TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DO E -COMMERCE SOBRE A ESTRUTURA DE MERCADO DE VAREJO

Por:   •  7/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Técnicas de Pesquisa Econômica

O IMPACTO DO E-COMMERCE SOBRE A ESTRUTURA DE MERCADO DE VAREJO PELO PERÍODO DE 2010 – 2016.

Nome: Cintia dos Reis Moreira

01 de Novembro 2017

                                                    SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ------------------------------------02
  2. JUSTIFICATIVA ----------------------------------03
  3. OBJETIVOS-----------------------------------------04
  4. METODOLOGIA-----------------------------------05
  5. CRONOGRAMA------------------------------------06
  6. BIBLIOGRAFIA------------------------------------07
  1. INTRODUÇÃO

Tema:  O impacto do e-commerce sobre a estrutura de mercado de varejo pelo período de 2010 – 2016.

O aumento da integração mundial da internet contribuiu para o surgimento de uma nova forma de comercialização de mercadorias diferenciadas da tradicional que é mercado de varejo.

No final da década de 1990, foi se formando uma bolha especulativa das então empresas denominadas “dot.com’’ (ponto com), caracterizadas por uma forte alta das ações de novas empresas de tecnologia da informação e comunicação baseada na internet.

O auge do estouro da bolha da Nasdaq ocorreu em 10 de março de 2000, na bolsa de valores de Nova York. Mas pouco tempo depois as ações começaram a despencar e já no início de 2001, muitas empresas ‘’dot.com’’ já estavam em processo de falência, vendas e fusões. Mas as empresas que conseguiram sobreviver tais como Amazon, Google, Ebay, etc., somaram lucros absurdos com o crescimento da bolha e após o seu estouro conseguiram se sustentar no mercado até hoje.

A questão nesse novo modelo é como essas empresas conseguiram até hoje operar no comercio eletrônico, quais foram suas escolhas diferenciadas das quais não se mantivera, no ramo e ainda cada vez mais ganhando lucros extraordinários?

Muitas lojas físicas estão migrando para lojas virtuais, quais motivos para estarem indo para uma plataforma digital? E criando um novo padrão de consumo. Que influência esse novo consumo pode afetar na estrutura de mercado? E como esse padrão online está influenciando na formação de preços, estrutura de mercado e variedades de mercadorias, e como o e-commerce no Brasil está sendo estruturado e o principal qual será a perspectiva para fomentar a economia com esse ‘’novo’’ modelo de comercio junto com o mercado de varejo.

  1. JUSTIFICATIVA

As razões pelas quais da escolha do tema veio de uma curiosidade da minha parte de entender como funciona o comercio eletrônico, quais as estruturas que o mantém, e suas características diferenciadas no consumo e na influência ao acesso a intenção de compra dos consumidores através de rastros deixados pelas visitações aos sites.

Como esse novo modelo de consumo esta afetando na economia no mundo todos, quais os países que estão ganhando lucratividade com suas empreses desse ramo, e como esta modificando a estrutura de trabalho com criação de funções diferentes da loja física e também a logística das mercadorias como são compradas, pelo fabricante ou revendedores para serem vendidas nas plataformas online e mudanças nos custos de transação a partir da introdução da Internet em transações entre empresas (ou seja, comércio eletrônico de empresa a empresa). E porque há mudanças de preços das mercadorias da mesma empresa sendo que na loja física é um e online é outro sendo que na maioria das vezes mais baratos, como esses preços sãos formados para as lojas online, e quais as vantagem e desvantagem para o consumidor.

Esta pesquisa vem com uma função de trazer mais informação econômica desse ramo e como este pode trazer outros ares para fomentar a economia como um todo. E como esta sendo estruturado esse modelo de comercio no Brasil, e se o  pais tem potencial pra entrar na competitividade com os mais poderosos do ramo como Estados Unidos.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral.

Analisar o impacto do Comercio eletrônico sobre o mercado de varejo no período de 2010 – 2016.

  1.  Objetivos Específicos.
  1. Apresentar a inter-relação entre o comercio eletrônico e o varejo a partir de 2010 -2016.
  2.  Verificar a quantidade de mudanças estruturais, tais como mercadorias, valores, formas de pagamento e impostos, de uma loja física (off-line) para uma loja eletrônica (online).
  3. Analisar o crescimento do comercio eletrônico no Brasil.
  4. Comparar a decisão de compra do consumidor em relação aos dois mercados.
  5. Avaliar a influência que esses dois comércios (off-line/online) tem para o desenvolvimento econômico no Brasil.

  1. METODOLOGIA

Para a elaboração deste trabalho utilizarei métodos qualitativos e quantitativos para analisar e obter explicações sobre o desenvolvimento do comercio eletrônico sobre o varejo no período de 2010- 2016.

A fundamentação teórica está sendo baseada através de artigos do National Bureau of Economic Research (NBER) com artigos estes relacionadas a estrutura de mercado daas industria de varejo,os efeitos do comercio eletrônico business-to-business sobre custos de transações , etc., EBIT - Reputação de lojas virtuais e dados para o mercado online, através de relatórios Webshoppers  que contem dados estatístico de regiões do Brasil que mais utilizam este tipo de mecanismos, quais os produtos que os consumidores mais compram,etc. IPEA e IPEADATA para dados de desenvolvimento do varejo

O método de avaliação será o crescimento deste “novo” mercado online vem se desenvolvendo, e como está sendo implementado no Brasil e sua relação com o mercado de varejo.

        

Atividades

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Pesquisa Bibliográfica

X

Coleta de dados

X

X

Fichamentos

X

X

X

X

Apresentação e discussão dos dados

X

Redação da Monografia

X

X

X

  1. CRONOGRAMA

 

 

  1. BIBLIOGRAFIA

DI GIORGI, FERNANDO, Comercio eletrônico: modificações econômicas e funcionais na esfera da circulação, São Paulo : s.n. 2016.

Acessado em: 2017, Disponível em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com