TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Etapas do Processo de Tomada de Decisão

Por:   •  5/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.117 Palavras (13 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO         3    

2 DESENVOLVIMENTO         4

2.1 DIREITO EMPRESARIAL         4

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS         5

2.2.1 Gráfico de Barras         6

2.2.2 Média Aritmética, Mediana e Moda         7

2.3 MODELOS DE GESTÃO         8

2.3.1 Etapas do Processo de Tomada de Decisão         9

2.3.2 Qualidade e Lean Manutacturing         9

2.3.3 Administração Participativa         10

2.4 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL         10

2.5 LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA         11

3 CONCLUSÃO         12

REFERÊNCIAS         13


  1. INTRODUÇÃO

Parte inicial onde vocês devem expor a finalidade e os objetivos desta atividade e outros elementos que situam o leitor no texto. Ou seja, o que pretendem fazer nesta Produção Textual, apontando de maneira superficial os conteúdos que serão desenvolvidos ao longo do texto.

Por mais "absurdo" que possa parecer, aconselha-se que, para maior adequação a Introdução, ela seja feita somente após o trabalho completo, assim como a conclusão.

Desenvolver em 01 (um) parágrafo ou 02 (dois); não delongar demais.


  1. DESENVOLVIMENTO

As seções seguintes fazem-se referência ao estudo do Frigorífico Vaca Viúva, sendo divido em cinco seções, cada seção é a representação da resolução dos desafios encontrados na indústria para tomada de decisão. A primeira seção é composta pelo princípio da separação entre a pessoa jurídica e os membros integrantes da sociedade, um dos mais importantes para se compreender o direito empresarial e o instituto da falência com seu conceito e requisitos; a segunda corresponde a representação gráfica dos gastos da empresa com salários, transporte, energia elétrica e água e também as medidas de posição frente à variável salários; a terceira são as tomadas de decisões, a importância da qualidade e a administração participativa para o desenvolvimento dos negócios; a quarta estabelece a missão, visão e valores da empresa e também como a empresa deve atuar a partir de uma gestão que utiliza a Governança Corporativa; e por fim a quinta trata-se do tempo à disposição do empregador.

  1. Direito Empresarial

Sabe-se que todas as relações comerciais em nossa sociedade nos últimos tempos são fundamentadas no direito empresarial, sendo este uma ramificação do direito privado, que regula as relações entre empresa e empresário, seu objetivo é a regulamentação da atividade econômica.

O Direito Comercial cuida do exercício dessa atividade econômica organizada de fornecimento de bens ou serviços, denominada empresa. Seu objeto é o estudo dos meios socialmente estruturados de superação dos conflitos de interesses envolvendo empresários ou relacionados às empresas que exploram. As leis e a forma pela qual são interpretadas pela jurisprudência e doutrina, os valores prestigiados pela sociedade, bem assim o funcionamento dos aparatos estatal e paraestatal, na superação desses conflitos de interesses, formam o objeto da disciplina (COELHO, 2011, p. 22).

Em tempos de crise financeira o direito empresarial é assunto recorrente entre a sociedade atual, o frigorífico Vaca Viúva de nosso estudo em questão, passa por uma crise financeira e suas dívidas estão em um valor muito elevado. Em razão de uma ação trabalhista promovida pelos ex-funcionários a empresa deveria pagar um montante aos mesmos, sendo que a mesma não realizou a quitação. Frente a esta situação os credores ajuizaram uma ação de falência em face da companhia.

Em um cenário de falência se faz necessário a divisão dos bens entre pessoa jurídica e pessoa física. Assim temos no direito empresarial o princípio da separação que garante a independência patrimonial das pessoas jurídicas, não havendo vínculo com o patrimônio das pessoas físicas dos sócios; garantindo que não haja confusão entre os mesmos, porém dando margem para que ocorra fraudes na atividade empresarial, o que não faz nada bem nem para a empresa e nem para a sociedade. Visando coibir as possibilidades de fraudes apoiadas nesta autonomia, o direito brasileiro espelhou-se em decisões jurídicas dos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, com destaque para a teoria da desconsideração da pessoa jurídica, importante mecanismo judicial que possibilita a desconsideração da personalidade jurídica de pessoas jurídicas, assim eventuais passivos atinjam a pessoa jurídica dos sócios, evitando brechas para fraudes.

O instituto da falência possibilita ao credor a garantia de seu direito diante da insolvência e de manobras de má fé do devedor, que possam prejudica-lo. A empresa desse estudo recebeu um pedido de falência acionado pelos ex-funcionários, porém a simples insolvência do devedor não caracteriza por si só a instauração da falência; para isso é necessário preencher alguns requisitos. Segundo Art. 94, II da Lei nº 11.101/2005, que cabe ao caso do Frigorífico Vaca Viúva, será decretada a falência do devedor que:

II – Executado por qualquer quantia líquida, não paga, não deposita e não nomeia à penhora bens suficientes dentro do prazo legal;

- Caracteriza-se pela tríplice omissão do devedor;

- Será emitida uma certidão pelo juiz da execução e a ação pela falência será aberta.

A falência é um instituto típico do regime jurídico empresarial, que tem por finalidade a liquidação do passivo, compreendido pelas dívidas da empresa, por meio da realização da venda do patrimônio, ou seja, do ativo.

  1. Métodos Quantitativos

Uma das melhores maneiras de se representar informações e ter uma ideia de variabilidade de um conjunto de dados, é por meio de gráficos. Para representar as variáveis quantitativas dos gastos do Frigorífico Vaca Viúva, foram utilizados os gráficos de barras verticais. Por sua vez as medidas de posição são valores que buscam resumir um conjunto de dados, mais até do que um gráfico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (372.9 Kb)   docx (131.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com