TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dificuldades dos Relacionamentos Interpessoais Nas Organizações

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  1.142 Visualizações

Página 1 de 5

Jefferson Souza e Silva

“As Dificuldades dos Relacionamentos Interpessoais Nas Organizações”

Trabalho apresentado como requisito para obtenção da nota parcial da disciplina Relações Interpessoais, do curso de Administração da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional - FADIRE.

 Orientadora: Professora Maria Cristina.

Caruaru – PE

2015

“Os componentes da sociedade não são os seres humanos, mas as relações que existem entre eles. ”

Arnold Toynbee.

SUMÁRIO

Introdução...........................................................................................................................04

01 – Relacionamento Interpessoal - Conceito..................................................................05

02 – Relacionamento Interpessoal - Dificuldades............................................................05

Conclusão............................................................................................................................07

Referências..........................................................................................................................08

Introdução

        O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver uma breve analise a respeito da temática “As dificuldades dos relacionamentos interpessoais nas organizações” enfatizando o seu impacto no cotidiano, e sua aplicabilidade na Administração, bem como também na Gestão das empresas.

        Este trabalho enfatiza a função do bom relacionamento interpessoal no interior das organizações, o que é de extrema importância para realização das atividades diárias.

        Na era do conhecimento, e da comunicação, entende-se que as empresas, são basicamente formadas por pessoas, os gestores devem cuidar para que o bom relacionamento interpessoal seja amplamente difundido, o que vai lhe render um ambiente de trabalho saudável, harmonioso e extremamente produtivo. Por isso a necessidade de avaliar e reconhecer bem os vários fatores envolvidos nas relações interpessoais dentro das organizações, o administrador moderno precisa ter conhecimento de áreas distintas, desde contabilidade até a psicologia para lidar com as constantes mudanças ambientais.

                

01 – Relacionamento Interpessoal - Conceito

        Podemos considerar que ter um bom relacionamento interpessoal é ter a capacidade de lidar com as vontades, diferenças e costumes das outras pessoas, é ter a habilidade de lidar com eficácia com as outras pessoas de uma forma correta as necessidades de cada situação.

O conceito de relacionamento interpessoal se estende por uma variedade de comportamentos e atitudes que determinam o seu grau de convívio em sociedade. Quanto maior a sua capacidade de expor e respeitar as opiniões de terceiros maior serão as suas habilidades de relacionamento interpessoal, isso é muito importante na sociedade atual tanto na esfera profissional como na pessoal.

Ou seja, simplificando e trazendo para a nossa realidade, o relacionamento interpessoal é a chave, é a mola, que faz com que a engrenagem que envolve a organização se movimente, com ela o processo flui, sem ela a organização sucumbi, uma empresa ou organização é por esse âmbito, um conjunto de relações, relação entre empresa e fornecedor, entre empresa e cliente, entre chefes e subordinados e etc.

02 – Relacionamento Interpessoal - Dificuldades

        Para começar é preciso ter em mente que todos temos segredos, alguns deles são coisas meramente simples, mas o mistério, ou omissão de determinadas coisas se fazem necessárias pois é impossível, fazer alguém entender o outro completamente. Ou seja, o principal desafio para as pessoas envolvidas em um relacionamento interpessoal, é respeitar o espaço dos outros, seus costumes, diferenças, vontades e etc.

Algumas pessoas são complicadas, outras são mais simples, e é essa e outras diferenças a principal causa dos conflitos, dos problemas e dificuldades nas relações interpessoais nas organizações.

Lidar com pessoas não é algo fácil, ou difícil demais, depende muito da experiência do moderador dessa situação. Nunca existirá exatidão, dependerá muito da percepção, as vezes o que é certo para um é errado para o outro e vice e versa.

Não existe mesmo uma formula ou uma receita a ser seguida afim de evitar os conflitos no interior das organizações, costuma até se dizer comumente que cada pessoa, cada cabeça é um mundo, e que quando colocamos todos em um mesmo ambiente, os conflitos são inevitáveis, entretanto especialistas indicam alguns pilares que se seguidos podem facilitar muito a resolução desses conflitos.

Autoconhecimento – é indispensável para lidar bem com as relações, se mensurar e reconhecer nossos traços de comportamento, o impacto que causamos nos demais e que comportamentos dos outros nos afetam.

Empatia – considerar os outros, suas opiniões, sentimentos e motivações, a partir disto é possível chegar a uma negociação ganha-ganha, um relacionamento equilibrado.

Assertividade – ter a habilidade de se expressar de forma franca, direta, clara, serena e respeitosa.

Cordialidade – ser gentil, solicito e simpático, demonstrar consideração pelo outro de formas variadas, com saudação, atitudes e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com