Laissez faire é a contratação da expressão .

Tipos de Líderes:

Líder Transformacional :autoconfiança,visão,meta ideal que leva á mudança de status no futuro.Habilidades para articular a visão.

Líder Visionária:Habilidade para articular uma visão de futuropossível,atrativa e confiável para a organização,busca pelo aperfeiçoamento.

Líder Moderno:Tem um bom planejamento estratégico,competências e habilidades,visa o futuro,sem perder a visão do presente ,e olhar o passado como referência.

Líder do Futuro:visão do de mundo,cabela estratégica ,habilidades humanas refinadas,integridade ,autencidade,atitudes positivas,visão do todo,ética,capacidade de gerenciar mudanças,competências em fazer acontecer,ousadia,capacidade de assumir riscos,coerência e velocidade em aprender .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (211.4 Kb)   docx (804.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com