TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Grandes Áreas da Administração: Recursos Humanos

Por:   •  14/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Interamericana de Porto Velho – UNIRON

Disciplina: Introdução à Administração

Professor: Marcio José

As Grandes Áreas da Administração: Recursos Humanos

Em análise à teoria que versam sobre a área funcional de recursos humanos, verificou-se que nos primórdios da administração, a Administração de Recursos Humanos (ARH) fora muito negligenciada, entretanto, atualmente pode ser considerada umas das mais desafiadoras, pela complexidade que a gestão das pessoas nas organizações impõe ao administrador no exercício de sua atividade.

As pessoas se fazem presentes no processo de administração de duas formas: como recursos, sem o qual o alcance dos objetivos organizacionais seria impossível de ser atingido; e como seres humanos, cujas atitudes, percepções e comportamento no âmbito da organização desencadeiam diferentes graus de motivação ou desmotivação no lugar do trabalho. Essa combinação os torna recursos com características únicas, cuja principal diferença dos outros recursos materiais reside na imprevisibilidade e na tendência para fugir do controle que a organização tende a impor, pela hierarquia e por outros métodos de organização do trabalho.

De fato, cabe ao administrador gerir as diversas etapas que compõem o processo de administração de recursos humanos, desde a atração dos trabalhadores competentes, passando pela adequação de suas capacidades às características do trabalho e terminando na retenção de trabalhadores comprometidos e satisfeitos. Boa parte das técnicas e instrumentos utilizados na administração de recursos humanos é caracterizada pela racionalização. Análises que procuram diagnosticar internamente a organização ou externamente as tendências que se fazem presentes no ambiente de recursos humanos são a base para um planejamento racional de recursos humanos necessários à atividade da organização. E os instrumentos e as técnicas relatados buscam munir o administrador de ferramentas racionais capazes de direcionar seu processo de tomada de decisão na busca dos objetivos organizacionais.

É possível afirmar que os longos anos de exercício da administração de recursos humanos nas organizações e as fontes interdisciplinares que influenciam essa área funcional (como psicologia ou sociologia) têm contribuído para consolidar um arsenal de instrumentos e de ferramentas administrativas capaz de atrair, adequar, manter, comprometer e, se for o caso, desligar os funcionários em uma organização. No entanto, a parte do controle exercido sobre o indivíduo na organização tem sido um aspecto tradicionalmente negligenciado ou deliberadamente ignorado pela gestão de recursos humanos. Questões como assédio sexual e moral no lugar de trabalho ou a gestão da diversidade são apenas algumas dessas manifestações do desafio que a administração enfrenta na atualidade.

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

1 – Por que a Administração de Recursos Humanos (ARH) é importante para a organização? Quais são seus objetivos?

2 – Exemplifique alguns fatores ambientais e explique suas implicações para o processo de ARH?

3 – Em que consiste o processo de planejamento de RH? O que é a análise de cargos?

4 – O que é o processo de recrutamento? Distinga entre recrutamento interno e externo;

5 – Descreva o processo de seleção de RH, destacando os principais instrumentos de seleção.

6 – Quais são os objetivos dos programas de orientação ou socialização? Qual é a diferença entre estes e os programas de treinamento e desenvolvimento?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com