TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Profissões do Futuro

Por:   •  20/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDANTES

OTÁVIO LUIZ ZANDONAIDI OLIVEIRA

FÁBIO FERNANDES DE SOUZA

WALECKSON BARBOSA CHAVES

LUAN MAURILIO DA SILVA OLIVEIRA

PROBLEMA

Estudantes do ensino básico, especificamente o Ensino Médio, com dificuldade na escolha de uma atuação que se enquadra no perfil profissional especifico de cada indivíduo.

INTRODUÇÃO

O tema ‘profissões do futuro’ nos leva a refletir e discutir uma séria pauta do Brasil contemporâneo, visto que atuais empresas estão sempre em busca de novos mercados, reduzindo custos e maximizando suas rendas com a finalidade de garantir vantagem competitiva em comparação as demais do mesmo ramo de atuação.

As profissões do futuro também estão diretamente relacionadas ao panorama em que as organizações pretendem alcançar em a longo prazo, tendo em vista a concorrência cada vez mais acirrada, com gigantes de mercado introduzindo seus produtos e serviços em diferentes divisões de mercado.

Com o nosso mundo cada vez mais conectado, alterando-se a mil por hora, as verdadeiras profissões que todos perseguem hoje podem rapidamente tornar-se uma coisa do passado, alterando de maneira drástica a realidade da sociedade, obrigando-a a adequar-se rapidamente ao novo cenário.

À medida que o mundo evolui, assim como as tendências de emprego e descrições de cargos, o mais importante para estruturar sua carreira sólida é buscar almejar uma profissionalização em que seu trabalho será na demanda em vários anos, permitindo alterações de perfil e características profissionais.

Desse modo, ao compreender as principais tendências que afetam os trabalhos que você vai ser capaz de tomar as melhores decisões de carreira para si mesmo.

  1. ESCOPO

Em uma pesquisa encomendada pela Fundação Getúlio Vargas sobre áreas de atuação, onde o foco era as tendências de contratação, requisitos de formação profissional e análise de especialistas setoriais sobre as profissões do futuro, foram encontradas as seguintes informações:

Aplicou-se um questionário onde participaram 402 empresas brasileiras que empregam 2,2 milhões de empregados de 26 grupos da CNAE-2.0/IBGE representando indústrias extrativas, de transformação e da construção civil.Em cada empresa foram entrevistados profissionais da área de recursos humanos e/ou da área operacional;

Aplicou-se um questionário onde participaram 402 empresas brasileiras que empregam 2,2 milhões de empregados de 26 grupos da CNAE-2.0/IBGE representando indústrias extrativas, de transformação e da construção civil.

O primeiro averiguou tendências de contratação e requisitos de formação de profissionais pertencentes às duas principais áreas das empresas: área de gestão e área de produção

O segundo tratou de 246 profissões específicas, com base no Código de Ocupação Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego e profissões sugeridas por especialistas setoriais ou pelos respondentes, podendo ser agrupadas em:

  • Formação em nível superior de ensino;
  • Formação em nível médio/técnico;
  • Formação em nível básico.
  • Foram obtidas proporções de aumento, estabilidade ou queda por áreaprofissional ou profissão específica.

ÁREAS PROFISSIONAIS

  • A inclinação geral é positiva;
  • Na área de gestão, 51,1% apontaram perspectiva de contratação;
  • Maior vitalidade na área de produção: 66,8% dos respondentes desta área apontaram capacidade de aumento de posto de trabalho.

ÁREA DE GESTÃO

Média dos resultados para cada um dos segmentos

[pic 1]

ÁREA DE GESTÃO

 PERSPECTIVA DE CONTRATAÇÃO POR CARGOS

[pic 2]

ÁREA DE GESTÃO

PERSPECTIVA DE CONTRATAÇÃO ATÉ 2020

[pic 3]

Em 7 de 13 seções, as projeções de aumento superaram as de estabilidade.

Perspectivas de redução são mínimas.

  1. ÁREA DE PRODUÇÃO

[pic 4]

ÁREA POR PRODUÇÃO

PERSPECTIVA DE CONTRATAÇÃO POR CARGOS

[pic 5]

ÁREA DE PRODUÇÃO

PERSPECTIVA DE CONTRATAÇÃO

[pic 6]

Em todo as 8 seções, predominaram as projeções de aumento.

OBJETIVOS

        OBJETIVO GERAL

        Capacitar jovens, através de uma análise de orientação profissional, à escolher as áreas de atuação que possuem melhor remuneração, dentro do perfil profissional de cada um deles, adequado a realidade de mercado e suas perspectivas.

        OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Levar os alunos a refletir sobre essas questões com um olhar mais critico.
  • Informar as perspectivas de profissões quanto à remuneração e atuação de mercado.
  • Informar acerca do perfil profissional exigido pelas empresas e as demandas atuais do mercado de trabalho
  • Incentivar o ensino continuado, através do ingresso na Universidade, cursos técnicos e/ou cursos profissionalizantes.

BRAINSTORMING


ESPINHA DE PEIXE



STAKEHOLDERS

Os Stakeholders têm legítimos interesses no projeto, os stakeholders são importantes para a organização à medida que contribuam para a melhor performance do projeto.

Dentre os Stakeholders mais importantes estão os estudantes do Ensino Médio no município de Seropédica, uma vez que eles são os principais alvos de nossas ações orientativas.

Os professores também tem grande influência no projeto, visto que eles são os modelos a serem seguidos pelos estudantes e que, longe da família, esses são os educadores que formam cidadãos e agentes capazes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (498.5 Kb)   docx (386.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com