TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tendências do Mercado de Varejo

Por:   •  18/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Matriz de atividade individual*

Módulo: 02

Atividade: Posicionamento critico

Título: Tendências do mercado de varejo

Aluno: Celio Aparecido Rodrigues de Almeida

Disciplina: Gestão de Canais de Distribuição

Turma: 2176DF/1

Introdução

Neste estudo analisaremos as principais tendências para o mercado de varejo. Como base utilizaremos os pontos principais destacados por Kotler e Bernardino e no estudo apresentado através do texto “10 tendências para o futuro do varejo” extraído do site Boletim do empreendedor.

 

Principais tendências apontadas por Kotler e Bernardino

Dentre as principais tendências apontadas por Kotler e Bernardino podemos destacar:

- O novo formato do varejo baseado na integração de negócios onde diversos segmentos dividem o mesmo espaço (conceito loja dentro da loja), proporcionando maior comodidade ao cliente.

- Investimentos em tecnologia que proporcionam maior eficiência na gestão, redução de custos e simplificação e agilidade nos processos.

- Era eletrônica e internet, lojas sem espaço físico e com maior amplitude na área de atuação.

- Concentração de mercado e aumento de poder proporcionando com o aumento do volume e melhor gerenciamento de compras favorecendo o varejo nas negociações com fabricantes.

- Internacionalização de mercados onde varejistas passam a atuar em diversos países.

- Comportamento do consumidor onde a comodidade passa a influenciar a preferência com a possibilidade de encontrar tudo em um único lugar, a exemplo das grandes lojas de departamento e shoppings que oferecem estacionamento, praça de alimentação, banheiros, etc.

Principais tendências observadas pelo estudo

O estudo apresenta alguns tópicos apontados como as futuras tendências para o varejo, dentre eles podemos destacar:

- O mundo com experiência de varejo que com as inovações tecnológicas proporciona ao consumidor poder comprar qualquer coisa, a qualquer hora e em qualquer lugar.

- Pré-visualização da compra e serviços habilitados através de dispositivos móveis onde a tecnologia permite através da internet a antecipação de algumas etapas antes da compra evitando desperdício de tempo e desgaste na hora da escolha, e possibilita aos varejistas oferecer serviços que facilitam a vida de vendedores e clientes na hora da compra.

- A venda do Ideal, permite que o varejo consiga traduzir os principais anseios do consumidor com a finalidade de ofertar produtos que atendam às suas expectativas e necessidades.

- Decoração mutável onde proporciona ao varejista manter a loja sempre atualizada de acordo com as novas tendências.

- Levando a loja até o consumidor, cuja finalidade é alcançar consumidores que não tiveram a oportunidade de visita-la.

- Show & Tell instantâneo que permite aos consumidores compartilhar experiências e opiniões sobre empresas e produtos facilitando a vida das pessoas na hora da escolha.

- A força do grupo que permite aos consumidores através de compras coletivas maior poder de negociação e consequentemente mais descontos.

Pontos de convergência

Dentre os principais pontos de convergência entre os estudos gostaria de destacar a importância da participação do consumidor nos processos, seja no desenvolvimento de produtos como na experiência durante a compra e utilização.

Vale destacar os novos conceitos de varejo com um novo formato integrando diversos negócios em um mesmo espaço físico oferecendo ao consumidor maior comodidade e conforto.

Outro ponto fundamental é a importância das inovações tecnológicas que proporcionaram ao varejo maior eficiência na gestão, redução de custos, agilidade e simplificação nos processos possibilitando para as empresas expandir consideravelmente sua área de atuação.  

Principal fator que impactará o setor

O principal fator de impacto está relacionado as inovações tecnológicas que estão provocando uma verdadeira revolução no varejo, se de um lado houve estagnação ou queda no faturamento de lojas físicas, o comércio digital proporcionou as empresas uma vasta expansão e fortalecimento de seus negócios permitindo alcançar mercados independentemente da fronteira geográfica.

Conclusão

Concluímos que todas essas transformações causaram um profundo impacto na forma de atuação do comércio varejista. Houve uma grande necessidade de aproximação com o cliente, passar a conhecer seus hábitos, anseios e desejos de consumo, e   se adaptar a essa nova realidade, não bastando apenas disponibilizar o produto em uma loja, mas passar a oferecer o diferencial, o conforto e a comodidade.

Outro ponto chave foi a revolução causada pelas inovações tecnológicas que provocaram uma profunda transformação no comportamento do varejo. Foram necessárias mudanças de estratégias de posicionamento de mercado, aprimoramento dos processos em todos os estágios e desenvolver novas formas de atrair o consumidor.

Essas transformações trouxeram benefícios para um público que está se tornando cada vez mais exigente, a era da informação permite troca constante de experiências provocando grandes melhorias na qualidade de produtos e atendimento.

Por outro lado a expansão territorial favoreceu o fortalecimento dos grandes grupos que passaram a exercer grande domínio e de certa forma controlar o mercado. Isso permite influenciar tendências e que a disponibilidade de produtos e política de preços   praticada seja de acordo com sua conveniência.

Como consequência os pequenos concorrem em desigualdade e terão cada vez menos espaço.

Fica a pergunta, até que ponto é saudável?

Referências bibliográficas

PSFK. 10 tendências para o futuro do varejo. Disponível em: <www.boletimdoempreendedor.com.br>. Acesso em: 23 ju. 2012.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com