TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Operações do Departamento Pessoal

Por:   •  22/6/2019  •  Artigo  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

...............................................................................................................................

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – 20192E

KEVIN CHRISTIAN RIBEIRO DE CARVALHO – RA522282019

ROTINAS DE DEPARTAMENTO PESSOAL

Portfólio 01

...............................................................................................................................

Belo Horizonte

2019

KEVIN CHRISTIAN RIBEIRO DE CARVALHO

ROTINAS DE DEPARTAMENTO PESSOAL

Portfolio 01

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia de Recursos Humanos da Faculdade ENIAC para a disciplina Operações de Departamento Pessoal.

Belo Horizonte

2019

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

O empregado que trabalha no horário noturno caso seja transferido para o horário diurno, perde o direito ao adicional noturno?
        Conforme a Constituição Federal, no artigo 7º, inciso IX,  entre os direitos definidos aos trabalhadores, está a definição da remuneração do trabalho noturno superior à do diurno, consolidado na CLT, artigo 73 o acréscimo de 20% do valor pago pela hora diurna. No inciso II do artigo 73 da CLT, define que considera-se noturno o trabalho executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte.

Devido ao adicional noturno ser diretamente ligada ao horário de trabalho do empregado, se houver transferência para o horário diurno haverá a perda do adicional noturno, conforme dispõe a Súmula 265 do Tribunal Superior do Trabalho – TST.

Porém deve-se observar que o empregador deve obrigatoriamente obter o consentimento do empregado, por escrito, pois caso contrário a mudança de horário será ilícita por ferir o artigo 468 da CLT.

O empregado que se afastar por motivo de doença, tem o direito de correção salarial igual àquela obtida por outros funcionários, após seu retorno ao trabalho?

É garantido na legislação, conforme artigo 471 da CLT, que as correções salarias concedidas a categoria que o empregado pertença são aplicáveis ao funcionário afastado por motivo de doença. O empregado não pode sofrer prejuízos em relação a desigualdade salarial ao retornar porque o empregador responde e assume  os riscos da atividade empresarial.

Departamento Pessoal é o setor especializado na realização de todas as burocracias necessárias para garantir os direitos e deveres dos trabalhadores e da empresa. Por esse motivo a sua rotina é ligada a cálculos de diversos tipos de valores e entregas no prazo estipulado. Liste as principais tarefas do setor e explique detalhadamente uma dessas.

Legislação Trabalhista – Além de ter o conhecimento em relação as normas trabalhistas, o Departamento Pessoal tem a função de acompanhar as atualizações da legislação, para que a empresa esteja alinhada. Além disso, o setor também é o responsável por representar o empregador em processos trabalhistas.
        Admissão de colaboradores – Processo de entrada do funcionário na empresa, normalmente compreendido entre a aprovação da equipe de atração e o inicio das atividades do empregado, sendo responsável pela coleta de documentos, elaboração dos contratos, acompanhamento da entrega de crachás, benefícios e afins.

Folha de pagamento – O controle e os cálculos de pagamento como salário, vales refeição, transporte, alimentação, participação nos lucros e outros beneficios. Por serem mensais, estes processos consomem grande parte do tempo da equipe de Departamento Pessoal.

Rescisão – Quando um funcionário é demitido ou pede desligamento da empresa, o setor é responsável por realizar o processo, garantindo o cumprimento das leis trabalhistas, coletando a documentação e acompanhando processos externos se necessário, como a homologação trabalhista junto ao sindicato quando necessário.

Folha de ponto – Cabe ao departamento pessoal o acompanhamentos do tempo de trabalho de cada colaborador através dos registros de ponto realizados no inicio e final de cada jornada de trabalho. A partir desses registros o Departamento Pessoal realiza o calculo de horas extras ou faltantes para realizar as açõe devidas, além de conferir se os horários estão sendo cumpridos.

Controle de férias – A saida dos colaboradores para o período de férias exige uma grande organização do Departamento Pessoal, para evitar a defasagem de profissionais nas equipes. O DP atua gerenciando a agenda de férias de cada colaborador tentando combinar a disponibilidade do colaborador a disponibilidade do empregador.

Impostos, contribuições, taxas – O Departamento Pessoal atua na gestão do pagamento dos impostos, contribuições e de qualquer eventual taxa que o empregador pague. Além disso, o Departamento Pessoal também atua com as entidades sindicais quando necessário, como acompanhamento de convenções coletivas.

Maior parte de nossas vidas é despendida no exercício de atribuições profissionais. Nesse sentido, é importante que o profissional se mantenha saudável, tanto para o bom desempenho de suas atribuições quanto para a continuidade de sua vida laboral. Todavia, eventualmente podemos adquirir alguma moléstia, que pode ser decorrente do exercício profissional e, como consequência, prejudicar o desempenho de nossas atividades. Explique alternativa e ação preventiva que uma empresa deve executar para evitar tais transtornos.

A legislação, através do artigo 168 da CLT Inciso III, define que periodicamente os empregados devem realizar o exame médico por conta do empregador para avaliação da saúde, o que por si só permite ao empregador acompanhar a existência de qualquer tipo de moléstia nos empregados.

Complementando, a Norma Regulamentadora 7, que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, Norma Regulamentadora 9, que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA e Norma Regulamentadora 15, que estabelece a obrigatoriedade da emissão do Laudo Técnico das Condições de Trabalho por um engenheiro do trabalho, programas operados em conjunto para auxiliar na prevenção, mapeamento precoce e diagnóstico dos prejuízos a saúde dos trabalhadores, além da constatação dos casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis causados por riscos do trabalho ou quaisquer situações ligadas ao trabalho de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com