TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Noções introdutórias do Direito

Por:   •  9/4/2018  •  Resenha  •  3.154 Palavras (13 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 13

Noções introdutórias do Direito

Antes de iniciar o estudo geral dos ramos do Direito Público e Privado, é necessário que você compreenda a origem do Direito, sua definição, suas fontes e a maneira de aplicar e de interpretar as normas. Veremos que o Direito é um conjunto de normas ou regras que rege a vida do homem em sociedade.

Dower (2005, p. 4) afirma que o Direito, composto por um conjunto de normas jurídicas, equaciona a vida social, atribuindo aos indivíduos que a constituem, não só uma reciprocidade de poderes e faculdades, mas também de deveres e obrigações, visando resolver os conflitos de interesses e assegurar a ordem de maneira imperativa.

É o Direito que garante ao homem a possibilidade de viver em sociedade. Daí a importância do conhecimento geral de sua definição e princípios para o exercício de sua profissão, pois, sem o Direito, não haveria segurança jurídica na realização de negócios e os vínculos sociais romper-se-iam, ficando os mais fracos ao arbítrio do poder dos mais fortes. Mediante o Direito, busca se garantir à sociedade uma vida tranquila e segura, ordenando e protegendo a atividade humana individual e coletiva.

O Poder Legislativo tem a função de fazer as leis pelas quais se rege o país. O Poder Executivo, por sua vez, tem a função de administrar o Estado de acordo com as normas editadas pelo Poder Legislativo. Já o Poder Judiciário exerce a função jurisdicional do Estado, consistente na distribuição de justiça. Em regra, o Judiciá- rio aplica a lei aos casos concretos levados a julgamento.

Direitos Tributário e Administrativo

Para cumprir os objetivos fundamentais do Brasil traçados na Constituição Federal, que compreendem a garantia do desenvolvimento nacional, promovendo o bem de todos, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais, o Estado precisa de recursos, ou seja, de dinheiro. É por esse motivo que o Estado exerce o poder de tributação, regulado pelo "Direito Tributário".

[pic 1]

5. NOÇÃO DE DIREITO. BREVE CONCEITO. ORIGEM E FINALIDADE Basicamente, Direito é regra, ou melhor, um conjunto de regras que orientam, norteiam a vida do homem em sociedade. © O Direito – aspectos gerais 45 O Direito é universal, comum a todos os povos. É fenômeno que garante ao homem a possibilidade de exigir a efetivação dos preceitos estabelecidos pelas normas jurídicas.

 Dower (2005, p. 4) afirma que o Direito, composto por um conjunto de normas jurídicas, equaciona a vida social, atribuindo aos indivíduos que a constituem, não só uma reciprocidade de poderes e faculdades, mas também de deveres e obrigações, visando resolver os conflitos de interesses e assegurar a ordem de maneira imperativa.

 O vocábulo direito provém do latim directum, tendo como correspondentes as formas derecho, diritto, droit, e drept. Etimologicamente, então, define-se Direito como a qualidade daquilo que é conforme a regra. Assim, a finalidade do Direito é regular a vida do homem em sociedade.

 Neste sentido, Milaré (2009, p. 28) ensina que: Sim, a vida em sociedade seria impossível sem a existência de um certo número de normas reguladoras do procedimento dos homens, por estes mesmos julgadas obrigatórias, e acompanhadas de punições para seus transgressores. A punição é que torna a norma respeitada. De nada adiantaria a lei dizer, por exemplo, que matar é crime, se, paralelamente, não impusesse uma sanção àquele que matasse. A coação, ou a possibilidade de constranger o indivíduo à observância da norma torna-se inseparável do direito.

 Sem o direito, os vínculos sociais romper-se-iam e os mais fracos ficariam ao arbítrio do poder dos mais fortes. Busca-se garantir à sociedade uma vida tranquila e segura, ordenando e protegendo a atividade humana individual e coletiva. Acepções da palavra direito A palavra direito pode ser empregada em várias significações. Existe o direito norma, que é a lei, ou regra de ação; o direito faculdade, que é o poder de ação prerrogativa; o direito justo, que indica o que é devido por justiça; e o direito fato

 Fontes do direito positivo

A palavra fonte deriva do latim fons, fontis, que significa nascente, designando tudo o que origina ou produz algo. A expressão fontes do Direito, portanto, encerra uma metáfora para indicar a própria gênese do Direito, ou seja, os meios pelos quais se formam as regras Jurídicas

(SIQUEIRA JUNIOR apud MILARÉ, 2009, p. 36). São fontes do Direito positivo a lei, o costume, a doutrina e a jurisprudência. A lei é uma regra, uma norma geral, promulgada pelo poder que tem competência para tanto. O poder competente para legislar é o Poder Legislativo. Trata-se de norma escrita e aplicável em relação a todos os membros da sociedade indistintamente.

 Costume é o hábito adotado por uma determinada sociedade. Nem todas as regras estão escritas. As regras não escritas, denominadas de costume, obrigam a todos da mesma forma que se estivessem escritas. Montoro define o costume como: "a norma jurídica que resulta de uma prática geral constante de prolongada, observada com a convicção de que é obrigatória" (apud MILARÉ, 2009, p. 38).

 A doutrina é, resumidamente, a lição dos estudiosos do Direito. É comum esses estudiosos do Direito escreverem livros comentando e interpretando a legislação vigente, apontando seus pontos positivos, suas falhas e as correções necessárias. Esses livros são chamados de "doutrinas". Portanto, a doutrina elaborada pelos estudiosos do Direito também é considerada sua fonte. Com efeito, de grande valor o trabalho dos doutrinadores na elaboração do direito positivo, já que, apontando as falhas, os inconvenientes e defeitos da lei vigente, acaba encaminhando o legislador para a feitura de lei mais perfeita (MILARÉ, p. 40). Portanto, a colaboração no aperfeiçoamento da lei é um dos principais objetivos dos doutrinadores.

 As jurisprudências são decisões reiteradas dos tribunais acerca de determinado assunto ou demanda. Quando o Tribunal decide litígios análogos (semelhantes) da mesma maneira por diversas vezes, isto é, quando a mesma decisão é reiterada e proferida em casos semelhantes por diversas vezes, estamos diante do que denominamos de Jurisprudência. Exemplo: os Tribunais Trabalhistas já decidiram, por inúmeras vezes, que a contratação de um empregado por experiência deve ser realizada, expressamente, por escrito. Sendo assim, podemos dizer que a jurisprudência dominante caminha no sentido de não aceitar o contrato verbal de experiência. Dessa forma, segundo a jurisprudo empregado contratado verbalmente por experiência é considerado contratado por prazo indeterminado. Portanto, segundo a jurisprudência dominante, se o empregado for desligado da empresa, terá direito a receber todas as verbas como se tivesse sido demitido sem justa causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (184 Kb)   docx (125 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com