TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vantagens E Desvantagens Das Empresas Online E Negócios Tradicionais

Por:   •  6/6/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.382 Palavras (18 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 18

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS EMPRESAS ONLINE E NEGÓCIOS TRADICIONAIS

Érica Passos Cotrim1

Carmelinda Parizzi2

RESUMO

Esse trabalho objetivou identificar as vantagens e desvantagens dos negócios tradicionais e do comércio eletrônico (e-commerce) no Brasil. Iremos analisar o avanço no comércio de empresas online no país, sua evolução histórica e os perigos que o mesmo oferece, levando em consideração que esse tipo de empreendedorismo só faz crescer, já superando em muito os meios de comércios mais convencionais, bem como os perigos trazidos ao consumidor considerado moderno. Para tal análise será necessária uma abordagem histórica sobre a globalização da internet, bem como sua proteção de dados dos usuários e políticas básicas de segurança. Dessa forma será possível observar as diversas doutrinas sobre a temática do e-commerce, com a subsequente apresentação/citações de determinados casos para seu entendimento e questionamento, se realmente as legislações e órgãos existentes fazem jus a proteção do consumidor. De acordo com os resultados, poderemos concluir se uma das principais vantagens que o e-commerce oferece realmente é o preço que se encontra mais acessível do que em lojas físicas ou talvez a variedade dos produtos que são encontrados nessas empresas online, ou até mesmo podemos ter como conclusão de desvantagens referente ao prazo de entrega das compras realizadas pela internet por inúmeros motivos de logística e desse padrão de negócio.

Palavras-Chave: E-commerce. Empreendedorismo. Vantagens. Consumidor. Globalização.

_____________________

 Aluna concluinte do curso de Bacharel em Administração da Universidade Estácio de Sá.

 Orientadora do artigo da Universidade Estácio de Sá.

INTRODUÇÃO

Nos tempos atuais, com a evolução da tecnologia, a internet é considerada o principal instrumento de pesquisa, de comunicação e de acesso de dados do mundo, a muito superando as bibliotecas, cartas físicas e telefones fixos, visto que até mesmo nos aplicativos disponibilizados pela mesma essas funções que são tão primordiais conseguem ser encontradas muitas vezes de forma gratuita no ambiente online, alcançando as mais diversas classes sociais, faixas etárias, gêneros e raças de todo o mundo.

É evidente então, que, desse modo, sendo um meio muito atrativo a humanidade em geral, seria quase impossível não surgir novas práticas na internet para que empresas e seus gerenciadores/donos buscassem melhores resultados, se utilizando do maior meio de pesquisa comercial global, a internet. Podemos ressaltar também que a relação das empresas e clientes vem evoluindo cada dia mais, com consumidores cada vez mais exigentes essas empresas adotam mudanças e utilizam de diversos métodos para satisfazer as necessidades dos compradores visando manter a fidelidade dos que já possuem confiança em seus produtos e talvez também alcançar novos compradores em potencial.

Neste cenário, não muito distante da globalização da internet, passaram a ser feitas/adotadas as vendas no ambiente virtual, o famoso Comércio Eletrônico, também conhecido atualmente como o E-commerce.

De acordo com Turban (Pesquisador e escritor no ramo de TI para gestão), "nos últimos tempos os mercados veem usando cada vez mais a Tecnologia da Informação - T.I e o Comércio Eletrônico - CE, o que vem aumentando sua eficiência, na medida em que se agiliza ou melhoram as funções relacionadas, além disso, o CE conseguiu reduzir significativamente o custo dessas funções”. Ele alega também que a internet não é a solução para todos os males, mas pode ajudar qualquer empresário a descobrir como fazer para que a web melhore o desempenho das pequenas e médias empresas que não estão online.

Dentro dessa narrativa surge alguns questionamentos quanto os benefícios que os negócios virtuais trazem para os consumidores, que podem, utilizando da ferramenta da internet, buscar o menor preço ou o produto de melhor qualidade para atender suas necessidades sem ao menos ter a necessidade de se locomover para lojas, shoppings, galerias ou outros tipos de centros comerciais, bastando o simples acesso à internet por seu smartfone ou através de um notebook/computador.

Contudo, também existem pontos negativos nesta categoria de negócio, uma vez que os consumidores estão em claro risco de terem seus dados bancários e pessoais roubados, bem como podem ao realizar sua compra estar efetuando aquisições que nunca chegarão a sua posse ou sequer existam, por ser fruto de um dos milhares tipos de golpes existentes no ambiente virtual.

Compreende-se então, que a hipótese é que o comércio eletrônico proporciona a vantagem de oferecer produtos mais baratos por consequência da existência de inúmeras promoções que as lojas oferecem ao cliente por conta da grande concorrência que ocorre nesse meio de comércio e a facilidade dos consumidores em pesquisar/procurar itens online, resultando sempre em encontrar uma loja virtual com o menor preço e acesso a maior diversidade de produtos. E como desvantagem, a hipótese é de que podem ocorrer diversos problemas na logística de distribuição desses pacotes por causa da demora na entrega, causada muitas vezes por intercorrências no trajeto de envio da remessa, pela postagem dos objetos, entre outros obstáculos. Outras desvantagens consideradas válidas estão relacionadas ao produto chegar danificado aos seus compradores e a existência de certa insegurança por existir sites falsos que tem por objetivo enganar as pessoas.

Desse modo, o presente trabalho procura abordar os inúmeros ganhos e perdas no ambiente do comércio eletrônico, estruturado por seções que apresentam um breve resumo sobre a difusão do e-commerce no Brasil, a globalização da internet, a alteração da legislação brasileira visando amparar os consumidores eletrônicos, a vulnerabilidade do consumidor no ambiente virtual e por fim as vantagens e desvantagens das empresas online e dos negócios físicos tradicionais, apontando também os principais perigos e as principais formas de se proteger de possíveis ataques cibernéticos. Foi realizada também, pesquisas bibliográficas para fundamentar a teoria. Utilizou-se de livros, artigos acadêmicos científicos e outros documentos que possibilitaram dar embasamento ao trabalho.

GLOBALIZAÇÃO DA INTERNET

Na atualidade, como a evolução da tecnologia, as necessidades das pessoas tornaram-se mais rápidas e fáceis de serem saciadas, bastando pouco para encontrar o que se deseja na internet, seja para fazer uma pesquisa, recolher dados ou até mesmo comprar mercadorias sem precisar sair de casa. Com isso, já fica claro a grande comodidade/acessibilidade que essa globalização pode proporcionar para a humanidade; se já é fácil encontrar o que se almeja é também fácil ofertar o que deseja vender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com