TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas de Pesquisa

Por:   •  15/3/2023  •  Resenha  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 3

Liara Martins Machado                        

                                                   Técnicas de pesquisa

  • Observação
  • Entrevista
  • Questionário* Formulário
  • Observação

Na observação se coleta dados que além de reais serão confirmados.

“A observação ajuda o pesquisador a identificar e obter novas a respeito de objetos sobre os quais os indivíduos não tem consciência, mas que orientam seu comportamento.” (MARCONI, LAKATOS, 2003, p. 191).

Este encontro do pesquisador / observador com os fatos diretamente dá início à investigação social. A observação, como outras formas de pesquisa que serão abordadas proporciona uma série de vantagens e desvantagens, fazendo com que seja necessário mais de um tipo de técnica de pesquisa simultaneamente.

Há várias formas de observação e termos quatro tipos apresentados por Ander-Egg (1978: 96):

“a) Segundos os meios utilizados:

      *Observação não estruturada (assistemática).  

      *Observação estruturada (sistemática). b) Segundo a participação do observador:       *Observação não-participante.

      *Observação participante.

  1. Segundo o número de observações:      *Observação individual.       *Observação em equipe.
  2. Segundo o lugar onde se realiza:

      *Observação efetuada na vida real (trabalho em campo).

      *Observação efetuada em laboratório.”

  • Entrevista

É uma conversa de cunho profissional entre duas pessoas a fim de que uma delas obtenha informações sobre determinado assunto. Informações estas que ajudam em questões sociais ou na descoberta delas. Em relação ao conteúdo de uma entrevista há também diversos tipos de objetivos e classificações e como falado anteriormente também se apresentam vantagens e limitações na coleta de dados.

Uma das etapas cruciais da pesquisa é a preparação da entrevista que requer a ideia clara da informação a ser obtida e também o planejamento de como obter as informações e com quem obtê-las.

Existem também algumas diretrizes a serem observadas em se tratando de uma entrevista. Dentre elas podemos citar o contato inicial, a formulação das perguntas, o registro de respostas e o termino da entrevista deve ser de forma cordial. E também há requisitos importantes, estes demostrados por Lodi (12:9): “validade, relevância, especifidade e clareza, profundidade e extensão.”

  • Questionário

Questionário  é uma forma de pesquisa composta por perguntas que são respondidas por escrito e que não necessitam de um entrevistador presencialmente para ser respondido. Os questionário são enviados pelo pesquisador e devolvidos após o preenchidos pelo entrevistado da mesma forma dentro de um prazo coerente. Nesta forma de pesquisa também há vantagens e desvantagens.

A formulação de um questionário é longa e exigente quando a seleção das questões, e se elas podem vir a conseguir as informações válidas. Quanto a apresentação do formulário , ela é imprescindível que seja atraente ao entrevistado e da mesma forma que facilite a obtenção dos dados no retorno da mesma forma que facilite a obtenção dos dados no retorno do questionário em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com