TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Administrativas

Por:   •  5/9/2021  •  Exam  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Cite os cinco fatores de produção e suas respectivas remunerações.
  1. Fator de produção terra: Sua remuneração é através de aluguéis e arrendamentos, mesmo estando a terra parada mais a longo prazo ela valoriza.
  1. Fator de produção capital: Sua remuneração vem através do lucro.
  1. Fator de produção mão de obra: Salário ou remuneração.
  1. Fator de produção tecnologia: Os royalties e os direitos autorais que são pagos de uma invenção.
  1. Fator de produção capacidade empresarial: Com os bônus ou prolabore.
  1. Diferencie microeconomia de macroeconomia.

Microeconomia ou teoria dos preços: analisa a formação de preços de bens e serviços e de fatores de produção em mercados específicos. É o estudo do funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço, predominando a visão de mercado como um todo.

Macroeconomia: estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, como renda e produtos nacionais, nível geral de preços, desemprego e emprego etc.

  1. Explique o que são bens de natureza elástica e inelástica. Cite exemplos.

Elástica: É aquela a qual o consumidor é suscetível a variação de preço, exemplos; arroz, feijão, soja etc.

Inelástica: São aqueles produtos em que se o preço aumenta a quantidade demandada cai pouco, exemplos; gasolina, gás de cozinha, eletricidade etc.

  1. Explique como é utilizado o Coeficiente de Gini no nível de concentração de renda de um país e como é mensurado o IDH.

O índice de Gini é medido por instituições competentes, como o Banco Mundial. Os dados de todos os países podem ser encontrados, ainda, no Relatório do Desenvolvimento Humano (RDH) elaborado pela ONU todos os anos.

Neste relatório a Organização das Nações Unidas busca medir o seu principal indicador, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Neste caso, quanto mais próximo de um, mais desenvolvido é o país em termos de igualdade de renda, mas também em medidas de longevidade e educação.

  1. Como se dá o fluxo real e monetário em uma economia capitalista.

Fluxo real da economia: As famílias ofertam mão de obra, as empresas contratam essa mão de obra ofertam no mercado de bens e serviços e no final as mesmas famílias que produzem tudo que é gerado na economia acabam demandando os mesmos bens e serviços que elas fabricam.

Fluxo monetário da economia: Se dá através da moeda que tem quatro funções que são unidade de conta, intermediário das trocas, reserva de valor, especulações e facilita o fluxo real e monetário da economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com