TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto da privatização Produtividade - o caso do minério de ferro brasileiro

Por:   •  20/5/2015  •  Artigo  •  7.092 Palavras (29 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 29

Impacto da privatização privado Produtividade: o caso do minério de ferro brasileiro[1]

James A. Schmitz, Jr.

Federal Reserve Bank of Minneapolis

Arilton Teixeira IBMEC

RESUMO        

A motivação principal para a onda de privatizações de empresas estatais (SOEs) nos últimos vinte anos foi uma crença que a privatização que aumentem a eficiência econômica. Há muitos estudos mostrando que a maior parte as privatizações atingir essa meta. O nosso tema é que os ganhos de produtividade da privatização são muito mais geral e generalizada do que geralmente tem sido reconhecido na literatura científica. Para avaliar os ganhos de produtividade da privatização, a literatura tem apenas analisou os ganhos de produtividade decorrentes da privatização SOEs. Mas privatização pode ter um impacto significativo sobre a produtores privados que muitas vezes existem lado a lado com SOEs. No presente trabalho, buscamos mostrar que este foi, de facto, o caso quando o Brasil privatizado seus SOEs na indústria de minério de ferro. Isto é, após a sua privatização, o minério de ferro SOEs aumentou drasticamente sua produtividade do trabalho, mas o mesmo aconteceu com o minério de ferro as empresas privadas do setor.


A motivação principal para a onda de privatizações de empresas estatais (SOEs) nos últimos vinte anos foi uma crença que a privatização que aumentem a eficiência econômica. Há muitos estudos mostrando que a maior parte as privatizações atingir essa meta. O nosso tema é que os ganhos de produtividade da privatização são muito mais geral e generalizada do que geralmente tem sido reconhecido na literatura científica. Para avaliar os ganhos de produtividade da privatização, a literatura tem apenas analisou os ganhos de produtividade decorrentes da privatização SOEs. Mas privatização pode ter um impacto significativo sobre a produtores privados que muitas vezes existem a par SOEs. No presente trabalho, buscamos mostrar que este foi, de facto, o caso quando o Brasil privatizado seus SOEs na indústria de minério de ferro. Isto é, após a sua privatização, o minério de ferro SOEs aumentou drasticamente sua produtividade do trabalho, mas o mesmo aconteceu com o minério de ferro as empresas privadas do setor.

Tanto quanto sabemos, não existem estudos sobre o impacto do SOE privatização sobre a produtividade de empresas privadas. Por isso, antes de se virar para a indústria de minério de ferro brasileiro, apresentamos brevemente argumentam que esta questão (da privatização privado do impacto sobre produtividade) merece muito mais atenção. Primeiro, apresentamos evidências de que é muito comum ter produção pública e privada lado a lado em indústrias. Por exemplo, em mais de metade dos países estudados por La Porta et al (2002), ambos controlados pelo governo e privados tinham bancos controlados participações significativas de ativos bancários. Segundo, apresentamos duas razões (é provável que existam muitos mais) por que razão privatização do SOEs em uma indústria que conduzem ao aumento da produtividade na empresa privada que a indústria. Uma delas é que é muito comum para os governos a produção local de restrições sobre os concorrentes privados do SOEs. Uma das principais razões para que as restrições é para limitar A SOE as perdas e, por conseguinte, os subsídios pagos a eles. Mesmo os Estados Unidos  , vemos exemplos importantes do presente, como, por exemplo, quando os ESTADOS UNIDOS Serviço Postal privado coloca restrições sobre serviços de entrega como FedEx (como quando ele proíbe FedEx para uso privado caixas de correio). Além disso, nos setores em que os sindicatos representam os trabalhadores de ambas as EMPRESAS PÚBLICAS e as empresas privadas, a união, muitas vezes escolhe inicialmente para pechinchar com o SOE (escolhe a empresa pública como o "alvo" ).  Uma vez que os gerentes normalmente SOE menos "caro" para dar trabalho e salários generosos pacotes como regra em relação aos administradores privados, sindicatos chegar a acordos com SOEs primeiro e, em seguida, usá-los como aproveitar em posteriores negociações com empresas privadas.

Tendo estabelecido a proposição de que o impacto da privatização privado produtividade é uma questão importante para compreender, nos dirigimos ao minério de ferro brasileiro. Discutimos brevemente a história do minério de ferro à privatização no Brasil e nossas fontes de dados. Antes da privatização, SOEs representaram cerca de 60 por cento da produção de minério de ferro brasileiro. Em seguida, mostramos que houve um pequeno ganho de produtividade no trabalho do Brasil indústria de minério de ferro até o início do processo de privatização em 1989. Em seguida, a indústria aumentou drasticamente a sua produtividade, mais do que duplicando ao longo da próxima década. Em seguida, mostramos que esse padrão foi encontrado em ambas as empresas públicas e privadas do setor. Isto é, após o início do processo de privatização em 1989, ambos os conjuntos de empresas praticamente dobrou sua produtividade do trabalho durante a década de 1990.

Em seguida, discutimos as fontes de ganhos de produtividade. As entrevistas com a administração, a grande empresa pública a CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) informou que foram duas grandes fontes de ganhos de produtividade. Em primeiro lugar, não houve ganhos decorrentes de eliminar camadas de administração redundante e de gestão. Segundo, houve ganhos decorrentes das mudanças de práticas de trabalho entre os trabalhadores das minas. Tradicionalmente, os empregados contratados em apenas uma pequena gama de tarefas. Com o início da privatização, os funcionários se tornou responsável por um leque muito mais vasto de tarefas. Privatização afetou as empresas privadas, principalmente através do segundo canal discutido acima. Ou seja, a união dos trabalhadores minério de ferro representam tradicionalmente tinha sido capaz de alargar (pelo menos em boa parte) dos salários e nas práticas de trabalho em empresas públicas para as empresas privadas. Com as empresas públicas que exigem uma maior gama de funções de seus empregados, as empresas privadas feitas alterações semelhantes. Na seção 7 , concluímos.

Por último, uma breve palavra sobre literatura. Existe uma grande literatura examinando o impacto da privatização com A SOE SOE produtividade. A literatura é revisada, por exemplo, de Megginson e Netter (2001).  A literatura geralmente encontra grandes ganhos de produtividade no SOEs após a privatização, um exemplo importante sendo Laporta e Lopez-de-Silanes (1999).  Existe também uma literatura que compara produtividade em empresas públicas e privadas, pedindo que sejam mais eficientes (p. ex., os comentários por Borcherding, Pommerehne e Schneider (1982) e Megginson e Netter (2001).  Mas, mais uma vez, tanto quanto sabemos, não há literatura que analisa o impacto da privatização no serviço privado SOE produtividade. Esta é uma questão importante e vamos começar examinando-o aqui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (693.2 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com