TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Sociais

Por:   •  22/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Sua regra era ver e examinar a realidade tal como ela é e não como se gostaria que ela fosse. Um novo príncipe poderia tomar o poder por conquista, por fortuna (sorte) ou por virtù. Para se manter no poder o príncipe deve ter o apoio do povo, sendo amado ou, ao menos, temido. Ele deve ser ponderado em crueldade e piedade, para que não perca o controle do estado, ele deve fazer o mal de uma única vez e a bondade aos poucos. Ele deve manter suas promessas apenas quando for conveniente, devendo ser um ser amoral. Ele deve hora ser astuto, hora ser bruto, hora aparentar virtude, mas não necessariamente ser virtuoso, para que se mantenha no poder.
  2. Para D o homem é coagido a seguir determinadas regras em cada sociedade, o qual chamou de fatos sociais, que são regras exteriores e anteriores ao indivíduo e que controlam sua ação perante aos outros membros da sociedade. Fato social é a coerção do indivíduo, constrangido a seguir normas sociais que lhe são impostas. O fundamento usado foi o estudo do fato social de modo cientifico. Para W a sociedade formada por uma teia de múltiplas significações que se dá através das interações sociais dos indivíduos por meio das ações sociais que formam as relações sociais. W usou a metodologia da sociologia compreensiva. Para M a sociedade é constituída por classes sociais que se mantêm por meio de ideologias dos que possuem o controle dos meios de produção. Numa sociedade capitalista, o acúmulo de bens materiais é valorizado, enquanto que o bem-estar coletivo é secundário. O seu fundamento é o uso do método do materialismo histórico dialético.
  3. Segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza ,pois possuem um poder de violência ilimitado. Para Locke os homens no estado de natureza viviam em liberdade e igualdade, os indivíduos são dotados de razão e desfrutam da propriedade.
  4. Porque para marx, a sociedade é fruto da contradição e interação das classes sociais, ou seja, para ele a interação entre as classes dominantes, dominadas e os meios de produção, serviram como um motor da história, sendo assim, o estudo do materialismo dialético, para marx, é o melhor método para explicar os fenômenos sociais.
  5. O pacto se da como uma legitimação da desigualdade, nele o homem perde sua liberade natural para ganhar sua liberdade civil, o pacto é a condição de igualdade entre todas as partes contratantes. Nesse pacto o povo é soberano do poder politico.
  6. A neutralidade axiológica significa que o fundamento da ciência não residenuma objetividade pura de ordem ideal, mas que depende sempre dasescolhas valorativas do cientista. Contudo, proposta e aceita a escolha saberão como estudá-lo de modo sistemático e de forma que suas conclusões possam ser aceitas ou refutadas considerado apenas o método empregado na análise.
  7. Para weber, os valores dos inviduos estão diretamente ligados a sua conduta econômica. Valores de uma cultura de base protestante tende a propiciar melhores situações econômicas aos indivíduos, uma vez que eles são ensinados a trabalhar, poupar e reinvestir, como forma de saber se são predestinados à salvação ou a perdição. Já para o católico o trabalho é um fardo.
  8. Para M o príncipe deveria ter o apoio do povo para conquistar e manter o poder, porem cabia a ele o controle total do estado. Para H o soberano era, através do pacto social, dono do poder, devendo apenas garantir a sobrevivência dos indivíduos. Para L a força do poder não é força ou tradição mas sim por consentimento. Para R todo o poder emana do povo.
  9. A infraestrutura (base material, economia) determina a superestrutura(ideias), ou seja a venda de trabalho do proletariado, a produção de mercadoria e o lucro do burguês, determina a maneira de agir dos indivíduos na sociedade, interfere diretamente na arte, na filosofia, no direito etc.
  10. Para D religião é um fenômeno social, a essência da religião é dividir o mundo em fenômenos sagrados que possuem relação com o totem e os profanos, atividades cotidianas,econimicas; a igreja é uma comunidade moral e realizadora de ritos e crenças.  Karl Marx, tinha uma atitude negativa para com a religião, que foi usado pelas classes dominantes para dar à classe trabalhadora uma falsa esperança, e, ao mesmo tempo, reconhecendo-a como uma forma de protesto das classes trabalhadoras contra suas más condições econômicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com