TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como criar um artigo de PESQUISA (científico)

Por:   •  22/11/2017  •  Artigo  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 7

PROFESSORA MARIA CRISTINA VIECILI

COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA                  

 Devem compor o Projeto:

                     capa institucionalizada;

             folha de rosto;

             sumário;

             tema  

             problema;

             hipóteses;

                          justificativa;

             objetivos;

             marcos teóricos ou fundamentação teórica;

             metodologia;

             plano de pesquisa (futuro sumário);

             cronograma;  e

              referências preliminares.

1 TEMA

Tema é um conceito que corresponde aos motivos que compõem o assunto da obra. O termo tema vincula-se ao grego théma e significa “o que se propõe” ou “sujeito de reflexão, de desenvolvimento ou de discussão”.

Com o tema, busca-se:

  • Anunciar a idéia básica
  • Definir os termos
  • Colocar o assunto em seu contexto
  • Interessar o receptor para comprometê-lo com o ponto de vista abraçado.
  • Expor o plano – texto descritivo-narrativo do trabalho a ser realizado.

A função do tema é basicamente fática, ou seja, de estabelecer contato.

Quando se pensa num assunto, ele precisa apresentar a possibilidade de resposta para uma questão, ou seja, o tema deve ser problematizado À medida que se vai respondendo à pergunta, o campo também vai ficando delimitado. Ao delimitar o tema, para reduzir a extensão da pesquisa, utilizam-se adjuntos adnominais e adverbiais. No tema não convém usar citações. É a expressão do aluno, dizendo sobre o que se trata o tema. Elaborar um texto de no mínimo uma lauda.

2 PROBLEMA

A formulação de um problema é posterior à revisão da literatura e da reflexão. É idéia clara do problema que se pretende resolver. Redigir de forma interrogativa, direta ou indireta, clara, precisa e objetiva. O assunto deve ser problematizado e o pesquisador apresentar argumentos que visem solucioná-lo.

Para determinar o problema, o pesquisador:

  • Revisará a literatura da área.
  • Ocupar-se-á com problema ainda não resolvido ou resolvido  indevidamente.
  • Recolocará o problema sob nova perspectiva.
  • Sua solução pode trazer benefícios para a sociedade.

A ideologia do pesquisador influencia significativamente na escolha de um problema.

São regras para a formulação de um problema:

  • O problema pode ser estabelecido como uma pergunta:

                         O Código de Trânsito Brasileiro pode contribuir para a redução das transgressões no trânsito e difundir direitos do cidadão? Como são trabalhadas as dificuldades gramaticais das séries iniciais nas escolas públicas na região norte de Londrina?

  • O problema deve ter uma dimensão viável. Não pode, portanto, ser excessivamente amplo, de forma que não se possa alcançar uma solução satisfatória. A formulação do problema deve ser clara, com termos bem definidos.
  • A formulação do problema deve ser precisa. Problema significa objeto de discussão.

VARIÁVEIS

 Não há necessidade de ter um item para variáveis, porém ela é importante para delimitar o assunto, para elaborar a questão do problema, para elaborar a hipótese, etc. O uso de variável na formulação de um enunciado científico tem como objetivo alcançar-lhe maior precisão. Uma variável pode assumir diferentes valores, segundo as circunstâncias. São exemplos de variáveis: idade, sexo, categoria social, estatura, peso, grau de escolaridade, estado civil, religião, etc. Variáveis são questões passíveis de verificação (o que pode ser observado) e como se relacionam.

3 HIPÓTESE

                          Hipóteses são simulações ideais das possíveis causas do problema. Quando não há problema, não pensamos. Enunciar com clareza o problema e indicar de que partes ele se compõe. É preciso entender o problema e desejar sua solução. O que significa encontrar a solução para o problema? A solução é o caminho que o levará de onde você está ao lugar onde você deseja ir.

Focaliza sua atenção no desconhecido: O que você quer encontrar? O que você deve procurar?

Você poderá raciocinar da seguinte maneira:

  • O fim é o ponto ao qual desejo chegar.
  • Se ainda não cheguei lá, não posso saber como o fim será.
  • Como posso, portanto, começar do fim?

Pensando no fim, você poderá procurar a parte que está faltando. O cientista é um caçador do invisível. O sábio começa no fim, o tolo termina no começo. A investigação científica não termina com seus dados; ela se inicia com eles. O produto final da ciência é uma hipótese de trabalho. Um cientista sem imaginação é como um pássaro sem asas. Há que se ter construções da imaginação, provocadas por dados problemáticos.

  Como construir Hipóteses de pesquisa. Uma vez determinado o problema, o pesquisador enfrenta uma variedade de possíveis respostas, desconhecendo qual é a mais adequada. Das hipóteses derivam as variáveis a serem estudadas. Nelas apóiam as informações coletadas, os métodos usados e a análise dos dados. A hipótese consiste em uma suposta resposta destinada a explicar provisoriamente um problema até que os fatos venham contradizê-la ou confirmá-la.

Se o pesquisador sabe que a afirmação é verdadeira, ela deixa de ser uma hipótese, pois é um fato. Se não tem certeza de sua validade, trata-se de uma hipótese.

São os seguintes os créditos ou requisitos para a formulação de uma hipótese: (a) consistência lógica; os termos do enunciado não podem ser contraditórios e ele deve ser compatível com o conhecimento científico atual; (b) os fatos arrolados devem ser verificáveis, passíveis de comprovação; por isso, não se admite o uso de conceito moral, religioso, transcendente; (c) a conceituação deve ser clara e compreensível; por isso, a necessidade de termos precisos e de se evitar generalizações “os conceitos empregados devem ser precisos, rigorosos e previamente definidos para evitar ambigüidades” (d) não deve basear-se em conceitos morais e subjetivos, e evitar adjetivos como: bom, mau, jovem, velho, atual, antiquado, prejudicial; (e) deve dispor de uma teoria que lhe dê sustentação. Deve ser elaborado na forma de texto (no mínimo uma lauda).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com