TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ferramentas de Gestão de Qualidade

Por:   •  8/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

Sistema Milk Run

Milk Run ou “coleta do leite” que tem este nome devido aos antigos entregadores de leite, que todos os dias, faziam o mesmo trajeto entregando leite, de porta em porta, deixando as garrafas cheias e retirando as garrafas vazia.

Muitas empresas automobilísticas adotam o Milk Run para que possam trabalham somente com os componentes necessários para a produção do dia, com isso acabam dispensando grandes investimentos com grande infra estrutura, eliminando mão de obra desnecessária e desperdício de material estocado.

Material que é reposto com maior freqüência e na hora certa. Os caminhões têm o seu roteiro para que ele possa passar em cada fornecedor deixando a embalagens e recolhendo o material, “sempre na hora certa”, um exemplo: o caminhão tem que coletar no fornecedor A as 07h00min, o caminhão as 06h30min esta na porta da empresa fornecedora para deixar a embalagens e retirar os produtos, para assim de modo ele seguir viagem para o fornecedor B, coleta que esta prevista a saída as 09h00min e retornar a empresa 11h00min. Um ciclo que é planejado pelo setor logístico da empresa com os seus fornecedores, calculando tempo e distancia, para elaboração do caminho que o caminhão terá que percorrer para coletar nos fornecedores.

Para se tornar um sistema eficaz é necessário que haja uma colaboração de todos os fornecedores, trabalhando em sincronia para que não tenha parada por falta de material. Seguindo todas as janelas de horários de coleta, este sistema poderá  trazer grandes benefícios para a empresa que ira receber o material e para os seus fornecedores.

Referencia: Osmarvincifilho.com.br/blog/conhece-o-sistema-milk-run-entenda-suas-vantagens-de-uma-forma-simples-e-descomplicada/


Curva ABC

A curva ABC é um método muito utilizado nas empresas para classificar os seus produtos e agrupar de acordo com sua importância. São classificados por 3: categorias A , categoria B e categoria C.

Categoria A: (20%) são aqueles produtos que tem mais demanda, tendo uma maior saída;

Categoria B: (30%) são aqueles produtos que tem uma demanda abaixa da categoria A;

Categoria C: (50%) são aqueles produtos que tem baixa demanda, tendo uma saída inferior a categoria A e B.

Esta ferramenta pode contribuir no controle dos produtos, cuidando da validade dos produtos, compra desnecessária do produto, evitar falta do produto e armazenar o produto nos porta pallets ou gôndolas conforme a sua saída.

Referencia: Google.com.br/amp/s//blog.luz.vc/o-que-e/curva-abc-estoque-o-que-e-e-para-que-serve/amp/


FIFO

FIFO “first in first out” primeiro que entra é o primeiro que sai. Uma expressão utilizada para controlar o produto que chega e que sai em sua empresa, uma ferramenta que auxilia no controle do seu estoque, gerando uma agilidade na separação do material e localização, para produtos perecíveis melhora o seu manuseio evitando o desperdício ou remessa fora de validade, redução de erros na hora de fazer a separação do produto e precificação, os produtos passam a ficar menos tempo em seu estoque fazendo o giro conforme o seu lote.

Esta ferramenta esta sendo muito utilizada por empresas, atacados e varejos, para auxiliar na sua gestão de estoque, com ela se tem um melhor desempenho no controle do material estocado.

Referencia:Blog.cargo.com/afinal-o-que-siginifica-fifo/


Just in time

Just in time é um termo que inglês significa “na hora certa” ou “ “momento certo”, é um sistema que administra a produção ou entrega de produtos. Ferramenta que é muito utilizado em montadoras de carros, como por exemplo a Toyota.

Com esta ferramenta a matéria prima ou produto chega somente o necessário na hora certa, com isso eliminando estoque desnecessário.Empresas que adotaram este sistema, trabalham somente com a demanda, onde se vende primeiro o produto, para depois comprar a matéria prima para produzir o produto, com isso o estoque de matéria prima é mínimo, o suficiente para poucas horas de produção e para que isso funcione, a empresa tem que ter uma parceira com os seus fornecedores , deve ser passado um treinamento  para conseguir atender em pequenos lotes com grande freqüência .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com