TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo de controladoria

Por:   •  3/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3]

Controladoria e suas estratégias empresariais

Patrícia dos Santos Souza¹

Resumo: Atualmente as empresas estão necessitando de uma estrutura organizacional bem definida para sua sobrevivência no mercado. A globalização e uma realidade e as consequências desse processo afetam todos os procedimentos da empresa. A busca por liderança de mercado requer uma forte estrutura para a conquista de seus objetivos. O papel da controladoria estratégica e ser uma ferramenta para tomada de decisão dentro das empresas. Sendo assim e necessário a garantia nas informações para as grandes tomadas de decisão. Este artigo irá apresentar o conceito de controladoria, o que e controladoria com suporte em gestão empresarial e a importância da controladoria na organização.

Palavras Chave – Estrutura organizacional, controladoria, estratégica.

1 INTRODUÇÃO

        O contexto atual organizacional vem sofrendo diversas mudanças ao longo dos anos percebesse cada vez mais a necessidade de informações mais atualizadas, esses avanços tecnológicos tem feito com que as organizações vivam em mudanças constantes.

        Nesse contexto de mudanças, a necessidade de precisão nas tomadas de decisões, de velocidade nas informações faz com que o conhecimento se torne essencial em todos os setores, segundo Padoveze (2003) A controladoria se define como uma unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da ciência contábil dentro da empresa. Dessa forma, cabe a controladoria a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar tudo da ciência contábil dentro da empresa nas suas mais diversas necessidades.

        Mais de acordo com Peleias (2002) a controladoria e uma área da organização a qual e delegada autoridade para tomar decisões sobre eventos, transações e atividades que possibilitem o adequado suporte ao processo de gestão. Sendo assim pode se dizer que a Controladoria estratégica e uma forma de pensar no futuro, envolvendo um profundo conhecimento do negócio.

  ______________________________________________

¹ Patrícia dos Santos Souza – Graduada em Administração

 

Conhecendo a importância da controladoria e necessário conhecer também suas ferramentas que nos oferece atingir a um objetivo. 

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Controladoria no suporte a gestão empresarial

Qualquer sociedade necessita de uma estrutura organizacional para sua sobrevivência, sendo assim necessita de informações adequadas para o processo decisório. Padoveze (2005) afirma que o processo de gestão e um conjunto de processos decisórios e compreende as fases do planejamento, execução e controle da empresa, de suas áreas e atividades. Nesta mesma obra ao se referir ao processo de tomada de decisão, ele fala que há necessidade de decisões no planejamento estratégico, no planejamento operacional, na programação, na execução e no processo de controle.

A influência da controladoria resulta na melhoria dos sistemas gerenciais, aumentando o desempenho dos gestores.

Segundo Peleias (2002, p.14)

As atividades desempenhadas pela controladoria têm como grande preocupação a gestão eficaz das organizações, materializadas na correta compreensão do modelo de gestão adotado pela empresa dos diversos mecanismos por meio dos qual a gestão ocorre.

Sendo assim o detalhadamento das atividades que a controladoria venha a desempenhar pode ser bem especifico em cada organização. Para Catelli (2001) a controladoria para ser eficaz em sua missão, precisa entender profundamente a cultura da organização vigente, essa cultura tem suas crenças, sua missão, seus valores assim será definido o modelo de gestão que estabelece a maneira como a empresa deve ser conduzida.

2.2 Controladoria na Organização

         Para Mosiman e Fisch (1999), o objetivo da controladoria e passar informação corretas para as tomadas de decisões, assim buscando efeitos positivos sobre suas respectivas áreas garantindo a eficácia empresarial.

O controller pode provar que a gestão da empresa se bem direcionada com conhecimento, pode levar a redução dos encargos sem necessidade de cortes de colaboradores. Com um bom planejamento a organização pode reduzir legalmente os encargos sociais de seus colaboradores e melhor o desempenho dos mesmos.

Padoveze (2005, p.36) relata que;

... a sua atuação deve ser no sentido de informar, formar, influenciar, educar, persuadir, nunca impor de tal forma que todos haja corretamente como os propósitos da empresa.

Com os conhecimentos amplos que o controller possui que vão além da contabilidade, finanças, informática, que são colher e interpretar as informações, logo ele se torna um funcionário estratégico dentro das organizações.

2.3 Controler e suas Funções

        Conforme Pestana e Franco (1997) a principal função da controladoria e estabelecer a direção e a implementação dos sistemas de,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com