TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Preferências do Consumidor em Postos de Gasolina

Por:   •  3/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.968 Palavras (24 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

 

Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas (FATECS)

Curso de Administração

TÍTULO: FATORES DETERMINANTES NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR ACERCA DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS.

Felipe Oliveira

Filipe Ali

Leonardo Padilha

RESUMO

Com o advento de novas tecnologias e um mercado cada vez mais diversificado, tornou-se quase que imprescindível uma escolha embasada em pontos determinantes para o consumidor. Com uma demanda crescente no mercado, são diversos os fatores que podem determinar a escolha de um consumidor a levar determinado produto ou serviço.

O presente artigo traz uma perspectiva acerca da relação entre a preferência dos consumidores e aspectos determinantes que levam a escolher um determinado posto de gasolina na hora de abastecer.

Em um setor altamente competitivo, como é o setor de combustíveis, é necessário compreender todas as circunstâncias         que podem levar o consumidor a sua decisão final. Nesse contexto, buscou-se identificar quais são os fatores considerados mais importantes para a decisão e aqueles considerados pouco importantes, que praticamente não são relevantes para o cliente na hora da escolha.

Palavras-chave: [posto de gasolina; combustível; comportamento do consumidor]

 

1 INTRODUÇÃO

        Com o grande avanço e modernização das relações de consumo nos dias atuais, é possível identificar diferentes padrões de consumo em um determinado grupo de consumidores. Com novas opções de consumo e diferentes tipos de ofertas no mercado, o cliente passa a considerar diversos aspectos na hora da escolha de um determinado posto de combustível.

        O consumo de combustíveis e a escolha de um posto de gasolina são determinados por diversos fatores, os quais são analisados de maneira preponderante pelo consumidor antes da escolha. Como justificativa acadêmica, é importante destacar que o tema comportamento do consumidor tem uma relevância enorme, com 2699 artigos publicados no portal Periódicos Capes. Em relação a postos de combustíveis, esse tema abrange apenas 284 artigos. Sendo assim, relacionando os dois pontos tratados, a pesquisa busca contribuir com a inclusão do tema no debate acadêmico.

No que se diz respeito à relevância gerencial da pesquisa, segundo Kotler e Keller (2006), é necessário acompanhar frequentemente o comportamento de consumo dos consumidores. Os dois autores também destacam a importância dos aspectos psicológicos, situacionais e socioculturais. Sendo assim, é de suma importância o conhecimento, por parte das organizações, em relação aos seus clientes, de preferenciais e o considerações importantes. Sabendo do mercado competitivo que é o de combustíveis, poderemos gerar dados e análises para contribuição gerencial do mercado. Nossa contribuição social com a pesquisa também vem de encontro com a citação anterior, uma vez que os autores reconhecem a importância do entendimento das relações sociais e aspectos psicológicos e socioculturais. Estudando os padrões de consumo e comportamento dos consumidores, vamos de encontro ao melhor entendimento do funcionamento da nossa sociedade.

         Atualmente, o país e o mundo encontram-se em um cenário político-econômico delicado, seja pelas guerras, seja pela crise sanitária (covid) ou pelas eleições presidenciais. Este cenário acaba tornando o valor do combustível, no mercado, cada vez mais volátil. Tendo em vista esse cenário, que influencia diretamente em como o cliente consome determinado tipo de combustível, foi delimitado o seguinte problema de pesquisa: quais atrativos os clientes consideram mais importantes na escolha de um posto de combustível?

        O artigo tratará principalmente da relação entre o comportamento do consumidor e suas preferências na hora da escolha. A metodologia utilizada na pesquisa será um estudo de caso, que busca amplificar o conhecimento sobre o tema e compreender melhor as escolhas dos consumidores.

        O objetivo do presente trabalho é demonstrar o que motiva os clientes na hora da escolha de um posto de combustível, ou melhor, procura-se determinar quais pontos são considerados mais importantes e quais são considerados menos importantes na hora da escolha de um posto de combustível. Em conseguinte, os objetivos específicos desta pesquisa são: aprofundar a visão em relação ao comportamento do consumidor e verificar quais atributos têm mais importância para o cliente na hora da escolha e análise do peso de cada atributo para cada consumidor.

        Para alcançar o objetivo estabelecido pelo grupo, optou-se por desenvolver uma pesquisa quantitativa, a partir de um questionário estruturado com alternativas de 1 (pouca importância/relevância) até 5 (muita importância/relevância), em escala Likert. As perguntas buscam compreender os aspectos físicos, estruturais, gerenciais e organizacionais do posto de gasolina (limpeza, agilidade e prestatividade no atendimento, preço, vantagens e etc) e como cada um dos pontos citados influenciam no momento de escolha do consumidor em relação a qual estabelecimento optar.

2 REFERENCIAL TEÓRICO[a]

O referencial teórico do presente artigo é embasado em livros, artigos e trabalhos acadêmicos que têm como principal tema o comportamento do consumidor e os fatores determinantes na hora do consumo. 

São diversos os fatores que podem contribuir ou influenciar para determinado consumidor realizar sua decisão final. Diante desses diversos cenários na hora da escolha de algum produto ou serviço, deve-se levar em conta aqueles que são mais relevantes para o consumidor.

Ao se deparar determinado produto ou serviço, os consumidores geralmente analisam uma série de aspectos que podem ou não influenciar na sua decisão. Um consumidor que preza pela velocidade no atendimento, por exemplo, dificilmente voltará a frequentar um estabelecimento comercial onde o mesmo não teve agilidade no seu serviço. Solomon (2008) relata que o comportamento do consumidor está ligado à satisfação das necessidades e desejos dos consumidores, por isso é necessária uma avaliação detalhada do comportamento das pessoas antes, durante e depois da compra. Dada a importância de compreender o mercado em que atua e as preferências do consumidor, entendemos a questão como ponto crítico em qualquer negócio e poderemos expor mais sobre um nicho de mercado pouco explorado no meio acadêmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (322.3 Kb)   docx (371.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com