TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Políticas de Recursos Humanos

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.436 Palavras (10 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa. 1

EMPRESA : AUTO PEÇAS PALMAS

COMERCIO VAREJISTA DE PEÇAS PARA MOTORES, DIREÇÃO, SUSPENSAO, FREIOS, DIFERENCIAL, CAMBIO E LUBRIFICANTES EM GERAL

LOCALIZADA NA104 SUL  RU SE 07 CONJ.1 LT. 21 CENTRO PALMAS-TO..........
Missão: “Nós Fazemos Clientes para Toda a Vida”

Valores: Atitudes e Comportamentos; - Valores Pessoais; - Valores da Organização; - Crenças de uma Organização são praticadas através das Pessoas.

Esta empresa foi escolhida por ter a melhor estrutura e tecnologia e é uma  grande empresa de Auto  Center de Palmas-to. (fonteHelia Caldas Instrutora de Treinamento– RH).


Passo 2


Mudança tem sido a palavra de ordem no vocabulário do moderno administrador   de empresas e pessoas devem aprender rápido, tanto que é possível observar em muitas organizações, a existência de programa especiais para ouvir sugestões e idéias dos colaboradores para transformação ou adaptação que possibilitem a melhoria continua dos processos fabris de serviços ou administrativos.
Os profissionais de Recursos Humanos tem um importante desafio: como definir novos modelos e promover a internalização destes para que as pessoas da empresa aceitem aprender novamente aquilo que já sabem fazer.
As políticas de Recursos Humanos devem premiar ou promover os agentes que compartilham o que conhecimento e trabalham em equipe, evitando tais ações para com os que não o fazem. Pode-se dizer que mudança organizacional significa abandonar a maneira antiga de fazer as coisas, adotando novas práticas que proporcionem resultados melhores.

Quebra de paradigmasO termo 'paradigma' serve para indicar modelos ou padrões, que servem como marcos de referência, para explicar às pessoas como lidar com diferentes situações e ajudá-las nisso (MAXIMIANO, 2008, p. 19).Entendemos que paradigmas são modelos, referencias para lidar com situações. Em geral, empresas usam esses paradigmas para nortear suas ações. Com a atual transição rápida dos mercados, as empresas necessitam adaptar se a essas novas situações e nem sempre os paradigmas utilizados suprem a necessidade. Assim ocorre a quebra de paradigmas, dessas referencias porque tais indicadores não suprem a necessidade de respostas. Essas mudanças são um reajuste em busca de novas soluções.A mudança, ou quebra, de paradigmas é a mola propulsora para a geração de soluções eficientes e de novos conhecimentos, além da otimização/valorização do capital intelectual da empresa. E se uma empresa quer se perpetuar e constantemente evoluir no mercado em que atua, esta deve entender e defender que as mudanças são as chaves para sucesso empresarial. Como uma empresa deve se preparar para mudar sempre que necessário?É preciso fazer todo um planejamento “pré-mudança” para que o processo se dê de uma maneira satisfatória para todos: “É preciso construir todo um contexto, mapeando o que precisa ser mudado, mobilizando a equipe toda e realinhando a estrutura da empresa”. Dentro do processo de mudança em uma empresa, existem os líderes de mudança e os agentes de mudança. Os primeiros são quem conduzem o processo, mas os segundos são quem, de fato, fazem acontecer. O grande papel do líder é convencer e motivar os funcionários a se transformarem em agentes de mudança. E quanto mais agentes de mudanças houver dentro de uma empresa, maior é a chance de das mudanças serem bem-sucedidas.
O paradigma,portanto,oferece uma visão acerca do mundo e também um conjunto de problemas para serem resolvidos,contudo quando muitas questões surgem já não são solucionados pelo paradigma vigente, a teoria entra em crise e da inicio a uma revolução e a um novo paradigma. Convém lembrar que uma mudança em geral implica reajustar crenças, incorporando nova perspectiva com base em um novo conhecimento adquirido, e não necessariamente, uma transformação radical..

Este trabalho tem como objetivo conhecer os processos administrativos desenvolvidos em uma determinada empresa, que está em fase de mudanças e quebra de paradigmas, utilizando as Tecnologias e Ferramentas de Gestão. As tecnologias e ferramentas de gestão proporcionam conteúdo e conhecimento, nos preparando para termos uma visão sistêmica dos processos realizados na empresa e que serão analisados em seu desenvolvimento. Verificaremos se a gestão está usufruindo as ferramentas para cultivar os seus pontos fortes e avaliar o que precisa ser melhorado, conduzindo os processos à eficiência para alcançar os objetivos da empresa. A qualidade nas empresas se torna uma condição para melhorias continua, e que o objetivo é de chegar a zero nos defeitos dos processos. A pratica da qualidade nas empresas destaca um meio para atingir os resultados desejados e faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas integradas ao modelo de gestão.

Passo 2.

Papel do Gestor na Organização.

Conceito e papel do gestor organizacional.O gestor é definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete à interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planejamento, da organização, da liderança ou direção e do controle, a fim de atingir os referidos objetivos.Mas uma das competências essenciais para o Gestor de Negócios é a capacidade de liderar pessoas, a capacidade de influenciar seus comandados a seguirem o caminho estipulado para vitória, à capacidade de motivar a sua equipe para seguir um objetivo comum. Mais do que ser apenas um chefe, ou seja, aquele que comanda que dá às ordens é necessário que o Gestor de Negócios seja um líder, que possa compartilhar conhecimentos e ensinamentos, além de possibilitar que sua equipe também possa lhe ensinar.A pessoa

que assume o cargo gerencial não é uma massa de modelar, pronta para a empresa moldá-la conforme suas necessidades, um individuo que traz consigo experiências, conhecimento, competências e modelos mentais, permeados por valores e que representam, no todo, o estilo do gestor. O estilo ganhara vida quando começarmos a ver como um gerente cumpre as tarefas exigidas por seu trabalho (MINSTZBERG est. al., 2006.p.49). É do trabalho árduo das partes (gestor e empresa) que se formara o gestor adequado e alinhado aos propósitos, tatos individuais quanto da empresa.“O gestor organizacional precisa esta aberto para o novo, refletir sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre as empresas de maneira geral, assim como repensar (sempre) em suas qualidades,potencialidades e limitações.”(Litterale2004). Papeis do gestor organizacionalPapéis Interpessoais: relativos ao relacionamento com as pessoas e construção conjunto dos resultados.Símbolo/Representação: Assume deveres (ex: cerimoniais, comparecer a casamentos, e outros eventos). Representa a organização, portanto é um símbolo desta.Liderança: dirige e motiva pessoas, treina aconselha, orienta e se comunica com coladores representa o tempo todo, pois ele é responsável por seus atos e de todos seus colaboradores. Ligação: mantêm redes de comunicação dentro e fora da organização relacionamentos que auxiliam o desenvolvimento de sua empresa. Ele faz o intercâmbio entre pessoas que irão gerar novos negócios ou facilitar os negócios existentes. Papel Informacional: As organizações, o mercado, as pessoas vivem em torno de um fluxo intenso e contínuo de informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (460.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com