TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sobre Taylorismo

Por:   •  30/8/2017  •  Artigo  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 7

COMO USAR POSITIVAMENTE A ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

Luíza Alves Braga¹ (IC)

¹Graduando em Administração de Empresas - Unifor Fortaleza-Ceará.

luizalvesbraga@globomail.com

Palavras-Chave: Taylor. Teoria geral da administração. Funcionários. Atualidade.

 Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar como as ideias de Taylor podem ser usadas de forma que seja benéfica para o empregado e para o empregador. A metodologia é por meio de pesquisa bibliográfica e descritiva, com abordagem na teoria administração cientifica e de como ela foi e é usada de forma errada e por isso, possui várias críticas. Esse artigo mostra como o Taylor ainda pode ser importante na atualidade, mostrar como as críticas a teoria podem ser refutadas e como é possível usar as ideias dele corretamente.

 Introdução

Por causa da ampliação da Revolução Industrial na América, foi preciso de novas formas de se administrar as indústrias e uma das pessoas mais importantes foi o engenheiro Frederick Winslow Taylor que desenvolveu métodos importantes para essa expansão. Outra pessoa que é importante citar é o empresário Henry Ford, que desenvolveu as linhas de montagem móvel (MAXIMIANO,2012).

Segundo Maximiano (2012, p.56) A organização de qualquer grande empresa industrial moderna é uma combinação dos princípios de eficiência de Taylor, das técnicas de produção de Ford”. Por isso, esse artigo pretende apresentar as inovações que os dois trouxeram em sua época, no início do século XX e como atualmente, no século XXI, ainda são amplamente utilizadas.

O estudo está dividido em a importância da teoria da administração no século XX, as críticas sofridas por essa teoria e a importância de Taylor e Ford na atualidade.

A partir desse estudo é possível o administrador tomar melhores decisões para aumentar a eficiência no trabalho, com bastante cuidado de evitar os problemas que essa teoria pode trazer para os funcionários se for usada de forma errada.

Metodologia

A metodologia utilizada nesse artigo é baseada no estudo descritivo embasada na pesquisa bibliográfica através de livros e das leis trabalhistas.

Tem um caráter exploratório qualitativo e busca mostrar a importância do taylorismo de uma forma positivo.

Resultados e Discussão

IMPORTÂNCIA DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA NO SECULO XX

A escola clássica foi de extrema importância, pois ela “corresponde ao primeiro estudo da administração de forma estruturada(OLIVEIRA,2014, p.23). Na época, era necessário fazer esse estudo, pois estava havendo um grande aumento da complexidade de como se deveria administrar as organizações e uma grande busca por maior rendimento (OLIVEIRA,2014).

Foi nesse cenário que Frederick Taylor apareceu em 1903 com a Teoria da Administração Cientifica que é a primeira teoria da escola clássica. Ele dizia que “o principal objetivo é o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade do empregado” (TAYLOR, 1990 apud ARAÚJO,2004, p.40). Ou seja, o que ele quis dizer com essa frase foi que aplicando sua teoria, as fábricas iam aumentar a produção e assim o lucro iria ser maior para o patrão, já o empregado iria aumentar a produção diária dele e com isso poderia ganhar um salário maior. Para Araújo (2004, p.46) “Os chamados autores clássicos estabeleciam nítida relação entre produção e remuneração. Ou seja, trabalhou mais, ganhou mais”.

Dentre seus estudos Taylor destacou: especialização do trabalho, produção em massa e estudo de tempos e movimentos (ARAÚJO,2004). A produção das fábricas aumentou, pois eram várias pessoas montando, cada uma delas, uma parte do objeto a ser vendido, ao invés de uma pessoa apenas fazendo um objeto inteiro, com isso o funcionário montava cada vez mais rápido e mais mecanicamente a mercadoria. Além disso, por causa do estudo de tempos e movimentos, o trabalhador não precisava fazer muitos movimentos e com isso ele economizava tempo. Assim, era muito mais fácil produzir em grande quantidade.

Henry Ford foi outra pessoa muito importante para esta teoria, principalmente, porque ele implantou a produção em massa na sua indústria automobilística com a linha de montagem móvel, com isso a produção ficou muito mais rápida pois os operários não precisavam mais ficar se deslocando de lugar, pois com a linha de montagem o produto é que se deslocava (OLIVEIRA,2014).

CRÍTICAS A TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

                 Existem inúmeras críticas a Taylor, de acordo com Oliveira (2014) algumas delas são: os funcionários ficavam muito estressados para produzir mais, Taylor não se preocupava com as questões humanas, os trabalhadores não precisavam de criatividade ou competência e essa teoria acredita que o salário é o principal fator de motivação, porém as teorias da escola humanista e a teoria da excelência das organizações demonstraram que existem outros fatores importantes. Taylor foi tão criticado que, segundo Hoopes (2003) citado Araújo (2004, p.40) ele foi chamado de demônio da administração.

Entretanto, os funcionários não são mais tão prejudicados, as condições de trabalho melhoraram e o estresse deles diminuiu. Por causa das leis trabalhistas, o funcionário é protegido pelo estado, segundo o artigo 58 da consolidação da leis do trabalho “A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite” (PLANALTO, 1943) e segundo o artigo 129 “ Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração” (PLANALTO, 1943). Eles, atualmente, têm um limite de horas de trabalho, tem férias remuneradas e vários outros direitos que em 1903 não tinham e por isso eram tão prejudicados.

Ninguém é obrigado a trabalhar com um trabalho mecânico, pode escolher entre as várias profissões que exercem mais a criatividade. Se a pessoa escolher trabalhar como lavador de pratos em um restaurante, por exemplo, ela já vai sabendo que o trabalho é braçal e que o trabalho é só lavar pratos.

IMPORTANCIA DE TAYLOR E FORD NA ATUALIDADE

Embora existam várias críticas ao Taylorismo, é inegável que ele ajudou as fábricas, na revolução industrial, a crescerem de uma forma eficiente e muito mais lucrativa, embora tenha prejudicado os empregados. Atualmente, ainda se usa muito as ideias de Taylor e Ford, um bom exemplo disso é uma indústria qualquer, lá terá as linhas de montagem de Ford e se pode notar que cada funcionário tem um trabalho especifico, sempre com os mesmos movimentos e é impressionante o tanto que eles conseguem produzir por dia. Na Atualidade, a maioria dos produtos são produzidos em massa, pois assim produz mais e é mais lucrativo para o empresário e também pode ser para os assalariados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com