TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Responsabilidade Socioambiental

Por:   •  17/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

A responsabilidade socioambiental é a relação entre a sociedade, meio ambiente e a empresa, na qual principalmente as empresas buscam métodos para melhor interagir com as demais, conceder meios para que a sociedade se desenvolva e ações para a conservação do meio ambiente.

Para uma organização com políticas de responsabilidades socioambientais é uma estratégia de competitividade capaz de construir valores na sociedade, agregação de valor no produto e à imagem da organização, e a preferência dos clientes. A empresa ganha o aumento da produtividade, na medida em que seus colaboradores estão mais motivados por fazer parte de uma empresa com políticas ambientais, obtém na medida em que se desenvolvem as políticas ambientais a isenção de impostos por parte do poder público e a confiança dos fornecedores.

Os aspectos econômicos, ambientais e sociais devem possuir igual importância numa organização, e ao longo dos anos vem aumentando o número de organizações que se preocupam com tais aspectos, chegando a um nível que buscam conduzir dos seus stakeholders para esse “movimento”. Dessa forma, os gestores devem analisar o mercado com objetivos de traçar estratégias baseadas no desenvolvimento sustentável.

Para que as organizações busquem implementar políticas de responsabilidade socioambientais, é primordial o avanço das tecnologias que buscam reduzir os impactos causados ao meio ambiente. É pensando nisso, que buscamos analisar algumas tecnologias e empresas que utilizam os avanços da tecnologia em prol do meio ambiente.

Talvez o principal avanço tecnológico do momento seja a Internet das coisas (IoT) que é uma tradução de Internet of Things. O termo, criado nos anos 90, foi evoluindo à medida que a internet sem fio passou a ser mais presente na vida das pessoas, e descreve um fenômeno que vivemos hoje: cada vez mais objetos estão conectados à internet e se comunicam mutuamente. Isso acontece por meio de softwares e sensores que transmitem dados para uma rede.

A IoT pode levar mais eficiência para a indústria, contribuindo para a construção do que chamamos de Indústria 4.0. Esse conceito de indústria considera as principais inovações tecnológicas como parte dos processos de produção industrial, que podem se tornar cada vez mais eficientes e autônomos.

Após um programa piloto bem sucedido empreendido pela Gemalto, pela provedora líder em tecnologia de motor e telemática Ashwoods Lightfoot e pela prefeitura de Exeter​, a perspectiva da condução eficiente e mais ecológica para aqueles que usam diariamente as rodovias está se tornando uma realidade.

1. Ecológico em qualquer lugar.

Os carros inteligentes e autônomos podem inaugurar uma nova era de condução ecológica ao permitir que os carros nas ruas se comuniquem e processem o que os outros veículos estão prestes a fazer.  Isso permite que o tráfego se desloque a uma determinada velocidade com apenas alguns metros de distância entre veículos, reduzindo a ineficiência de combustível provocada pelas mudanças de marchas e velocidade dos veículos operados por seres humanos. A Plataforma IoT Watson da IBM foi usada para criar um carro sem motorista chamado Olli. A plataforma Watson IoT analisa as enormes quantidades de dados provenientes dos sensores no veículo, permitindo-lhe acelerar, desacelerar e mudar de faixa sem a contribuição do motorista.

2. Fauna conectada.

A Internet das Coisas foi usada para retirar as espécies da extinção, com enorme sucesso. O lince ibérico foi restabelecido na Espanha após o uso das tecnologias da Internet das Coisas para rastrear e monitorar os poucos linces selvagens remanescentes. Usando coleiras para o geomapeamento de sua localização e hábitos, junto com drones conectados, que foram muito menos invasivos ao rastrear os animais, os cientistas e especialistas em fauna puderam ajudar a restabelecer a vida das espécies.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com