TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Barreiras na Comunicação

Por:   •  21/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Questão do grupo 1:  Quais as principais barreiras na comunicação dentro de uma empresa? Como podemos supera-las?

O ser humano vive em sociedade, e para tal precisa interagir com o outro, se comunicar, pois é da nossa natureza a necessidade de se relacionar e nesse momento é que a comunicação se apresenta, como um instrumento de conexão entre os indivíduos.

Para que a comunicação aconteça de forma efetiva e eficaz deve existir o perfeito entendimento entre as partes envolvidas, emissor, receptor e mensagem, mas nem sempre esse entendimento acontece devido a barreiras ou ruídos presentes no processo de comunicação. No ambiente empresarial esses obstáculos podem surgir e prejudicar a comunicação, afetando expressivamente o diálogo da instituição com seu público interno.

 Essas barreiras podem surgir por intermédio de inúmeros fatores como: filtragem de informações relevantes para o entendimento do que se deseja informar, percepção seletiva, uma vez que o receptor só escuta o que é do seu interesse, à sobrecarga de informações, devido à esse excesso, o receptor não consegue entender a mensagem que se quer transmitir, fatores psicológicos e emocionais, que direcionarão como o receptor reagirá ante a mensagem recebida e no lado do emissor, como ele conduzirá o processo comunicativo.

Outro fator importante é a ‘rádio corredor’, que seria uma comunicação não oficial de uma empresa, o que facilitaria a desinformação e confusão entre as partes da empresa. Além de que uma empresa deve sempre ter o seu meio oficial de comunicação, onde todos podem ter seu acesso, dada sua função na empresa.

Além das barreiras já apresentadas, há ainda outras que devem ser mencionadas, como a cultura e a linguagem. No caso desta, a mesma precisa ser de comum conhecimento entre as partes envolvidas na comunicação. A exemplo, caso o diretor de determinada empresa organize uma reunião e realize o processo comunicativo com a utilização de termos que não sejam do conhecimento de seus colaboradores, haverá um prejuízo no entendimento e os objetivos de tal reunião poderão não se concretizar.

Para superar, no ambiente coorporativo, os problemas oriundos das barreiras de comunicação, ou minimiza-los, é de suma importância a inserção de atitudes no processo comunicativo, como o feedback por parte do receptor, para verificar se houve o entendimento da informação passada, a escuta ativa, onde o receptor está atento ao que lhe está sendo comunicado, a simplificação da linguagem, em que o emissor usa palavras que sejam da compreensão de todos, conter as emoções, já que o ser humano em grande parte é guiado por seu estado emocional e nesse momento a empatia se faz necessária, pois é relevante compreender como o outro está, observando os sinais não-verbais.

Diante do que foi mencionado fica notório que a comunicação empresarial para ser eficaz e eficiente necessita de uma sistemática e estruturada organização, para que tais barreiras não surjam no processo comunicativo da instituição, priorizando sempre que seus colaboradores estejam bem informados e conscientes dos objetivos a serem alcançados.

REFERÊNCIA

 FERREIRA, Patricia Itala, MALHEIROS, Gustavo. Comunicação Empresarial - Planejamento, Aplicação e Resultados. Atlas, 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com