TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Gestão de Operações

Por:   •  1/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 5

1) Quais os três objetivos operacionais básicos que OPT considera? Discuta sucintamente cada um deles. Quais as vantagens, de acordo com os defensores do OPT, do uso desses três objetivos ao invés dos tradicionais?

• Ganho- Aumentar o fluxo dos produtos vendidos assim consequentemente o lucro.

• Estoque- Reduzir os estoques, assim não tendo gastos com manutenções dos mesmos, recuperar capital investido aumentado assim o lucro

• Despesas- Reduzir despesas operacionais e estoque afim de produzir a mesma quantidade gastando menos, consequentemente aumentando o lucro

Os defensores da OPT argumentam que se a empresa atingir esses objetivos, estará automaticamente melhorando o seu desempenho, aumentando o lucro líquido, o retorno sobre os investimentos e o fluxo de caixa.

2) O OPT considera que há dois tipos de recursos dentro dos sistemas produtivos. Quais são esses e por que mereceriam tratamento diferente do SAP?

• Recursos não restritivos de capacidade (não-gargalo) esse não provoca alteração no fluxo; apresenta capacidade superior àquela exigida pelo fluxo.

• Recurso restritivos de capacidade(gargalo)esse provoca redução no fluxo produtivo; apresenta velocidade e disponibilidade inferior aos demais componentes da linha de produção (limita a capacidade).

Merecem tratamento diferente pois segundo o OPT, é impossível conseguir o balanceamento da capacidade das maiorias das situações, por conta da variedade crescente de produtos sendo processados em unidades produtivas. As produtividades relativas dos diferentes mix de produtos fatalmente resultarão em desbalanceamento.

3) Explique o princípio do OPT segundo o qual o SAP deveria balancear fluxo e não capacidade?

• Buscar um melhor balanceamento do fluxo de produção, garantindo que em cada etapa produtiva o fluxo que atravessa o sistema seja balanceado (igual). Pois essa seria uma forma de impedir que surjam os estoques no meio do processo produtivo, que fatalmente surgirão caso o fluxo de um processo superar o fluxo do processo seguinte.

4) Qual a diferença entre “ativar” um recurso e “utilizar” um recurso?

• Ao “Utilizar” um recurso este está em atividade e toda sua produção contribui para a produção final. Diferente de “Ativar” um recurso pois este colocado em atividade, porem o ganho em função disso não é constante (limitado pelo recurso gargalo), ao mesmo tempo o estoque aumenta e provavelmente as despesas operacionais da administração desse estoque.

5) Por que os benefícios não seriam iguais em reduzir o tempo gasto na preparação de uma máquina gargalo e de uma máquina não-gargalo?

Reduzindo o tempo de preparação de uma máquina gargalo a produtividade geral será aumentada, ao contrário a redução do tempo de preparação de uma máquina não-gargalo não alterará o resultado final visto que esta já possui um período de tempo ocioso.

6) Em termos do sistema OPT, o que são lotes de processamento e de transferência, qual a relação entre eles para um recurso e quais as principais vantagens de considerar ambos como diferentes?

O lote de processamento é o tamanho do lote que vai ser processado antes que este seja preparado para processamento de outro item.

Lote de transferência é sempre uma fração do lote de processamento (tamanho do lote que vai ser transferido para as próximas operações).

O lote de processamento está relacionado ao recurso gargalo, tendo como vantagem o fato de que este recurso produzirá o maior lote possível afim de que se diminua o tempo de preparação gasto no recurso gargalo.

O lote de transferência está relacionado aos recursos não-gargalo, tendo como vantagem a utilização do tempo ocioso destes recursos para aumentar o tempo (ou a quantidade) de set-ups, afim de aumentar a flexibilidade dos recursos e consequentemente reduzir o tempo de passagem (lead time) dos produtos pela fábrica.

7) Descreva sucintamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com