TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DO LAYOUT ARQUITETÔNICO NA PRODUTIVIDADE DAS EMPRESAS MODERNAS

Por:   •  19/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

O IMPACTO DO LAYOUT ARQUITETÔNICO NA PRODUTIVIDADE DAS EMPRESAS MODERNAS

1. Introdução

Com o passar das décadas, a sociedade ocidental transformou-se de uma massa racional, metódica e inexorável, onde o ambiente de trabalho era um lugar exaustivo, com ideias conservadoras e afazeres sistemáticos, como na geração fordista do início do século XX, para uma população mais criativa e flexível, como o toyotismo e os tempos atuais. (TERRA, COELHO, 2005)

“Fala-se de organizações como se fossem máquinas e, consequentemente, existe uma tendência em esperar que operem como máquinas: de maneira rotinizada, eficiente, confiável e previsível”. (MORGAN, 2007, p.24)

Busca-se analisar o quanto essa mudança influenciou também o ambiente de trabalho, onde encontra-se atualmente escritórios mais modernos, projetados para serem tanto interativos quanto úteis.

Para termos um escritório com o layout adequado, devemos analisar as seguintes características: maior aproveitamento na utilização do espaço disponível, diminuição da movimentação de bens e pessoas, um fluxo flexível, mais racional, respeito ao espaço mínimo particular, ambiente físico propício ao trabalho e consideração dos mobiliários e das instalações técnicas. (KLIEMANN, SOARES, MERINO, 1998)

É possível observar cada vez mais empresas e locais de trabalho se adequando a essa nova realidade, como a sede da empresa Google em São Paulo projetada pelo arquiteto Guto Requena, que possui diversos ambientes temáticos, além de espaços de lazer, jogos e descanso para os funcionários. Analisamos o quanto esse diferencial é um estímulo para os funcionários, aumentando consideravelmente o rendimento da empresa e dos próprios funcionários.

Esse estudo tem como objetivo compará-lo a um escritório empresarial tradicional, e optamos pela empresa Freitas Leite Advogados, projetada pelo renomado escritório Athie Wohnrath localizada na Vila Olímpia, que oferece serviços de advocacia.

1.1 Problema da Pesquisa

Quanto o layout do escritório Google influência em sua produtividade, quando comparado com o escritório da empresa Freitas Leite Advogados.

1.2 Justificativa

Este projeto de iniciação teve sua origem na análise do desenvolvimento dos ambientes de trabalho que eram propostos nas décadas anteriores, e que sofreram uma significativa mudança no contexto da sociedade contemporânea. Logo, esta pesquisa desenvolve este tema, pois a produtividade no ambiente de trabalho se tornou um aspecto totalmente ligado a arquitetura e seus conhecimentos, os quais buscam o conforto em todas as suas questões. Analisando referenciais históricos é possível notar que no período em que se iniciou a revolução industrial, surgiu uma nova forma de produtividade a qual demanda um ambiente metódico e que busca somente a quantidade e não a qualidade quanto ao indivíduo que exerce a função. Este aspecto pode ser observado até hoje, no ambiente das escolas e escritório de caráter formal, porém e algo que não condiz com os valores da sociedade atual, sendo que o rendimento do trabalhador e sua produtividade não é vista mais como uma questão de produção somente, mas sim um ambiente agradável que visa a qualidade e rendimento dos empregados em seus afazeres em um menor espaço de tempo.

“Um ambiente jovial e descontraído conduz a um nível maior de criatividade. Um ambiente carregado, onde o sorriso é proibido, inibe a busca de soluções novas e originais.” (DUAILIBI, 2009, p. 153)

Um exemplo notável são as diferenças entre o escritório Google, localizado na Faria Lima e o escritório de advocacia Freitas Leite Advogados, na Vila Olímpia. Respectivamente, um com um layout mais “informal”, dando mais liberdade aos funcionários e outro mais sóbrio, como uma empresa tradicional é: com mesas separadas, sem muita interatividade entre os funcionários, tornando o ambiente mais formal e maçante.

Atualmente, muitas pessoas passam grande parte do seu dia no trabalho, dessa forma, é necessário que o ambiente seja propício para que haja um maior conforto e consequentemente melhor disposição do profissional, para que assim o desempenho seja o melhor possível. Infelizmente ainda são poucas as empresas que efetivamente se preocupam com tal questão, no entanto, de acordo com a Sociedade Americana de Designers de Interiores, o tema vem se tornando o 3º ponto de maior preocupação, perdendo apenas para o salário e benefícios sociais e tal mudança de ambiente de trabalho com esse layout inovador eleva a produtividade de 30% a 50%.

Portanto este tema se torna de grande importância quando analisamos as formas de trabalho, assim como o progresso das tecnologias e da sociedade, conjuntamente, o layout arquitetônico se mostra como uma ferramenta de extrema relevância que deve ser estudado previamente para que seja possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com