TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sobre administração

Por:   •  20/9/2015  •  Monografia  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente empresarial

Cada vez mais em um mundo competitivo, as organizações tentam se adaptar a essas constantes mudanças que o mercado exige para sobreviver, essas organizações precisam administrar seus pontos fortes, melhorar os seus pontos francos e ser capaz de enxergar suas oportunidades e superar suas ameaças. Nesse rigoroso movimento de mudanças, os desafios podem afetar as organizações de diversas formas, exigindo a busca constante de conhecimento da habilidade, competências e gerenciamento estratégico.

Ambiente externo

A organização é composta por forças e instituições externas capaz de afetar seu desempenho. As mudanças macroambientais, que ocorrem nos campo social, econômico, politico e tecnológico que iram impactar positivamente ou negativamente a organização, de forma a revelar área de oportunidade e ameaça orientando nas forças e fraquezas.

(Chiavenato 2006, p.43) Esses fatores compõe um campo dinâmico de um turbilhão de forças que se cruzam, chocam, se juntam, se antagonizam, se multiplicam, se anulam ou se potencializam, provocando ações e reações e, consequentemente, instabilidade e mudança.

Logo as mudanças microambientes influenciam nas decisões da empresa. Elas consideram a particularidade do mercado que a empresa atua, exemplo disso são os fornecedores, concorrentes e clientes.

É indispensável a analise do público e do ambiente concorrencial, a empresa precisa conhecer muito bem a quem irá oferecer o produto ou serviço, identificando as características, interesses, comportamentos e onde estão estes clientes.

Com o público estudado é indispensável analise do ambiente concorrencial, assim identifica-se as deficiências e vantagens da concorrência, contribuindo para não se cometer os mesmos erros, orientando na decisão interna da organização.

Ambiente interno

A análise deste ambiente corresponde evidenciar deficiências e qualidades da organização, os pontos fortes e fracos, podendo produzir impactos favoráveis ou desfavoráveis.

Segundo Tavares (2010, p. 216)...”        para organização manter ou aumentar sua competência, necessita de uma perspectiva mais ampla de consideração sobre pessoas, capital e tecnologia.”

Feita analise do ambiente, imagina-se um possível cenário, para que os fatores estratégicos possam ser de alcance e contidos pela organização, a serem transformado em vantagens competitivas.

Chiavenato (2006, p. 45) Se antes o concorrente ficava na outra esquina, agora ele fica em vários outros países do mundo, que nem se quer conhecemos. Se antes o mercado era local ou municipal, agora é um mercado global e municipal.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com