TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estratégias de Porter

Por:   •  18/5/2021  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

As estratégias de Genéricas de Porter definem os caminhos que uma empresa pode seguir para se tornar líder de mercado. A forma como a empresa se posiciona afeta diretamente o share potencial que ela terá, dessa forma, Porter define 3 estratégias que podem ser seguidas:

· Foco em Determinado Segmento

o A empresa busca se mostar como a principal opção para determinado segmento de mercado, atingindo nichos específicos de consumidores que vão se identificar com o produto e valores ali presentes. Maior parte das vezes o preço do produto não é levado em consideração devido ao produto ser mais importante que o preço para o consumidor.

· Liderança em custo

o Empresa investir agressivamente em diminuição de custo e consequentemente de preço, para atingir uma maior parcela de consumidores, tornando o produto atrativo devido ao valor praticado em comparação a outros produtos similares.

· Diferenciação de Produto

o A empresa investe na diferenciação de mercado de seus produtos, seja em características melhores ou em força de marca que carrega. Muitas vezes possui um valor mais alto que os produtos da mesma categoria, que são justificados pela qualidade do produto final, materiais primas diferenciadas, embalagem diferenciada ou outras características importantes aos consumidores.

Exemplos –

Carne do Futuro – Substituto feito de plantas com sabor de Carne para Veganos. Um produto nichado que se apresenta como uma das melhores opções de substituto para os clientes, muita vezes atingindo a curiosidade de outros consumidores que não fazem parte do grupo. Possui um valor acima da média mas atende de forma boa os consumidores, o que faz eles pagarem o valor diferenciado.

Perfumes de Luxo ( Carolina Herrera, Paco Rabanne, Prada) – Há um preço alto em relação a outras marcas de perfumes, que são justificados devido a qualidade dos produtos, tempo de fixação, material importado, embalagem diferenciada e o próprio valor agregado relativo ao status e branding da marca. Há uma certa relutância em até disponibilizar o produto de forma massificada para manter o status de exclusividade da marca, fazendo necessário uma margem de lucro maior para compensar um menor número de vendas

Perfumaria Low Cost ( Boticário / Natura) – Produtos que se diferenciam por serem mais acessíveis devido ao preço e condições de pagamento facilitadas, se tornando líderes de mercado pelo custo e massificação de seus produtos. Diferente dos perfumes de luxo, os lucros vem pela venda em larga escala de produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com