TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições da pesquisa científica na formação acadêmica

Por:   •  21/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 2

FICHA DE LEITURA

Nome do Aluno:

Leonardo Henrique Rodrigues

Fichamento n°

01

Disciplina:

Metodologia Científica

Turma:

XVI Turma de Administração - Noturno

Referência da Obra:

AMARAL, Rogerio do. As contribuições da pesquisa científica na formação acadêmica. Identidade Científica, Presidente Prudente, v. 1, n. 1, p. 64-74, jan./jun. 2010.

Resumo: O tema principal abordado é a Pesquisa Científica e como esta pode ajudar em diversas áreas acadêmicas e profissionais. O objetivo, portanto é mostrar como a pesquisa é algo que vem para contribuir e atribuir melhores formas de conhecimento diante a formação acadêmica. Fazer uma pesquisa é a forma ideal de buscar mais conhecimento e esta busca pode ser feita de várias formas e em diversas áreas, como religião, ciência, filosofia e experiências cotidianas. Nenhuma dessas áreas irá suprir a necessidade de conhecimento nas demais, elas podem ser totalmente complementares. A pesquisa em si pode ser tratada como um levantamento de dados e como uma atividade para descobrir novidades em vários domínios. Quando as duas são associadas é inevitável perceber que a pesquisa se torna um trabalho aprofundado na busca de novas descobertas e acontecimentos. A prática de pesquisa é importante quando ligada a formação acadêmica, pois tem como principal objetivo unir os discentes em uma prática comum de estudo que sempre acaba sendo concluída com muito aperfeiçoamento.

Citações: “No conhecimento encontram-se frente a frente à consciência e o objeto, o sujeito e o objeto. O conhecimento apresenta-se como uma relação entre esses dois elementos [...].” (AMARAL, apud HESSEN, 1987, p. 26).

“Conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos.” (AMARAL, apud ANDRADE, 2001, p. 121).

“Método é a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir certo fim ou um resultado desejado” (AMARAL, apud CERVO, BERVIAN e DA SILVA, 2007, p. 27).

Interpretação Pessoal/ Comentário: O mais interessante que pode ser destacado no texto é a forma com que ele apoia e incentiva a pesquisa de várias formas, principalmente cientificamente. Durante a leitura descobrimos nitidamente como e porque as pesquisas são tão importantes e todas as melhorias que elas podem ocasionar durante uma formação acadêmica. O autor incentiva diversas formas diferentes de buscar o conhecimento e de como isso é bom.

Ideação: Entrar em projetos de Pesquisa na faculdade. Aprimorar minhas fontes de pesquisa tentando fugir um pouco da internet e procurando mais formas de conhecer coisas novas. Diálogo pode ser uma forma excepcional de pesquisa sobre diversos assuntos, além de melhorar nosso desenvolvimento como ser humano, pode trazer uma forma diferente de conhecimento. Depois deste texto me senti mais motivado a conhecer pessoas e criar diferentes formas de relação com cada uma delas, por meios de uma “pesquisa” pessoal sobre qualquer pessoa que passe pela minha vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com