TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo como criar

Por:   •  17/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  7.246 Palavras (29 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 29

Guia para elaboração de Relatório técnico-científico e Artigo científico-

Faculdade de Tecnologia IBTA

Organizado por :

Profª Ms Elisabete de Lima

Profª Ms Maria Rosa Ana Silva

São Paulo

2013

Apresentação

As regras da escrita científica propostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) garantem a eficácia dos processos de comunicação dos trabalhos acadêmicos, sendo imprescindível sua aplicação. A fim de orientar, de modo prático, a produção acadêmica dos alunos da Faculdade de Tecnologia IBTA foi elaborado este guia com base nas normas da ABNT, abordando os aspectos essenciais para a apresentação dos trabalhos a serem desenvolvidos: Relatório Técnico-Científico e Artigo Científico. O Guia contempla também Técnicas de Comunicação Verbal para planejamento e elaboração de apresentações orais.

  1. PRODUÇÃO ACADÊMICA- Relatório Técnico-científico e Artigo Científico

A produção acadêmica é o meio pelo qual o conhecimento produzido no interior das Instituições de Ensino Superior (IES) é difundido e democratizado, contribuindo para o processo de aprimoramento intelectual, indispensável para o desenvolvimento tecnológico e científico.

  1. A linguagem no discurso acadêmico

A produção do discurso científico tem como características fundamentais: clareza, objetividade, simplicidade, concisão e precisão além do respeito rigoroso às regras gramaticais, norteadoras do uso da norma culta da língua.

O texto é claro quando não permite interpretações diferentes da que pretende o autor, ou seja, não há ambiguidade. Ser claro é ser coerente, não se contradizer, não confundir o leitor. Assim, temos como principais inimigos da clareza e simplicidade:

  •  desobediência às normas da língua;
  •  períodos longos;
  •  vocabulário rebuscado ou impreciso.

Para garantir a objetividade, concisão e precisão deve-se levar em conta que o texto científico é construído com base em argumentos fundamentados, fatos consolidados e dados. Por isso, a impessoalidade é característica primordial do discurso científico. Para evitar a subjetividade é preciso compreender que a opinião trata-se de uma afirmação sem base teórica, não sendo, portanto, recomendada.

O autor de um texto acadêmico dispõe de expedientes que neutralizam a presença do enunciador, tornando o texto impessoal: uso da 3ª pessoa do singular; uso da voz passiva; uso da 1ª pessoa do plural(plural de modéstia), apagamento do sujeito, no qual se transfere a ação para o objeto. Embora a 3ª pessoa do singular seja preferível, por ser mais impessoal e menos subjetiva, é possível adotar a 1ª pessoa do plural, como estratégia de impessoalizar sua participação no processo de pesquisa.

Assim temos as seguintes possibilidades de estilo para a escrita acadêmica:

Uso da 3ª pessoa do singular/ Uso da voz passiva:

Realizaram-se dois experimentos... ou  Dois experimentos foram realizados...

Uso da 1ª pessoa do plural:

Constatamos que...

Apagamento do sujeito:

Os dados revelam...

Deve-se evitar, no entanto, a mistura de pessoas gramaticais (1ª pessoa do plural e 3ª pessoa do singular) a fim de garantir unidade no estilo adotado.

 Ética na escrita

Outro aspecto importante a ser observado na escrita do texto acadêmico é a ética, fazendo-se necessária a identificação da autoria ao utilizar informação colhida em outra fonte. As citações podem ser feitas de modo direto (transcrição literal) ou indireto (paráfrase- reprodução das ideias), conforme regras da ABNT.

As citações diretas podem ser breves (até 3 linhas) ou longas (mais de 3 linhas):

Citação até 3 linhas: são inseridas no texto, entre aspas, mantendo-se a fonte 12 e espaçamento 1,5.

  1. Autor incluído na sentença [pic 2]

[pic 3]

Para Appolinário (2012, p.97) “[...] outro elemento muito importante presente nos textos científicos é a citação – ou seja, a menção de uma ideia, conceito ou dado extraído de outra fonte documental e de responsabilidade de outro(s) autor(es).”

  1. Autor não incluído na sentença

“As citações são trechos transcritos ou informações retiradas das publicações consultadas para a realização do trabalho. São introduzidas no texto com o propósito de esclarecer ou complementar as ideias do autor.”(FRANÇA,2008,p.130)

[pic 4]

Citação com mais de 3 linhas: devem constituir um parágrafo independente, recuado 4cm da margem esquerda, fonte 10, espaçamento simples e sem aspas.

[pic 5]

Para Medeiros (2009, p.33):

[pic 6][pic 7]

A delimitação do assunto leva em consideração a extensão da pesquisa. Para que o assunto não seja excessivamente abrangente, recomenda-se determinar circunstâncias especificadoras (tempo e espaço), bem como a definição dos termos e conceitos. Deve-se informar o enfoque (sociológico, psicológico, filosófico, crítico-literário) que será dado à pesquisa logo à introdução dela.[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

Para autor não incluído na sentença deve-se proceder como apresentado no item b sobre citação direta, ou seja, sobrenome em letras maiúsculas, ano e página entre parênteses.

[pic 12][pic 13]

 Alguns autores acham que o texto científico precisa ser elegante e - para ser elegante – deve ter palavras difíceis. Então usam palavras compridas.Nunca dizem usar, mas utilizar; nem dizem acabar, mas finalizar;tampouco dizem seguinte, mas subsequente. [...].Prefira a palavras mais simples. [evite, portanto, o estilo empolado]. (VIEIRA, 1994,32)[pic 14][pic 15][pic 16]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.8 Kb)   pdf (916.8 Kb)   docx (126.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com