TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Políticas e Estratégias de RH – Técnica de Downsizing

Por:   •  27/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 9

Barbara Nunes dos Santos

Logística Noturno 3 º semestre

Estudo de Caso – GESTÃO DE EQUIPES – FATEC CARAPICUIBA

Políticas e Estratégias de RH – Técnica de Downsizing

Como a política de Recursos Humanos visa alinhar a atuação dos profissionais de acordo com os planos e estratégias da empresa, pode variar de acordo com a cultura organizacional. Alinhado aos objetivos da organização.

Uma executiva de uma grande multinacional iniciou suas atividades como secretária bilíngüe há alguns anos. Após ter feito curso superior em Administração, fez MBA (Master Business Administration) em O&M e outra em Human Resources pela South Academy University, entidade estrangeira que através de franchise mantinha cursos de pós-graduação latu sensu no país. Foi promovida a cargo de Gerente Júnior e com o passar do tempo chegou a Controller, pelos seus méritos profissionais.

Mas o que mais preocupa a executiva nos dias de hoje, está sendo o orçamento apertado da empresa para este ano de 2017 e a consequente necessidade de se adequar a estrutura organizacional da empresa. Será necessário cortar 20% quadro de pessoal. Existe a previsão de corte de vários níveis hierárquicos através do processo de downsizing. Nesse momento de dificuldade, os stakeholders estavam reunidos para buscar uma solução de outsourcing como fator de melhoria para o budgets.

A preocupação com os cortes no budget eram grandes, porém, não se poderia simplesmente demitir bons colaboradores, sem utilizar as técnicas e ferramentas adequadas para minimizar os efeitos negativos. Ela estava na reunião, mas preocupada com seus pensamentos: no PDCA, naqueles que foram escolhidos para saírem da companhia e foram colocados no programa de outplacement. Ela deveria acompanhar o processo e estava sem tempo para isso.  Como o ambiente estava tumultuado devido a esse turnover forçado, um headhunter, que cobrou          R$ 30.000,00 pelo trabalho, aproveitando-se da situação, resolveu assediar um dos seus principais gerentes, Marcos, profissional dedicado, formado em Engenharia e com MBA em Marketing, e que atuava como coach na organização. Esse gerente, bastante capacitado, não estava nos planos de dispensa da empresa, pois havia uma B2E (business-to-employee) muito boa, uma vez que ele havia implantado o processo de housekeeping utilizando seu empowerment.  

Na verdade, ele havia sido indicado por um dos diretores para ser o CEO (Chief Executive Officer) em uma das filiais da organização, por ser profundo conhecedor do core business.

Como gerente, ele era muito querido pelos seus colegas, pois havia uma manutenção constante de seu networking. Pelo fato de ser um mentoring de seus colegas, habilidade conquistada no curso de team building, ele praticava brainstorming constantemente com seus pares a fim de solucionar os problemas no supply chain management. Ele havia sido implantado logo após o just-in-time, processo que fazia parte do continuous improvement adotado há cerca de seis meses. Estava iniciando também a implantação de TQC (Total Quality Customer) e ISO (International Standardization Organization).

Perder esse potencial não estava nos planos da executiva. Mas alguma coisa deverá ser feita para evitar que os headhunters venham assediar outros executivos. Era necessário fazer um upgrade nas estratégias. Talvez um benchmarking com seus colegas de outras organizações.

Atividade

  1. Analise o processo de downsizing que vem ocorrendo na empresa em questão, analisando o trinômio eliminação de cargos/ redução de custos e a qualidade dos serviços prestados.

       

       R: A empresa está querendo reduzir os custos, para continuar com um crescimento sustentável.

  1. Fale sobre a questão ética envolvida quanto à atuação do headhunter contratado pela empresa. O gasto com a contratação desse profissional foi bem planejado?

       

       R: Ao ler o texto acredito que não foi bem planejado, visto que se a empresa quer reduzir custos, só o custo do headhunter é mais alto do que reduzir algumas pessoas.

  1. Diferencie um processo de Downsizing que envolve Investimentos, de simples ações de demissão em massa, considerando a meta de redução de 20% no quadro de pessoal.

       

      R: No Downsizing, é feito um planejamento para a demissão de pessoas, em empresas que não empregam esse tipo de planejamento pode ter um efeito contrário, ao invés da empresa ter a redução ele poderá ter um prejuízo.

  1. Elabore um Plano de Ação com a ferramenta 5W1H, planejando passo a passo suas ações com vistas a implantação do processo de Downsizing (prazo de 3 meses).

       

O que fazer?

Identificar processos desnecessários, funcionários que não estejam contentes e também funções que possam ser substituídas

Porque?

Para que o processo de downsizung seja feito com sucesso a fim de evitar prejuízo para a empresa

Onde?

Em todos os departamentos da empresa

Como?

Através de questionários e fazendo um mapeamento nas funções que cada um exerce.

Quem?

Pode ser uma empresa terceira, ou até mesmo a equipe de Recursos Humanos

Quando?

Durante o prazo de 3 meses até que os resultados sejam alcançados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (192.5 Kb)   docx (325.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com