TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Artigo Considerações sobre as Funções da Controladoria nos Estados Unidos, Alemanha E Brasil

Por:   •  1/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – CCSO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO – DECCA

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: CONTOLADORIA

PROFESSORA: GILBERTO MAGALHÃES

PERÍODO LETIVO: 2018.1

CLEILSON SILVA RABELO

RESENHA

São Luís – MA

2018

CLEILSON SILVA RABELO[pic 1]

RESENHA

Resenha do Artigo “Considerações sobre as Funções da Controladoria nos Estados Unidos, Alemanha E Brasil”, parte integrada da Revista Universo Contábil, ISSN 1809-3337 FURB, v. 5, n.4, p. 63-75, out./dez., 2009.

                        

São Luís

2018[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – CCSO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO – DECCA

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: CONTOLADORIA

PROFESSORA: GILBERTO MAGALHÃES

PERÍODO LETIVO: 2018.1

CLEILSON SILVA RABELO - 2010010550

[pic 3]

JOÃO LUNKES, Rogério; SCHNORRENBERGER, Darci; GASPARETTO, Valdirene; RODRIGUES VICENTE, Ernesto Fernando. Considerações Sobre As Funções Da Controladoria Nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil. Revista Universo Contábil, vol. 5, núm. 4, octubre-diciembre, 2009, pp. 63-75, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Brasil. Disponível em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=117012556004 > acesso em 01/05/2018.

Resenha

O Artigo “Considerações sobre as Funções da Controladoria nos Estados Unidos, Alemanha E Brasil”, aborda sobre a dificuldade dos leitores em encontrar uma definição sobre a Controladoria, em decorrência de definições e concepções insatisfatórias, confusas e muitas vezes contraditórias, na literatura. Tendo como objetivo identificar um conjunto de funções da controladoria em manuais e obras de referência nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil.

Segundo os autores diante do quadro, onde o velho não mais atende plenamente e o novo ainda não é dominado totalmente, para manterem-se competitivas as organizações têm demandado, cada vez mais, melhorias em seus processos e controles. A controladoria, neste contexto, passa a exercer um papel central no processo de gestão. Seu desenvolvimento ocorreu a partir dos preceitos básicos da contabilidade para uma ampla função de suporte informacional, controle interno, planejamento tributário, elaboração do orçamento e medidas operacionais, passando a participar também ativamente da formulação das estratégias, fazendo com que deixasse de ser apenas um compilador de dados e passasse a ser um gestor da informação, responsável pelo planejamento estratégico das organizações. No entanto observa-se que, ao mesmo tempo em que há pontos em comum entre a maioria dos autores, também há, na literatura, entendimentos diversos sobre a amplitude. Constata-se certa assimetria sobre qual seja o campo de estudo e atuação da controladoria e, principalmente, sobre suas funções. Para Carvalho (1995, p. 3), a confusão de conceitos e visões encontra ressonância nos estudos acadêmicos, uma vez que ainda são grandes as incertezas do que vem a ser e compor efetivamente esse campo de estudos. Borinelli (2006) destaca que os conteúdos dos textos da área abordam o tema sob prismas que, em algumas situações, nem parecem fazer parte da mesma teoria. Teixeira (2003) descreve que não há consenso entre os autores de quais seriam as funções básicas da controladoria. Levando em consideração a dificuldade de fazer afirmações precisas sobre as funções básicas da controladoria e buscando dar uma resposta a esta questão, os autores apontam a seguinte pergunta de pesquisa: Quais são as funções evidenciadas pela FEI e por manuais e obras de referência na área de controladoria em diferentes países? Assim, trazem como objetivo central deste artigo a identificação das funções da controladoria em manuais e obras de referências dos Estados Unidos, Alemanha e Brasil.

Primeiramente foi realizada uma pesquisa da literatura dos três países, sendo as primeiras obras a serem pesquisas a dos Estados Unidos, onde se constata que a origem da institucionalização da função da controladoria nas empresas privadas, segundo Horváth (2006), é resultado da industrialização ocorrida nos EUA na metade do século XIX. Já para Beuren (2002), o crescimento vertical e diversificado desses conglomerados demandou, por parte dos acionistas e gestores, um controle central em relação aos departamentos e divisões que rapidamente se espalhavam nos Estados Unidos e em outros países; atentas a estas movimentações do cenário econômico mundial e ao consequente aumento das demandas informacionais, as empresas foram em busca de maneiras de neutralizar seus efeitos negativos e ainda identificar potenciais vantagens competitivas. Neste sentido, em 1892, a General Electric Company tornou-se a primeira indústria que, formalmente, instituiu a posição de controller (HORVÁTH, 2006). A partir de então, a preocupação dos norte-americanos com a controladoria ganhou força e importância no ambiente empresarial. Com isto, em 1946, surgiu a primeira versão das funções da controladoria de forma institucional. Na visão de Jackson (1949), a função básica do controller continua sendo a de extrair da contabilidade informações para dar suporte à tomada de decisão dos administradores. Heckert e Willson (1963) destacam aspectos da contabilidade, como o planejamento via processo orçamentário. Já Anderson, Schmidt e McCosh (1973) expandem as funções do controller ao processamento de informações de um modo geral, ou seja, ele passa a ser responsável pela geração das informações. Para os autores, a contabilidade interage e dá suporte ao planejamento da organização. Porém desde meados de 1990, percebe-se na literatura especializada americana a migração da orientação essencialmente voltada à contabilidade para uma abordagem mais direcionada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com