TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Sociais

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

AVALIAÇÃO 1

Unidades 1 , 2 , 3 e 4

Nome:                Liliana Rastelli                        RA: 912107490

1. Considerando as Ciências Sociais uma forma de ciência, de que forma ela se caracteriza? (2,0)

Caracteriza-se como uma ciência que estuda o homem e o meio humano, em suas multiplas relações, sistema social, estrutura, organização, cultura instituições, entre outros.

2. Considerando que Marx e Engels mencionam: ”Não é a consciência que determina a vida, mas sim a vida que determina a consciência.”,  como podemos definir o que é Consciência? (2,0)

A consciência passa a ser entendida como a sensação das sensações, exatamente igual que os simples sensações são as sensações dos objetos.

É um conjunto de reflexos do mundo externo e que pode ser conduzida de um sistema a outro, como por exemplo, da memória para os processos de linguagem ou da percepção para a memória, sendo que a consciência é a capacidade de perceber essas sensações ou esses mecanismos de transmissão.

3. Considerando que vivemos numa sociedade democrática, cite e explique (Segundo Chaui,1994), quais são as determinantes que constituem o conceito de democracia. (2,0)

Conflitos: A democracia admite a diversidade, consequentemente divergentes. Divergir é inerente a qualquer sociedade plural. Na sociedade democrática, é preciso discutir os conflitos e trabalha-los para que se possa superá-los

Abertura: As informações devem circular livremente e a cultura não pode ser privilégio de poucos. Não basta a circulação de informações estanques, calcadas na ideologia dominante, é preciso que todos participem da criação da cultura e a ela tenham acesso.

Rotatividade – o poder não pode ser privilégio de um grupo. Todos têm de participar legitimamente, representando ou sendo representado.

4. Descreva com suas palavras como foi criada a medicina social e o seu principal papel. (2,0)

Consiste em melhorar moradia, nutrição, oportunidades educacionais e empregatícias, combatendo o racismo e a discriminação, eliminando a pobreza e alterando as desigualdades do sistema de cuidado da saúde médica na sociedade como um todo.

Seu principal papel:

Incentivar o acesso universal e o uso apropriado do sistema de cuidado médico eficiente e efetivo

Incentivar a medicina preventiva

Aumentar as fontes para a promoção do bem estar social

Utilizar a epidemiologia crítica para informar a pesquisa e as tomadas de decisões

Estudar as necessidades médicas da sociedade

Levar em consideração as práticas e crenças culturais divergentes em cenários sociais, étnicos e culturais.

5. Descreva os objetivos da NOB 96, e explique com suas palavras o que você entendeu. (2,0)

Define as competências de cada esfera de governo e as condições necessárias para que estados e municípios possam assumir as responsabilidades dentro do sistema

Caracteriza a responsabilidade sanitária de cada gestor, diretamente ou garantindo a referência, explicitando um novo pacto federativo para a saúde;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (894.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com