TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Inovações tecnológicas causam impacto na produtividade

Por:   •  4/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  4.549 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

DISCIPLINA

Organização do Trabalho

TURMA

3º semestre

CURSO

Graduação em Engenharia de Produção

ALUNO

 Eduarda Martins de Oliveira

  1. Porque o estudo da produtividade e de outras formas de aumenta-la passou a ser uma questão de vida ou morte para as empresas?

R: Porque o objetivo final de toda e qualquer empresa, é aumentar a produtividade sem, entretanto, descuidar da qualidade. Como o estudo de produtividade visa a satisfação do cliente, a redução de desperdícios, redução nos preços de vendas, redução nos prazos de entrega, melhor utilização nos recursos humanos, aumentos dos lucros, segurança no trabalho e melhor salario.

  1. Como inovações tecnológicas causam impacto na produtividade?

R: As inovações tecnológicas geram impactos na produtividade na medida em que geralmente são utilizadas para aumentar a produção e diminuir o custo da mão-de-obra, o que consequentemente gera um aumento na produtividade total de qualquer empresa.

  1. Analise algumas formas de melhorar a produtividade pelas alterações na estrutura organizacional da empresa.

R: Distribuindo as tarefas de modo que não percam tempo no ato de produzir.

  1. Explique como a revolução da informação tem impactado a produtividade das organizações.

R: - A tecnologia da informação aumenta de uma forma significante a produtividade, pois a mesa auxilia na coleta dos dados, aumentando a rapidez na comunicação, assim compactuando na informação.

  1. Mudanças nos métodos de trabalho podem melhorar a produtividade total da empresa? Como?

R: A mudança de métodos no trabalho pode melhorar, desde que os mesmo se adéquem com o comportamento da empresa na forma que gere os seus empregados, podem mudar na produtividade e na vontade dos funcionários.

  1. Relacione segurança do trabalho, projeto do cargo e produtividade.

R:  A Segurança no trabalho: é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A Produtividade nada mais é que o quanto esta produzindo.

7.  Analise o impacto da automação das fábricas na produtividade industrial e suas consequências sociais.

R: os impactos são os fatores que vimos durante as aulas foi o aumento da produtividade aliadas a rapidez da produção e baixo e baixo custo com menor uso de matéria prima. As consequências são que a mão-de-obra pra acompanhar a automação terá que ter um preparo mais tecnológico aliado ao baixo custo de salario e agregar uma produção mais eficaz em menor tempo de retorno.

8.  Uma empresa que fabrica e comercializa produtos de aço inoxidável conta com

350 colaboradores e fatura $ 70 milhões por ano. Uma outra empresa, do setor de autopeças, conta com 1.000 colaboradores e fatura $ 70 milhões por ano. Qual das duas tem maior produtividade da mão-de-obra? Que fatores devem ser considerados na análise? Podemos afirmar que uma empresa é mais produtiva que a outra?

R: Analisando os dados a produtividades da mão-de-obra das empresas, podemos  concluímos que a empresa de Aço inoxidável, tem maior produtividade da mão de obra, pois a cada uma hora de trabalho, um homem produz 98,04 reais contra os 34,31 da empresa de autopeças. Fator considerado nesta analise foi o calculo de produtividade parcial, e temos para analise, o numero de colaboradores, o faturamento anual e as horas mês trabalhada.

9. Cite algumas inovações introduzidas pela Revolução Industrial que geraram grande aumentos na produtividade.

R: - As maquinas, foi o maior aspecto da revolução industrial. Além de serem econômicas, elas eram rápidas e geravam lucro.

10. Explique as principais diferenças entre produtos e serviços.

R: Frequentemente se diz que produtos são tangíveis, podem ser tocados, enquanto serviços são intangíveis, não podem ser tocados. Como ambos são resultado de processos de trabalho, a ideia de que produtos são bens materiais que podem ser tocados, criados a partir de matérias-primas, pode ajudar a entender a distinção, embora nem sempre haja algo concreto envolvido.

11. Quais são as  principais  influências  internas  e  externas  sobre  o  sistema  de produção?

R: No ambiente interno, é influenciado pelas outras áreas funcionais da empresa como marketing, finanças, recursos humanos, que interagem entre si e refletem no resultado do sistema. No ambiente externo a organização sofre influências de fatores relacionados a economia, as políticas e regulamentações governamentais, a competição, a tecnologia, etc. A relação do sistema de produção com os fatores internos e externos são primordiais para seu funcionamento.

12. O que se entende por Planejamento Estratégico de Manufatura e qual o seu objetivo primordial?

R: O planejamento tem como objetivo alocar, efetivamente, os recursos disponíveis às necessidades de produção dos vários produtos, ajustando o custo dos recursos, a forma de operar, a quantidade e o valor do produto final, dentre outros parâmetros de produção.

14. Por que a  revolução  industrial  é  considerada  como  o  marco  inicial  da administração da produção nos moldes atuais? Afinal, como as atividades de produção eram antes administradas?

R: A Revolução industrial se deu origem aos estudos administrativos no trabalho e proporcionou a sua evolução, foi ela que alterou completamente os processos de trabalho, os meios de produção do mesmo, os destinos desta produção e as formas de organização dos trabalhadores. A invenção da máquina a vapor impulsionou a revolução industrial fez com que a humanidade conhecesse pela primeira fez o fenômeno da produção em massa, a demanda era muito maior do que a oferta. Nessa realidade a rotina era de jornadas de trabalho desumanas, com a utilização até mesmo de crianças  como uma alternativa de mão-de-obra de baixo custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (188.3 Kb)   docx (352.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com