TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Inteligências Múltiplas

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Inteligências múltiplas

A teoria da Inteligência múltipla de Howard Gardner revolucionou ao ultrapassar a noção comum de inteligência como “capacidade ou potencial geral que cada ser humano possui em maior ou menor extensão” e ao questionar a suposição de que a inteligência “possa ser medida por instrumentos verbais padronizados como teste de respostas realizadas com papel e lápis”.

O autor define inteligência como “a capacidade de resolver problemas ou de criar produtos que sejam valorizados dentro de um ou mais cenários culturais”.

Segundo a teoria das inteligências múltiplas a serie da capacidade dos seres humanos, podem ser agrupadas em sete categorias ou inteligências abrangentes:

(A) Inteligência lingüística: a capacidade de usar as palavras de forma afetiva, quer oralmente(como Martin Luther King, líder da luta contra a segregação racial no Estados Unidos da America no discurso  “i have a dream” , proferido na Marcha para Washington) quer escrevendo (como George R. R. Martin o homem que realizou o impossível: escrever uma obra que se equiparasse ao legado de Tolkien).

(B) Inteligência intrapessoal: o conhecimento e a capacidade de agir adaptativamente (com base neste conhecimento pessoas que possuem esta forma de inteligência possuem  Autoconhecimento, Tende a ser diferente do habitual nas pessoas, Tem um senso do eu bastante desenvolvido e etc).

(C) Inteligência interpessoal: a capacidade de perceber e fazer detenções no humor, intenções, motivações e sentimentos de outras pessoas (como são desenvolvida e trabalhada nos professores, terapeutas, políticos e líderes religiosos para conseguirem alcançar empatia de pessoas subordinadas a eles).

(D) Inteligência lógico matemática: a capacidade de usar os números de forma efetiva e de raciocinar bem (como pessoas que procuram resolver de forma metódica e persistente).

(E) Inteligência musical: a capacidade de perceber, discriminar, transformar e expressar formas musicais (como um critico musical, musicista, compositor). Esta inteligência inclui a sensibilidade ao ritmo, tom ou melodia e timbre de uma peça musical.

(F) Inteligência corporal – anestésica: pericia no uso do corpo todo para expressar idéias e sentimentos (como ator, mímico, atleta ou dançarino) e facilidades no uso das mãos para produzir ou transformar coisas (por exemplo, artesão, escultor, mecânico ou cirurgião). Esta inteligência inclui habilidades físicas especificas tais como coordenação, equilíbrio, destreza, força, flexibilidade e velocidade, assim como capacidades proprioceptivas.

(G) Inteligência espacial: a capacidade de perceber com precisão o mundo visto – espacial e de realizar transformações sobre essas percepções. (como por exemplo, caçador, escoteiro, decorador de interiores, arquitetos, artista ou inventor).Esta inteligência envolve sensibilidade à  cor,linha,forma,configuração e espaço.inclui também , a capacidade de visualizar , de representar graficamente idéias visuais e de orientar-se apropriadamente uma matriz espacial.

 

Referencias bibliográficas

  • Gardiner, Howard.

Estruturas da mente: a teoria das múltiplas Inteligências. Porto Alegre: Artes Medicas, c1994. Publicado originalmente em inglês com o titulo: The frams of the mind: the theory of Multiple Intelligences,em 1983.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com