TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ações Estratégicas

Por:   •  8/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.711 Palavras (11 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 11
  1. Introdução

A busca para que a empresa ExpressCaffé saia do risco de falência, começa através do uso correto dos processos administrativos, onde iremos abordar os conceitos e diferenças entre chefia e liderança, focando em liderança como um meio de salvar a empresa e recolocando-a no mercado com missões, visões e valores estruturados mais firmes com uma equipe mais comprometida. Sabe-se que uma organização deve ter colaboradores motivados e comprometidos dispostos a contribuir com os objetivos da empresa, a fim de satisfazer o mercado cada vez mais exigente, que busca melhor atendimento e agilidade em suas ações. Dessa forma, existe uma preocupação, por parte das organizações, em encontrar colaboradores que façam a diferença no trabalho e descobrir líderes que influenciem seus liderados de forma que seja construído um ambiente organizacional com clima mais favorável ao crescimento da empresa e dos próprios indivíduos.

Nessa empresa descobrimos um líder que possa agregar valores trazendo para ela motivações e inspirações a fim de inovar seus conceitos, dentre os vários tipos de lideres estudados podemos relatar que o perfil mais adequado será o líder agregador democrático com um perfil de confiança e harmonia mantendo assim os colaboradores mais confiantes. Ao final deste trabalho, serão apresentadas as considerações finais a respeito do assunto em questão.

  1. Tipos de Liderança

No vídeo apresentado, foi mostrado três tipos de liderança: o líder coercitivo que é aquele que utiliza maneiras brutais e autoritárias para ser ouvido e atingir seus liderados; os conselheiros que sobressaem na delegação de poderes, ajudam os colaboradores a identificar suas forças e fraquezas e dão tarefas desafiadoras, mesmo sabendo que tais tarefas não serão rapidamente executadas; e os agregadores na qual a liderança gira em torno das pessoas, ele tem o intuito de criar harmonia entre colaboradores, na qual proporciona um clima de amizade e companheirismo, deixando-as mais livres para executar seu trabalho de forma que para ele (colaborador) seja o mais eficaz.

No texto, nós pudemos notar uma leitura mais abrangente sobre liderança e fatos relacionados, como por exemplo o clima organizacional, a diferença entre um líder e um chefe, motivação e comprometimento; o que nos leva a definir as nossas pretensões perante a uma liderança empresarial.

A nossa equipe, analisando profundamente o texto, concluímos que cada tipo de liderança exerce sua importância dentro de uma empresa, mas, assim como no texto descreve, algumas delas podem ser prejudiciais no resultado final. Por isso é importante estabelecer uma linha onde pode-se criar harmonia entre colaboradores, onde exista amizade, companheirismo e empenho por parte tanto de colaboradores como também de chefia e, logicamente, sem deixar que a figura do líder seja ofuscada na empresa, ou seja, o líder deve saber se impor, agregando no seu estilo tipos de liderança que possa ser positivo de todos os lados.

O texto apresentado deixou claro, sobre aspectos de vários estudiosos da área administrativa, a importância de saber liderar, e as consequências de uma liderança equivocada e má administrada. O líder deve sempre saber quando e quanto avançar e também saber recuar e principalmente saber traçar novamente novas estratégias para alcançar o sucesso pretendido. Portanto ao nosso ponto de vista, não existe um “estilo” único, mas sim um misturado de estilos que se deve emoldurar nas diversas situações cotidianas e empresariais. O conhecimento entre pessoas que atuam juntas, no mesmo ambiente de trabalho, é um dos fatores importantes para se construir uma liderança de sucesso, saber tirar proveito de todas as oportunidades e das informações implícitas do comportamento humano podem fazer a diferença no resultado final.

Na Cafeteria, a desmotivação por parte dos colaboradores é muito evidente; não existe a figura de um líder, mas sim de um chefe, que evita contatos com empregados e também não demonstra nenhum interesse em relação aos acontecimentos de rotina da empresa, ou seja, o que esta acontecendo, o que esta sendo feito, como esta sendo feito, isso tudo é ausente por parte da “liderança” da empresa. O atraso de salários, é algo que interfere radicalmente no andamento da empresa, pois gera conflitos e desmotivação, e o “chefe” ao invés de procurar incrementar, através de soluções e ideias, ele prefere isolar dentro de um escritório causando mais desmotivação entre colaboradores.

  1. Ações Estratégicas

  1. Tipo de Liderança

De acordo com o que foi apresentado sobre a Cafeteria ExpressCaffé, e observando atentamente todos os detalhes e situações relevantes, acreditamos que a solução melhor como tipo de liderança, deve ser entre o agregador e o confiável, mas adicionando um pouco do estilo democrático. O que precisamos é oferecer  aos colaboradores uma nova motivação e criar um ambiente de trabalho onde possa gerar harmonia, amizade, companheirismo e principalmente confiança entre empregador e empregado. Não deixando de lado a figura do líder, mas sim, agregando essa figura como um guia confiável, uma pessoa ativa que está presente nos acontecimentos e decisões da empresa. Esse líder deve ser alguém que tome as iniciativas nos momentos certos, que possa ser o ponto de referencia em qualquer momento. Também deve ser aquele que abrirá novos caminhos recebendo novas ideias e críticas, que serão sempre bem vindas a fim de melhorar a qualidade do trabalho e daquilo que está sendo oferecido aos clientes e assim apresentar aos novos clientes um novo ambiente, mais agradável e mais confortável.

Devemos lembrar que, em um ambiente aconchegante e agradável, não somente interfere na motivação e comprometimento por parte dos colaboradores e chefia, mas também interfere diretamente aos clientes, visto que, quando empregador e empregados trabalham em harmonia, onde existe a liberdade de opiniões para obter melhorias que irão gerar frutos positivos à todos, isso faz com que colaboradores trabalhem com sorriso estampado no rosto e logicamente esse bem estar atinge o publico que passará a ter uma opinião positiva do ambiente.

  1. Estratégias Motivacionais

Primeiramente é importante conhecer a equipe de colaboradores, tentar conhecer o lado bom de cada um e logicamente suas fraquezas, ou seja, os pontos fracos relacionados com o trabalho. Isso faz com que possamos explorar ao máximo o lado positivo e trabalhar para que o lado “negativo” seja sanado de maneira positiva. Assim conhecendo o perfil de cada um, poderá criar estratégias motivacionais adequadas com a personalidade de cada, aprimorando o desempenho nas atividades para as quais foram designados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com