TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mudanças constantes na economia

Por:   •  19/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS

ALUNO: NATHALIA PIMENTEL DE OLIVEIRA

Projeto de Intervenção

  1. INTRODUÇÃO:

As mudanças constantes na economia, no âmbito mundial, a ampliação do mercado e a concorrência acirrada tornou a gestão organizacional complexa, não estando em xeque apenas os serviços ofertados, mas também a gestão empresarial, fazendo-se necessário a adequação dos sistemas de informações das entidades, visando um controle gerencial mais eficaz. Sendo assim, através do gerenciamento de projetos, trazemos como proposta a implantação da Controladoria, uma área de grande importância da Contabilidade, a qual tem garantido um espaço importantíssimo no âmbito empresarial, pois os profissionais atuantes nesta área dispõem de conhecimento abrangente, a fim de garantir o cumprimento da missão e a continuidade da organização.

  1. JUSTIFICATIVA:

Compreendendo a necessidade de uma melhor comunicação organizacional e o espaço importante ocupado pela gestão de informações, tem-se visível a importância dos processos de trabalho de uma organização na geração de informações e o tanto que o sistema econômico envolto a ela pode definir a sua continuidade.

Quando surgem novas variáveis ambientais, a empresa deve estar preparada, o que significa tomar decisões oportunas, pois, dada à sua complexidade, mudam os rumos da organização, podem se alterar os seus resultados e, até mesmo, colocar em risco a sua continuidade. Diante desses desafios, a elaboração e consolidação de um adequado planejamento estratégico e seus planos decorrentes pelas empresas podem trazer contribuições valiosas para que as decisões tomadas no presente apoiem as consequências geradas no futuro. (BIANCHI, et al., 2006 apud ALMEIDA, et al., 2001, FIGUEIREDO; CAGGIANO, 1997)

  1. OBJETIVOS:

  1.  Objetivo Geral:

Propor ações para implantar a Controladoria Institucional a fim de melhorar a comunicação institucional e proporcionar uma melhor gestão das informações. 

  1. Objetivos Específicos:

  • Definir a missão e metas;
  •  Definir os perfis dos profissionais;
  •  Estruturar o setor;
  •  Definir a equipe responsável pela implantação;
  •  Levantar as demandas iniciais da área.
  1. METODOLOGIA:

A fim de alcançarmos os objetivos deste projeto e termos um melhor gerenciamento deste, tendo por base o guia de boas práticas constituído pelo PMI (Project Management Institute) chamado PMBOK (Project Management Body of Knowledge), elencaremos os cinco grupos compostos por processos, conforme seus propósitos, necessários para a execução do mesmo, são eles:

  1. Grupo de Processo de Iniciação:

Neste grupo temos dois processos, os quais nos direciona a uma análise preliminar do projeto como um todo a fim de apresenta-lo para aprovação e iniciação. Também é definido o escopo inicial e é realizada a reserva dos recursos financeiros iniciais. Os processos deste grupo ainda nos ajudam a analisar se um projeto deve ser continuado, adiado ou interrompido.

  1. Grupo de Processo de Planejamento:

Este grupo é composto por vinte processos, para auxiliar no amadurecimento do escopo do projeto, definição de custos e prazos. Além disso as ações são traçadas e os objetivos refinados.

  1. Grupo de Processo de Execução:

O grupo de execução engloba oito processos que são direcionados para realização do projeto em si, nesta fase a maior parte dos recursos financeiros são consumidos.

  1. Grupo de Processo de Monitoramento e Controle:

Composto por 10 processos destinados ao acompanhamento, monitoramento, revisão e controle do processo e desempenho do projeto, é possível identificar as mudanças necessárias no plano e providenciá-las. Neste grupo é possível evidenciar melhor o desempenho do projeto, mensurá-lo e identificar distorções.

  1. Grupo de Processo de Encerramento:

Dois processos integram esse grupo, os quais são direcionados para o encerramento de todos os processos tendo em vista finalizar oficialmente o projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com