TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais funções do administrador

Por:   •  7/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.811 Palavras (8 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 8

A empresa que escolho é a que atualmente trabalho Taguatinga Shopping que mescla algumas teorias onde utiliza da teoria de Mc Gregor onde os funcionários podem decidir pelo melhor em determinada situação onde a chefia não pode estar naquele momento e a teoria dois fatores de Hezberg onde as empresas eram estimuladas a explicitar quais seriam os fatores que os desagradavam, assim como os que os agradavam na empresa. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de Motivadores. Aqueles que desagradavam levaram o nome de fatores de Higiene. Por isso, a teoria é mais conhecida como "a Teoria dos dois fatores: ”Motivação - Higiene".Os fatores de Higiene São aqueles que são necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas por outro lado não são suficientes para provocar satisfação.Para motivar um funcionário, não basta, para Herzberg, que os fatores de insatisfação estejam ausentes. Pelo contrário, os fatores de satisfação devem estar bem presentes. Em nossa empresa defende-se “o fazer gostar do meio em que trabalha, os atrativos da empresa” onde possibilita o crescimento pessoal, percebe-se a importância do trabalho e reconhecimento pelo trabalho. Investe permanentemente em seus talentos, proporcionando oportunidades de crescimento profissional através de recrutamento interno e promoções. Seus funcionários estão engajados socialmente promovendo campeonatos esportivos na área de medicina ocupacional, prevenção e qualidade de vida incluindo campanhas internas ,palestram sobre saúde, exames ocupacionais, avaliações audiométricas, vacinação, Sipat (semana interna de prevenção de acidentes do trabalho) semana do colaborador onde se concentram vários especialistas de variadas áreas de saúde, bem estar, embelezamento pessoal e outras atividades relacionadas ao bem estar e saúde.

Aula 4.

Na abordagem estruturalista enfatiza na estrutura no ambiente e nas pessoas , uma organização depende uma das outras para seguir seus caminhos e atingir seus objetivos, as empresas não precisaram mais recorrer tão somente às fabricas, elas encontram seus produtos em outras empresas, ou seja, ela é aberta, se interage com o meio externo. Todos dependem de todos, seja externa ou internamente de forma ajuda mútua.

Aula 5.

Na abordagem sistêmica parte do principio que: não é apenas observando as partes e remontando elas que consigo entender o todo. Temos que ter capacidades de relacionar as partes como o todo. Como René Decartes dizia: é preciso separar o problema em partes para entender como um todo. Visualizar as tendências e identificando ações que influenciam o futuro. Esta teoria esta classificada em aberta e fechada. No sistema aberto (equifinalidade) troca energia e insumos com o meio externo dando origem ao famoso sistema: ENTRADA – PRECESSAMENTO – SAÍDA – FEEDBACK, sendo atingido de varias maneiras e partindo de diferentes pontos.Já no fechado (entropia) não faz qualquer troca trazendo caos interno ou não possui potencial para transformação de energia ou trabalho trazendo desequilíbrio na organização.

Na abordagem contingencial, que surge a partir da abordagem sistêmica. Tem como tese central que as organizações não podem receber tratamento padronizado, tudo depende de tudo, pois as condições ambientais e fatores internos são inerentes a cada organização e demandam uma abordagem diferenciada. Assim, acredita que não há princípios universais de administração que possam ser aplicados indiscriminadamente em toda empresa, tudo é relativo, ou seja, ambientes diferentes, requerem soluções diferentes. Uma empresa deve estar atenta aos ambientes seja internos e externos para poder agir.

Na abordagem gestão pela qualidade segundo Deming 1990 uma das principais autoridades no assunto, nada mais é do que planejar para o futuro e prever problemas. Neste sentido, o gerenciamento da qualidade deve diminuir os custos sem comprometer o produto. Pelo contrário, a ênfase é na melhoria da qualidade do produto e, sobretudo, no aumento da satisfação do consumidor. Para ele a qualidade não depende apenas de que cada trabalhador faça o melhor que puder, nem da simples modernização tecnológica da empresa. Para garantir a qualidade, é necessário um longo aprendizado que leve os trabalhadores a tomarem consciência dos objetivos da empresa, a perceberem a importância do trabalho em equipe e a necessidade do esforço comum em prol desses objetivos. Para ele, o gerenciamento da qualidade apóia-se num “saber profundo”, visto como um sistema. O que melhor retrata é a famosa frase: “Um por todos e todos por um” no caso a empresa por todos e todos pela empresa.

Aula 6

As principais funções do administrador: Planejar – Organizar – Dirigir – Controlar.

Podemos fazer uma analogia a uma doceria onde:

1º planejar cada detalhe de tudo, tudo mesmo. Programar o que deve ou que se espera que aconteça.

 Planejar é diferente que improvisar. Ao planejar você tem um princípio com visão no futuro, o improvisar é fazer no momento que a situação já exige, sem tempo pra prever futuro ou conseqüências. O Planejar é:

a) Saber onde se quer chegar ou o que se quer alcançar;

b) Conhecer a realidade que se quer alterar;

c) Definir etapas e prazos;

d) Selecionar e otimizar os recursos;

e) Avaliar os resultados.

2º juntar os recipientes, organizar o maquinário, juntar à mesa os ingredientes a ser utilizado.

 Organizar segundo FARIA, José Carlos, é “o estabelecimento de uma estrutura formal de autoridade, mediante a qual se definem, dispõem e coordenam as fases e métodos de trabalho para se atingir um objetivo” que complementa a função de planejar.

3º Dirigir o funcionamento da doceria, verificar o estado do maquinário ou comprar novos, verificar se está dando lucro ou prejuízo e etc.

 Dirigir Pode-se conceituar direção como o processo pelo qual os gerentes procuram lidar com seus funcionários, liderando-os e comunicando-se com eles, de modo a alcançarem os objetivos propostos em prol da organização. Também inclui a busca e articulação com os demais parceiros estratégicos externos. Por meio da liderança desenvolver condições de trabalho que propicia a motivação das pessoas reunindo o esforço individual desses indivíduos para o objetivo comum. Ser líder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com