TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Constantes Crises Financeira

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  14.143 Palavras (57 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 57

INTRODUÇÃO

As constantes crises financeira que Angola tem vivido provocada pela queda do preço do petróleo e a forte dependência monetária externa, tem provocado constantes instabilidades económicas e financeira afectando activamente na desvalorização do Kwanza frente as moedas estrangeiras.

Para elaboração deste trabalho tive como a causa a crise económica e financeira que Angola regista há vários meses devido à quebra da cotação do barril de crude no mercado internacional, que por sua vez diminuiu a entrada de divisas no país, disparando o custo de acesso à moeda estrangeira, necessária para garantir a importação de alimentos e matéria-prima.

É de realçar que o termo internacionalização aqui referenciado diz respeito a uma aceitação da moeda angolana nos outros países para transacções comerciais, causando uma dinamização Económica no país. A internacionalização do kwanza constitui uma das saídas para resolução de várias dificuldades financeiras que o país vive.

A importância da adopção da política da internacionalização monetária está no facto dela constituir uma das vias muito importante para crescimento Económico e Financeiro de uma Economia, através da valorização da moeda em referência, nesta óptica o kwanza.

O incentivo aos investidores internos e externo a optarem a investir no País reduzindo o índice de desemprego, facilidade na aquisição de matéria-prima diversa, um maior controlo da inflação e a dinamização da Economia como um todo, são ganhos de qualquer Economia quando a moeda for internacionalizada.

FORMULAÇÃO DE PROBLEMA

A grande dependência monetária externa tem colocado vários países em constantes instabilidades económicas.

Há mais de 30 anos da existência do kwanza, ele é considerado como uma das moedas mais desvalorizadas do mundo. As constantes desvalorização do kwanza tem colocado o País em constantes situações de inflação (subida generalizada dos preços de bens e serviços), na dificuldade de importação de bens e serviços e na fraca dinamização económica.

A estabilização monetária constitui uma das metas de qualquer governo, visto que, uma moeda estável tende a atrair vários investidores internos e externos, constituindo factor determinante para que se atinja níveis altos da dinamização da Economia.

Diante da situação evocada acima, formulou-se como questão de partida a seguinte:

Que maneira a internacionalização do kwanza constitui o factor dinamizador da Economia Angolana?

FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE

A internacionalização do kwanza constitui um factor dinamizador da Economia através da facilidade nas importações dos bens e serviços o que suaviza os desfasamentos cambiais contribuindo no controlo dos preços dos bens e serviços no País.

OBJECTIVOS

Geral

  • Demonstrar de que maneira a internacionalização do kwanza constitui um factor dinamizador da Economia Angolana.

Específico

  • Caracterizar o sistema Financeiro angolano
  • Identificar a relação entre a internacionalização do kwanza e o seu efeito na dinamização da Economia.
  • Demonstrar através de dados previsionais os efeitos da internacionalização do kwanza em alguns indicadores macroeconómicos.

JUSTIFICATIVA

A internacionalização monetária é um tema pouco abordado nas literaturas modernas, mas constitui uma das vias básicas para estabilidade financeira de um País. Angola vem vivendo constantes períodos instabilidade monetária ao longo dos anos.

Actualmente, todas as políticas que vão de acordo com o aumento da produção interna, que dinamizem mais a economia são encaradas como prioridades.

O motivo da escolha deste tema é demonstrar as possíveis soluções para independência monetária de Angola frente as moedas estrangeiras, sendo este o factor determinante para a dinamização do sector financeiro Angolano e a estrutura económica como um todo.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Espaço

Este trabalho faz o relato dos dados económicos de Angola e os mesmos foram obtidos a partir do BNA Regional de Cabinda.

Tempo

Para elaboração deste trabalho trabalhou-se com os dados económicos de Angola de 2010 à 2016 e estimou-se os dados de 2017 à 2022

Área da Pesquisa: Economia Monetária e Financeira

Objecto de pesquisa: Moeda Angolana

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Segundo Contreias (2012, p. 7),a metodologia é um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objectiva de conhecimento, de uma maneira sistemática.

Para opresente trabalho científico e, de acordo com o problema em análise, achamos melhor optar a metodologia que permite fazer uma análise quantitativa.

Hipotético-dedutivo

O método hipotético - dedutivo foi proposto por Karl Popper e nasce a partir de críticas ao modelo indutivo. Consiste em demonstrar que o problema é oriundo da dificuldade de explicação de um fenómeno, pois os conhecimentos disponíveis não são suficientes para o fornecimento de tais explicações e na tentativa de explicar o problema sugerem as hipóteses. Assim, o método permitiu identificar o problema, a formulação da hipóteses e dos objectivos, tendo em conta que, se partiu do geral para o restrito.

Neste trabalho deduziu-se que a internacionalização do kwanza é o factor determinante para o controlo da Inflação e a dinamização da Economia Angolana.

Estatístico

Demonstrou-se através de dados estatísticos (gráficos e tabelas), as constantes oscilações do kwanza frente ao dólar e os seus respectivos efeito no custo de vida das populações, no investimento e na produção interna do País.

E ainda, permitiu-me fazer análises partindo da constatação e apreciação de aspectos gerais terminando em aspectos particulares.

TIPOS DE PESQUISA

Bibiliográfica

Pesquisa bibiliográfica é a busca de referências teóricas publicadas em documentos. Ela foi  feita afim de recolher informações e conhecimentos prévios acerca do problema em pesquisa, abrangindo toda a bibiliografia já tornada pública, tais como: manuais, dissertações, revistas, artigos, material disponível na Internet, constituindo o que se denomina de fonte secundária que possibilitou obter subsídios para a elaboração desta monografia.

TÉCNICAS DE RECOLHA DE DADOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (97.2 Kb)   pdf (629 Kb)   docx (473.6 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com