TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As competências e habilidades necessárias para atuação em Departamento de Pessoal (DP)

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.965 Palavras (20 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 20

        1 INTRODUÇÃO

Com a competição de mercado cada vez mais acirrada, empresas que contam com profissionais proativos, multidisciplinares e detentores de sólida base teórica e prática ficam em vantagem. Nesse sentido, dispor de um profissional administrador de empresas, para gerir aspectos operacionais, financeiros e trabalhistas configura fator competitivo.

Logo, para desenvolver suas atividades, a empresa precisa de pessoas, as quais constituem os recursos humanos e são de suma importância para que a empresa possa atingir seus objetivos. A empresa será tão mais eficiente quanto mais eficientes forem as pessoas que a compõem e para tanto, precisa saber onde encontrar, como recrutar, treinar, remunerar e manter esses recursos humanos, para os possuir capacitados e motivados para utilizá-los e sem gerar processos trabalhistas.

É nesse cenário que entram os departamentos de Recursos Humanos e de Pessoal. A atividade de Departamento Pessoal remota aos primeiros grupos organizados para realização de trabalho, mas no Brasil foi a partir do governo provisório de 1930 que o departamento ganhou mais visibilidade devido a promulgação de Decretos e Leis que trouxeram medidas de proteção ao trabalhador.

As Relações de Trabalho no Brasil têm suas premissas de regulamentação na Constituição Federal de 1988 e na Consolidação das Leis do Trabalho de 1943. Entretanto existem diversas Disposições Complementares, como Leis, Regras, Normas, Instruções Normativas, Súmulas, Enunciados, Orientações Jurisprudenciais e Precedentes Normativos, além de matérias do Direito do Trabalho, a Legislação Previdenciária, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e de Segurança e Saúde do Trabalho, que disciplinam, orientam e complementam a regulamentação legal.

O responsável por administração de pessoal além das rotinas de recrutamento, seleção, treinamento e gerenciamento de pessoas, específicas dos Recursos Humanos, também precisa de sólido conhecimento de legislação trabalhista e previdenciária, para atender às rotinas do Departamento de Pessoal, que são mais burocráticas. O presente trabalho, baseado em estágio realizado na área de Departamento Pessoal de escritório contábil, objetiva elucidar as rotinas e as habilidades e competências necessárias para atuação na área.

Nos últimos anos, a contabilidade mais do que informar e demonstrar a situação patrimonial das empresas, ficou responsável por aspectos fiscais e trabalhistas, fornecendo, inclusive, consultoria empresarial para seus clientes atenderem as exigências legais e otimizarem recursos. Por ser tão extensa, foi dividida em departamentos, quais são: contábil, fiscal e pessoal. O Departamento de Pessoal se responsabiliza por todos os aspectos trabalhistas, desde a admissão até o desligamento do empregado.

1.1 Justificativa

O estágio se justifica tendo em vista a necessidade de praticar as teorias discutidas ao longo do curso no sentido de preparar melhor o aluno, para que esteja apto a entender e enfrentar as demandas profissionais diárias, nesse caso específico, de Departamento Pessoal. O estágio curricular obrigatório oportuniza o contato direto com situações reais e corriqueiras, os quais proporcionam a aplicação do conhecimento teórico, realizando a ponte necessária entre teoria e pratica, numa área tão complexa como a de Departamento Pessoal.

1.2 Objetivos

Este trabalho tem como objetivo elucidar as competências e habilidades necessárias para atuação em Departamento de Pessoal (DP), além de explanar sobre a rotina da área.

1.3 Procedimentos Metodológicos

De acordo com Lakatos e Marconi (2000, p. 18-22), o conhecimento pode ser segregado em popular, filosófico, religioso e científico, sendo o conhecimento científico aquele que é racional, que busca evidências e explicações lógicas para a ocorrência de fenômenos, demonstrando fatos correlacionados.

Assim sendo, o objetivo maior de um estudo, estágio ou uma pesquisa científica é explicar fenômenos cotidianos ou trazer à tona dados ainda desconhecidos sobre determinado assunto, de modo que, para expor quais as habilidades e competências para atuação no Departamento Pessoal, o ideal é que este trabalho conduza-se por procedimentos metodológicos científicos. No arrolamento dos procedimentos metodológicos estão os delineamentos no sentido de articular planos e estruturas com o objetivo de obter respostas para os problemas analisados.

O presente trabalho, destarte, baseia-se em estudo qualitativo e descritivo, da rotina e atuação do Departamento Pessoal de um escritório contábil, com a finalidade de promover uma aproximação com o tema e torna-lo mais explícito, proporcionando a reflexão de seus aspectos e suas conexões.

Em relação aos meios, isto é, aos procedimentos, a pesquisa é bibliográfica e documental, por se utilizar de material de múltiplos autores, além de documentos legais vigentes.

2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

        2.1 História e Estrutura

Cabe mencionar que a cidade é considerada berço da contabilidade pública, devido aos trabalhos de Estanislau Kruszynski, que foi contabilista em São Carlos e implantou na Prefeitura a contabilidade pública, posteriormente copiada por todo o país.

Segundo o contador e escritor José Mancini, o Coronel Paulino Carlos de Arruda Botelho, empresário rural e político do município de São Carlos, contratou para professor de seus filhos, procedente de São Paulo, o engenheiro Estanislau Kruszynski, estudioso de ciências econômicas e conhecedor de Contabilidade, que não se contentou apenas em ser preceptor, mas decidiu formar técnicos em contabilidade agrícola, mercantil e industrial, criando um curso de contabilidade segundo os métodos e processos em uso na Itália, algo inédito até então. Somente treze anos após a instalação do Curso de Contabilidade em São Carlos é que se deu a primeira publicação de uma obra didática sobre o assunto (1897) - “Curso de Escrituração Mercantil” de Antônio Tavares da Costa.

Elucidado a origem do mercado contábil na cidade, a empresa diferencia-se de outras do ramo por oferecer uma ampla gama de serviços, para diversos segmentos, como comércio, indústria, prestadores de serviço e terceiro setor, além de atuação conjunta com advogados para defesas de autuações.

Atualmente, o escritório está dividido em quatro setores: contábil, fiscal, pessoal e administrativo e conta com 11 colaboradores em seu quadro de funcionários, além de dois sócios.

               

[pic 1]

Figura 01: Organograma da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (213.8 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com