TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Franquias Ou Negócio Próprio?

Por:   •  7/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Gestão Comercial

FRANQUIAS OU NEGÓCIO PROPRIO?

SALVADOR – 2023

ANDRESA OLIVERA SANTOS

Abrir a primeira empresa, invariavelmente, alcança a discussão entre franquia ou negócio próprio. Ambos os modelos têm pontos positivos e negativos. Assim, conhecê-los é o primeiro compromisso do futuro empreendedor antes de decidir qual escolher.

É necessário, analisar o intuito de o porquê empreender?

E encontrar a resposta: Se é, por oportunidade ou vocação!

Independente de qual seja a escolha, a única certeza inicial é que esse empreendedor, não se vê em nenhum outro lugar que não seja no controle de um negócio. O próximo passo é analisar, entre as vantagens de uma franquia ou negócio próprio, aquelas que são mais importantes e prioritárias.

Vantagens da Franquia.

Há todo um suporte do franqueado que reduz as incertezas que marcam o início de qualquer empresa, o fato de outras pessoas apostarem na marca traz maior segurança ao empreendedor. A empresa já nasce com uma marca conhecida, demandando menores investimentos de divulgação, as compras realizadas em conjunto permitem uma boa economia. O faturamento em franquias, normalmente tem um retorno mais rápido.

Desvantagens da Franquia.

Se o franqueador não concordar com seu ponto comercial, você não poderá abrir a empresa, não há como realizar nenhuma mudança no produto, serviço ou mesmo na estratégia de marketing do negócio. Há taxas no modelo de franquia que direcionam parte do seu lucro ao franqueador.

O empreendedor afirma um contrato e precisa segui-lo à risca.

Vantagens do Próprio negócio

Maior autonomia onde se permite criar um negócio o perfil de cada empreendedor, onde proprietário tem liberdade para criar e inovar com maior flexibilidade, a expansão da empresa fica mais próxima.

Se o negócio não se mostra adequado ao perfil do seu público, pode haver alterações. Sendo que o lucro é do empresário, sem precisar dividir parte dele com o franqueador.

Desvantagens do Próprio Negócio

Para quem é inexperiente no ramo, pode sentir dificuldade em se destacar, em um mercado tão competitivo, com todo o esforço de estudo de mercado compete ao empreendedor.

Em geral, há maiores gastos e um prazo mais extenso até que o negócio comece a gerar lucro.

Sendo assim, escolha do modelo de negócio mais adequado vai de perfil e dos objetivos, maneiro de pensar/ trabalhar. Ambas as opções são validas e oferecem oportunidade e lucro, sendo analisadas cada um dos modelos com cautela do investimento futuro.

Referencias:

https://dinheirama.com/melhor-investir-franquia-ou-comecar-negocio-proprio-zero/

https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/conteudos/posts/empreender-com-negocio-proprio-ou-franquia,0a9eb472ed496810VgnVCM1000001b00320aRCRD

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com