TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas de pesquisa: Observação, entrevista, formulário e questionário

Por:   •  4/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                                                 Universidade Do Oeste Paulista

                                                                    Presidente Prudente- SP

Técnicas de pesquisa: observação, entrevista, formulário e questionário.

Emellyn Ribeiro Maciel

Presidente Prudente – SP

2016

Observação

Direta e intensiva: Investiga uma coisa de cada vez, assim pode obter uma percepção e um modo mais detalhado de obter informação sobre o objeto, ela ouve, examina e estuda os fatos a serem observados. Pode ser, Sistemática, não participante, entre outras.

Sistemática: utilizada em pesquisas que têm como objetivo a descrição precisa dos testes e resultados adquiridos pode ocorrer em  campo em laboratório. O pesquisador não pode ocultar a realização da pesquisa e tem que ter tempo e preparação antes de começar a analisar as categorias. Tem facilidade na análise do material coletado.

Não participante: o pesquisador não interage com a comunidade, grupo ou o que pretende estudar, observa como espectador os fatos que aí ocorrem. Este modo facilita a obtenção de dados sem produzir  suspeitas nos indivíduos a serem estudados. O registro das observações depende, integramente da memória do investigador.

Entrevista: É um interrogatório feito pelo pesquisador com um indivíduo que tem conhecimento sobre o objeto que esta sendo observado ou pesquisado. É recomendada quando as informações oferecidas pelo entrevistado não podem ser encontradas em outro lugar.

É preciso  o planejamento da entrevista, o conhecimento sobre o entrevistado, manter a discrição do entrevistado; a escolha de entrevistados que conheçam sobre o assunto estudado e a preparação das questões, destacando as mais importantes. O pesquisador deve informar ao entrevistado o motivo de estar entrevistando ele e a finalidade da entrevista. Deve começar com perguntas gerais, que não deem desconforto ao entrevistado e não o faça recusar-se a dar informações, e deixar as perguntas mais específicas e conforme o assunto “polêmicas” devem ser deixadas para fazer  no final da entrevista. Durante uma entrevista, utilize gravador e um bloco de anotações, para q não fique tudo cofiado em sua memoria caso esqueça.

Direta Extensiva: Investiga um número maior, o que permite conhecer a realidade de um universo maior do que aquele em que vive o pesquisador.

Questionario: Uma serie de perguntas que devem ser respondidas na presença de um entrevistador, e enviadas com uma nota explicativa, as vantagens são a economia e tempo, perguntas objetivas e respostas rápidas e com liberdade, sem contato direto com o entrevistador na hora de responder questões que deixem o entrevistado constrangido ou algo do gênero.

As desvantagens são que nem todas as questões são respondidas, risco de o entrevistado não compreender corretamente a questão, tem baixo retorno e pode ser preenchido por outra pessoa que não seja aquela que o pesquisador quer entrevistar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com