TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tendências em Logística

Por:   •  15/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Quais são as principais tendências de mercado na área de logística?

Atualmente, o cenário de competividade entre as organizações tanto no Brasil como no mundo, e a atual proliferação da globalização, faz com que as empresas busquem traçar planos, que visa fomentar as mesmas a definirem estratégias gerenciais estruturadas para que se possa abranger as mais variadas segmentações de clientes, canais e mercados, no qual terão que cumprir as várias das demasiadas exigências. Logo, a área de logística surge como forte parâmetro para que as empresas de produtos e serviços promovam um constante de jogo de queda de braço em busca da conquista do cliente e ganho de mercado.

Nesses cenários de disputa contínua, a eficiência nas operações e confiabilidade e rapidez no fluxo de informações, acarreta a otimização do processo de tomada de decisão, destacando essa tendência que indica o rumo do crescimento do uso intensivo da tecnologia da informação e investimentos consistentes na área, tanto para a gestão tanto para automação comercial. O avanço da tecnologia de informação vem caminhando com o aumento da competitividade e, consequentemente vem obrigando nos últimos anos as empresas a executarem operações visando a agilidade no processo.  Vale ressaltar, que o fluxo de informações é um fator de extrema relevância nas operações logísticas.

Através do crescimento da tecnologia e a organizações procurando a melhoria contínua nos processos, algumas tendências vêm tomando espaços no mercado. Um exemplo de posicionamento estratégico baseado em tecnologia de informação é o caso de empresas de entrega expressa e a evolução do e-commerce, ambos sendo uma realidade mundial e a tendência é que o mercado de logística promova investimento em infraestrutura para que haja o acompanhamento desse esse crescimento, contudo, é certo que o nível de exigência dos clientes também aumente, sendo assim é primordial visar a qualidade do serviço, como dispor de rastreamento dos pedidos em tempo real e sempre destacando a agilidade do tempo de entrega além de permitir o agendamento, ampliar as formas de pagamento, reduzir custos e integrar todas as operações. Assim também, o uso da tecnologia pode agregar na automação de armazéns, através de etiquetas eletrônicas, robotização, e rastreamento de veículos, integração de terminais de distribuição, visando a eficiência nas operações, e claro, promovendo as reduções de custos.

Enfim, com todas essas tendências, é evidente que é necessário a implementação de sistemas de informações modernos e eficazes, capazes de integrar as informações, agilizando a comunicação, reduzindo custos e principalmente agregando valor a organização, obtendo vantagem competitiva.

Referências Bibliográficas

LIMA JR, O.F. Tendências para logística no século XXI. Campinas, 2005. Disponível em: http://www.lalt.fec.unicamp.br/index.php/publicacoes/artigos/79-tendencias-para-a-logistica-no-seculo-xxi>. Acesso em 06/08/2016.

5 tendências do mercado de logística para 2015.São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.prestex.com.br/blog/5-tendencias-do-mercado-de-logistica-para-2015/>. Acesso em 06/08/2016.

NAZÁRIO, P. A Importância de Sistemas de Informação para a Competitividade Logística. Campinas, 2016. Disponível em: http://www.tecspace.com.br/paginas/aula/faccamp/TI/Texto04.pdf. Acesso em 06/08/2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com