TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Políticas de Recursos Humanos

Por:   •  7/3/2018  •  Ensaio  •  2.703 Palavras (11 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

Introdução        1

Objectivo Geral        1

Objectivos Específicos        1

Metodologia        1

Problemática        1

Revisão da Literatura        2

Gestão dos Recursos Humanos        2

A Evolução dos Recursos Humanos        2

Definição        3

Objectivos da Gestão dos Recursos Humanos        3

Políticas de Recursos Humanos        4

Subsistemas da Gestão de Recursos Humanos        6

Dificuldades básicas da Gestão de Recursos Humanos        8

Importância da Gestão de Recursos Humanos        8

Conclusão        10

Referências Bibliográficas        11



Introdução

A gestão de recursos humanos é uma área extremamente sensível à mentalidade que predomina nas organizações, por isso ela é contingencial. Depende da cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adoptada e depende das características do contexto ambiental do negócio da organização das suas funções, processos, entre outros.

Este tema é de extrema importância para as organizações e debate para os gestores no ambiente organizacional. Os recursos humanos referem-se as pessoas que fazem parte da organização, pois estas dependem das pessoas para atingir os seus objectivos, uma vez que estes são elementos vivos da organização e impulsionadores da mesma, capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizagem, indispensável a sua constante renovação num mundo de mudanças e desafios.

Assim sendo, no presente trabalho iremos falar da evolução, conceitos, objectivos e políticas da gestão de recursos humanos, assim como a sua importância para as organizações.

Objectivo Geral

  • Compreender como é feita a gestão dos recursos humanos nas organizações.

Objectivos Específicos

  • Explicar o conceito da gestão dos recursos humanos;
  • Descrever os objectivos da gestão dos recursos humanos;
  • Explicar as políticas de recursos humanos;
  • Demonstrar os subsistemas dos recursos humanos;
  • Explicar a importância da gestão dos recursos humanos.

Metodologia

O trabalho foi feito com base em referências bibliográficas.

Problemática

Em um mundo de negócios caracterizado pela explosão da inovação tecnológica, pela globalização dos mercados, pela forte competição entre as organizações, pela graduativa e intensa desregulamentação dos negócios e pelas mudanças demográficas, políticas e culturais, as organizações precisam ser rápidas, ágeis e eficazes em custos. Portanto, as organizações devem possuir recursos, conhecimentos, habilidades e competências e acima de tudo pessoas que incorporem essas novas características.


Revisão da Literatura

Gestão dos Recursos Humanos

A Evolução dos Recursos Humanos

 Para Caetano e Vala (2007), os Recursos Humanos passaram por várias fases, nomeadamente:

1ª Fase: localiza-se entre o início do século XX e a I Guerra Mundial, os primeiros departamentos de recursos humanos controlavam as admissões e as demissões feitas pelos supervisores, dirigiam o departamento de pagamentos e administravam planos de benefícios. Era esse o trabalho, que em grande parte, consistia em assegurar que os procedimentos fossem seguidos. Quando a tecnologia em áreas como testes e serviços começou a surgir, o departamento de recursos humanos passou a desempenhar um papel maior na selecção, no treinamento e na promoção dos funcionários, esta fase foi considerada como a de Administração de Pessoal.

2ª Fase: localiza-se entre a I e II Guerra Mundial, a qual se caracteriza pelo agudizar do conflito entre o capital e o trabalho. Como consequência a necessidade de existir uma função de disciplina e organização de trabalho na organização. A designação usada para a função, neste período de tempo, é a Direcção das Relações Sociais ou Industriais.

3ªFase: desenvolveu-se ao longo das décadas de 50 e 60.Deparou-se com o grande desenvolvimento da Legislação de natureza social, sendo a função de pessoal dirigida por administrativos com elevada formação jurídica. A designação para a função foi de Direcção de Relações Humanas, focada na motivação e satisfação das pessoas.

4ª Fase: desenvolveu-se entre os finais da década de 60 e meados de década de 80. Esta fase passou a focar-se na gestão dos recursos ao nível do emprego, da remuneração, da formação, da higiene e segurança, dos regulamentos do trabalho, entre outros. A designação mais frequente nesta fase e a de Direcção de Pessoal, integrada na gestão global e tendo por principal finalidade assegurar a motivação das pessoas na produtividade global de forma também a minimizar os custos.

5ª Fase: inicia-se em meados da década de 80 e prolonga-se até aos dias de hoje. A designação mais habitual nesta fase é de Direcção de Recursos Humanos, cuja principal missão consiste em desenvolver e mobilizar as pessoas, as quais são encaradas mais como investimentos do que como um custo.

Tudo isso significa que é mais importante do que nunca contratar as pessoas certas e treina-las e motiva-las efectivamente. E isso, por sua vez, demanda um sistema de recursos humanos mais efectivo. Com base em análise, por exemplo, as melhores práticas de recursos humanos para muitas empresas hoje em dia incluem contratação altamente selectiva, equipes de trabalho e tomadas de decisão descentralizadas, altos salários, treinamento extensivo, diminuição das diferenças de status e muito compartilhamento de informações entre funcionários e gerência – tudo construído sobre uma base “que vê as pessoas como uma fonte de vantagem competitiva e sobre uma cultura administrativa que adopta essa crença”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (187.3 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com