TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fusões e Aquisições Bancárias

Por:   •  27/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  39.792 Palavras (160 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 160
  1. INTRODUÇÃO

        “Fusões e Aquisições” foi o tema escolhido pelo grupo devido sua atualidade, abrangência e impacto na sociedade. O tema foi delimitado no setor bancário nacional.

Dentre os principais objetivos deste trabalho pode-se citar:

  • Demonstrar o planejamento estratégico das organizações definindo suas crenças e valores, sua missão e a sua direção corporativas; analisando o ambiente interno e externo; definindo a visão do futuro e objetivos estratégicos e formular a importância da estratégia (nível corporativo, processos, funcional).
  • Verificar a função da estratégia competitva, conceituando a liderança no custo total; estudando as formas de diferenciação mediante a concorrência e analisando o enfoque da organização perante a estratégia.
  • Analisar as estratégias de crescimento no mercado e as ferramentas para realizar este procedimento identificando quais estratégias de crescimento são utilizadas pelas empresas; apontando e conceituando as ferramentas utilizadas para esta estratégia; destacando os principais aspectos da estratégia de crescimento e analisando os principais conceitos sobre fusões e aquisições.
  • Identificar as vantagens e desvantagens decorrentes dessa operação para o macro e micro ambiente organizacional relacionando pesquisa bibliográfica com a pesquisa de campo; identificando como as fusões  e aquisições podem ser benéficas para o Sistema Financeiro Nacional e analisando quais as possíveis desvantagens decorridas dessas operações.

O trabalho foi dividido em seis capítulos. O primeiro capítulo conceitua Planejamento Estratégico e o segundo os Tipos de Estratégia. No terceiro capítulo foram citados os Tipos de Associações com maior ênfase nos tipos Fusões e Aquisições. O quarto capítulo explica o Processo de Fusões e Aquisições, desde seus motivos, vantagens, desvantagens, passando pelas fases de integração e reestruturação das organizações. No quinto capítulo são introduzidos o histórico e exemplos de fusões e aquisições do setor bancário nacional. Por fim no sexto capítulo encontra-se a conclusão da pesquisa de campo que fora realizada pelo grupo.

A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi a de pesquisas bibliográficas, pesquisas de campo, pesquisas em artigos, revistas e sites relacionados às transações das instituições bancárias.

Na conclusão será possível perceber a compreensão e entendimento do grupo referente ao processo de “Fusões e Aquisições Bancárias” e também a resposta da problemática do trabalho: “Quais os principais aspectos que proporcionam maior possibilidade de sucesso nas fusões e aquisições no setor bancário?”.

A hipótese levantada foi a de que se obtendo um planejamento adequado e utilizando ferramentas funcionais que tracem o perfil do mercado, do objetivo da empresa e dos candidatos às fusões e aquisições é possível ampliar a capacidade do processo ser realizado com sucesso.

  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Planejamento estratégico é um processo que diz respeito à formulação dos objetivos para a seleção de programas de ação e sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e ao resultado esperado.

Para realizar este processo é necessária a análise do ambiente interno e externo, estabelecer a missão e o objetivo estratégico e formular a estratégia.

         Este processo ajuda a empresa a modificar, melhorar ou fortalecer a sua posição à concorrência. É uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento futuro da empresa.

Pressupostos para o sucesso:

  • Todos devem estar envolvidos;
  • Todos deverão estar motivados e entender o papel do planejamento estratégico;
  • Cada um deve entender seu papel;
  • Todos deverão entender os conceitos envolvidos no planejamento estratégico.

No planejamento estratégico estão envolvidas cinco atividades:

  • Definição da missão corporativa;
  • Análise da situação;
  • Formulação de objetivos;
  • Formulação de estratégias;
  • Implementação, feedback e controle.

          Trata-se de um plano onde as empresas estudam a melhor forma para alcançar os seus objetivos e que pressupõe a definição de quais os recursos mais valorizados e que devem ser utilizados para esse efeito.

Para Drucker (1984), “planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”. É fundamental que os riscos assumidos sejam os riscos certos.

Hitt, Ireland e Hoskisson (2008) conceituam a estratégia no nível de negócios um conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações que as empresas utilizam para obter vantagem competitiva explorando as competências essenciais em mercados de produtos específicos.

Já o planejamento estratégico segundo Kotler (1975), é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente.

        Para decidir a direção devemos considerar alguns itens como: âmbito de atuação, macro políticas, políticas funcionais, filosofia de atuação, macro estratégia, estratégias funcionais, macro objetivos, objetivos funcionais. O grau de interação entre uma organização e o ambiente, que pode ser positivo, neutro ou negativo, é variável dependendo do comportamento estratégico assumido pela organização perante o contexto ambiental.

O Planejamento estratégico, segundo Oliveira (1991), é um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação com seu ambiente.

Planejamento estratégico é normalmente de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa porque diz respeito tanto a formulação de objetivos quanto a seleção das estratégias empresariais a serem seguidas para a elaboração dos objetivos da organização, levando em conta as condições externas e internas da empresa e a sua evolução esperada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (262.5 Kb)   pdf (943.4 Kb)   docx (165.2 Kb)  
Continuar por mais 159 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com