TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções dos Sistemas do corpo humano

Por:   •  28/6/2017  •  Seminário  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

Funções dos Sistemas do corpo humano

Sistema Cardiovascular

O sistema cardiovascular e composto  pelos vasos sanguíneos  e o coração, ele é responsável pela movimentação sanguínea no corpo humano uma vez que sua função é transportar oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo. Os vasos sanguíneos formam uma grande  rede de tubos por onde circula o sangue, distribuídos por todo o corpo. Existem três tipos de vasos sanguíneos: as artérias, as veias e os vasos capilares. O coração é um órgão do sistema cardiovascular, que se localiza na caixa torácica, entre os pulm-ões e possui a função de bombear o sangue através dos vasos sanguíneos para todo o corpo.


Sistema Respiratório

O sistema respiratório     e  formado pelas vias respiratórias, cavidades nasais, faringe, laringe, traquéia e brônquios e pelos pulmões, sendo responsável pela absorção do oxigênio do ar e da eliminação do gás carbônico retirado das células.  Ao inspirarmos o ar, ele entra pelas nossas narinas chegando até às cavidades nasais. Essas cavidades são revestidas por uma camada de células que protegem e produzem um muco que escorre continuamente para a garganta, onde é engolido juntamente com a saliva. Esse muco produzido por essas células umedece as vias respiratórias, além de funcionar como um filtro, que retém partículas sólidas e bactérias que se encontram suspensas no ar. Ainda nas cavidades nasais há células especializadas na percepção de odores.

Sistema Digestório

Formado pelo tubo digestório (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso) e os órgãos anexos (glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar), o sistema digestivo ou digestório é responsável pela digestão dos alimentos transformando-os em moléculas menores que serão absorvidas pelo organismo.

Sistema Nervoso

Formado pelo sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) e sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos), o sistema nervoso é responsável pela captação, interpretação e respostas às mensagens recebidas,  consequentemente, ele elabora respostas, as quais podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações. O   sistema Nervoso está dividido em duas partes fundamentais: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico

Sistema Sensorial

Formado pelos 5 sentidos do corpo humano (tato, paladar, audição, visão, audição), o sistema sensorial está encarregado de enviar as informações recebidas para o sistema nervoso que as decodifica e envia respostas para o corpo.  Embora cada órgão do sentido apresente um tipo de célula sensorial diferente, elas funcionam de maneira muito semelhante. Ao serem estimuladas, ocorre uma alteração na permeabilidade da membrana plasmática da célula sensorial, gerando impulsos nervosos que chegam até o sistema nervoso central, onde serão interpretados.

Sistema Endócrino

O sistema endócrino é formado por glândulas que realizam atividades vitais como a tireóide, hipófise, glândulas sexuais, dentre outras.  Dessa maneira, as glândulas são responsáveis por produzirem os hormônios os quais possuem determinadas funções como: regulação do metabolismo, defesa do organismo, produção de gametas, desenvolvimento corporal, dentre outros.

Sistema Excretor

O sistema excretor e formado pelos rins e vias urinárias, o sistema excretor é responsável por eliminar resíduos que o corpo descarta, depois de passar pelo processo de digestão dos alimentos.   O  sistema excretor elimina substâncias que estão em excesso no organismo, buscando um processo denominado de “equilíbrio dinâmico”,
Os rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, a urina é formada destes resíduos. A urina é formada continuamente no rim acumulada na bexiga,  
Os rins estão localizados na parte dorsal do abdome, abaixo do diafragma, constituído de tecido conjuntivo. No rim estão localizadas as unidades filtradoras, os néfrons, que é  unidade funcional dos rins,sendo composto  de duas partes: o corpúsculo renal e o túbulo néfrico ou renal. Nele ocorrem a filtração, a reabsorção e a secreção. 
Através da excreção são eliminadas substâncias tóxicas fabricadas pelo metabolismo celular. Além da urina, essas substâncias podem ser eliminadas também pela pele através do suor, e pelo sistema respiratório, quando é eliminado o gás carbônico.

Sistema Urinário

Formado pelos rins e vias urinárias (ureteres, bexiga urinária e uretra), o sistema urinário é responsável pela produção e eliminação da urina, de modo que filtra as “impurezas” do sangue.  O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior. Na urina encontramos ácido úrico, ureia, sódio, potássio, bicarbonato, etc. Este aparelho pode ser dividido em órgãos secretores ,  que produzem a urina  e órgãos excretores  que são encarregados de processar a drenagem da urina para fora do corpo.

 

Sistema Reprodutor

O sistema reprodutor humano é dividido em sistema reprodutor masculino e sistema reprodutor feminino, no entanto, ambos possuem a mesma função, ou seja, a reprodução de novos seres.  Sendo assim, o masculino é formado pelos testículos, epidídimos, canais deferentes, vesículas seminais, próstata, uretra e pênis; enquanto o sistema reprodutor feminino é composto pelos ovários, útero, tubas uterinas e vagina.

Sistema Esquelético

O sistema esquelético dá forma e sustenta todo o corpo humano. Além disso, protege os órgãos internos e desempenha um papel importante nos movimentos, juntamente com o sistemas  muscular e articular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (565.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com