TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Aquisiçoes em Projetos

Por:   •  18/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Gerenciamento de Aquisições em Projetos

Semana de participação: Semana 1

Aluno: Adriana Carla Vieira

Turma:

resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

  1. Desenvolvimento da atividade
  2. Resenha

O gerenciamento das aquisições tem como principais objetivos:

  • Decidir o que será feito e o que será adquirido;
  • Selecionar o melhor fornecedor para cada aquisição;
  • Monitorar as aquisições.

Seus principais envolvidos são:

  • Vendedor = fornecedor, contratada, subcontratada, prestador de serviços ou fornecedor.
  • Comprador = cliente, contratante, organização compradora, órgão governamental, solicitante do serviço.

Para que os gerenciamentos das aquisições funcionem bem, segue os processos a baixos, que são os de planejar, controlar e monitorar.

[pic 1]

Deste modo, os processos de gerenciamento das aquisições são descritos da perspectiva do comprador. Já para descrever o que está sendo adquirido e os direitos e as obrigações do vendedor e do comprador é feito um acordo entre as duas partes, normalmente, um contrato.

Assim, e em decorrência do constante aumento da terceirização de serviços, a gestão das aquisições é uma das áreas de conhecimento mais relevantes nas empresas. De acordo com o Guia PMBOK, o gerenciamento das aquisições do projeto abarca os procedimentos necessários para a compra ou aquisição de serviços, produtos ou resultados externos. Por fim, as aquisições são de grande importância e, quando mal gerenciadas, podem prejudicar muito os resultados esperados pelas partes interessadas do projeto.

O gerenciamento de aquisições em projetos é uma forma de gestão que procura promover a construção e a manutenção das relações entre cliente e fornecedor. Neste sentido, trata-se de um relacionamento comercial sólido e equilibrado para que o projeto seja bem-sucedido. Por fim, as aquisições são de grande importância e, quando mal gerenciadas, podem prejudicar muito os resultados esperados pelas partes interessadas do projeto.

  1. Print da dinâmica em equipe.

Para exemplicar o estudo da ROL 1 foi realizado uma dinâmico de grupo, onde foi elaorado um processo de aquisições para a contratação de um curso na nossa empresa, sendo 2 turmas com 20 alunos.

Segue abaixo o planejamento das aquisições usando a ferramenta Procurement Model Canvas.

[pic 2]

  1. Bibliografia

 _BUILDER, Project. Projetos do Brasil: Saiba por que você deve fazer o gerenciamento de aquisições do projeto. Projectbuilder,Blog,p.1,5nov.2018.Disponívelem: https://www.projectbuilder.com.br/blog/gerenciamento-de-aquisicoes-do-projeto/. Acesso em: 1 dez. 2021.

_PROJETOS, Escritório. PMO: escritoriodeprojetos. Gerenciamento das aquisições: O que é, objetivo e processos, Internet, p. 1, 26 dez. 2020. Disponível em: https://escritoriodeprojetos.com.br/gerenciamento-das-aquisicoes-do-projeto. Acesso em: 1 dez. 2021.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (611.8 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com