TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As pessoas trabalham nas organizações através das funções que ocupam!

Por:   •  14/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTIONÁRIO

DESCRIÇÃO DE CARGO

"As pessoas trabalham nas organizações através das funções que ocupam!"

INTRODUÇÃO: 

Este questionário é um recurso metodológico utilizado no Curso de Recrutamento e Seleção,  fazendo  parte da prática realizada no curso. Este instrumento de pesquisa tem por objetivo obter os dados necessários ao levantamento das características do cargo analisado, obtendo elementos para elaborar o perfil de competências.

Descrição de Cargos é o processo que consiste em determinar os elementos ou fatos que compõem um cargo.

Tecnicamente: Cargo é um conjunto de funções semelhantes, na maioria dos aspectos mais importantes das tarefas que as compõem.

Função é um agregado de tarefas e responsabilidades atribuídas a um colaborador.

Algumas vantagens :
· Definir as principais atribuições e responsabilidades de cada cargo;
· Estabelecer uma hierarquização adequada e justa, visando à sua classificação;
· Medir a consistência interna dos salários (equilíbrio interno);
· Rever, fundir e/ ou eliminar cargos desnecessários;
· Propiciar condições de valorização, estímulo e reconhecimento profissional e;
· Atrair e manter talentos necessários ao desempenho diferenciado da empresa, otimizando resultados para a empresa e colaboradores.

Devem responder o questionário todos os colaboradores da empresa.

                   

I – IDENTIFICAÇÃO DO CARGO: Estagio

1.1 - Nome do cargo:

Estagiaria

2.2 - Descrição sumária:

Contratação de um aluno que esteja cursando um curso de nível médio ou superior para realização do estagio dentro da empresa, atuando na área de seus estudos.

2.3 - Missão do cargo:

Desenvolver atividades que estejam relacionadas com o seu estudo, ajudando e aprendendo dentro da instituição que ira desenvolver o estagio.

II – ATIVIDADES EXERCIDAS (detalhar as tarefas que VOCÊ executa, colocando-as em ordem de importância e enfocando os seguintes aspectos: O QUE FAÇO, COMO FAÇO, POR QUE FAÇO. Use o verso do formulário para complementar os dados necessários):

  • Atendimento ao publico
  • Organização do Arquivo de protocolo, art, processo e oficio.
  • Emissão de oficio( regularização de obras, cartão provisório, carteira de identidade nacional)
  • Preparo das correspondências para envio.
  • Preparo do malote e dos memorandos.
  • Controle da entrega das carteiras via correio.
  • Tratamento de protocolo.

Faço conforme o procedimento da empresa, que esta disponível para consulta em acesso restrito do funcionário, para cada serviço aplica-se um procedimento diferente.

Faço pois fui contratada para esta serviço na organização.

III – NATUREZA DO TRABALHO:

3.1- Responsabilidade (VOCÊ é responsável pelo que: por atividades/projetos, por pessoas, por decisões tomadas? Defina quais são as suas responsabilidades e com que freqüência elas recaem sobre você: se são permanentes, se acontecem de forma constante ou  são ocasionais):

Sou responsável pelas carteiras de profissional, pelo andamento da inspetoria quando estou sozinha, pelo recebimento de documentos, pelas guias de pagamentos emitidas. As responsabilidades são constantes.

3.2- Complexidade (as atividades exercidas no cargo  que você ocupa exigem esforço mental para ordenação e interpretação dos conhecimentos necessários a sua execução ? Qual o nível desse esforço: alto, médio, baixo? Explique):

Exige, pois preciso saber vários procedimento e normas, de nível medio.

3.3 – Quais os possíveis erros cometidos, com freqüência, na função?

Receber protocolos com documentação faltante, informações complexas.

3.4 - Qual a parte mais difícil das atividades exercidas?

Atendimento ao publico.

3.5- Autonomia (definir freqüência com que recebe supervisão, controle de suas atividades  e cargo/função do  responsável por esse acompanhamento direto).

(   ) Nunca recebo supervisão em relação às atividades que executo.

(   ) Raramente recebo supervisão em relação às atividades que executo.

( x ) Frequentemente recebo supervisão em relação às atividades que executo.

(   ) Sempre recebo supervisão em relação às atividades que executo.

Responsável pela supervisão:

Simone de Morais

Comentários:

Nenhum.

 

IV – QUALIFICAÇÃO:

4.1 – Experiência de trabalho  necessária para exercício das atividades relativas ao cargo. (áreas de atuação/funções anteriores relevantes para o trabalho atual):

Estagio na UTFPR de Campo Mourão na Biblioteca, organização, responsabilidade com o acervo, entre outras.

4.2 – Grau de instrução necessária (definir a escolaridade e, se for o caso, a(s) formação(ões) acadêmica(s) essencial (is) para ocupação do cargo ).

Cursando Nível Superior na área de atuação.

4.3 – Instrução complementar necessária (conhecimentos essenciais para o exercício das funções inerentes ao cargo comissionado. Especifique assuntos, não cursos).

Responsabilidade, simpatia, organização, interesse em aprender.

V – CONDIÇÕES DE TRABALHO:

5.1 -  O cargo exige esforço físico?  

a - ( x ) NÃO          

b - (   ) SIM. De que tipo? ____________________________________________________________

5.2 -  O cargo envolve riscos ? Não

a - (  x ) NÃO

b - (   ) SIM. De que tipo?____________________________________________________________

5.3 - O exercício das funções inerentes a seu cargo implica na necessidade do auxílio de outros servidores?

No auxilia da funcionaria que trabalha a mais tempo na organização.

a - (   ) NÃO          b - ( x ) SIM.

VII – COMPETÊNCIAS:

 

Considerando-se que COMPETÊNCIAS como sendo um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, que afeta parte considerável da atividade de alguém, e se relaciona com o desempenho, que pode ser medido seguindo padrões preestabelecidos, podendo ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento. O conhecimento é o saber, as habilidades é  o saber fazer e as atitudes é o fazer.

MARQUE COM UM X:

a) 5 Competências que você julga  necessárias em grau acima da média para o desempenho da

    função de seu cargo (as de peso 3).

b) 3 Competências que você  julga  necessárias em grau médio para o desempenho da     função de seu cargo (as de peso 2).

c) 3 Competências que você julga  necessárias em grau abaixo da média para o desempenho     da função de seu cargo  (as de peso 1).

d) 4 Competências que você julga não serem necessárias para o desempenho da função de seu     cargo comissionado (as de peso 0).

COMPETÊNCIAS

PESOS

0

1

2

3

01

Capacidade de Adaptação e Flexibilidade ( ser capaz de adaptar-se oportunamente às diferentes exigências do meio,  de rever sua postura frente a novas realidades).

x

02

Capacidade para Negociação (capacidade de se expressar e ouvir o outro, buscando o equilíbrio de soluções satisfatórias nas propostas apresentadas pelas partes).

x

03

Comunicação e Interação (capacidade para interagir com as pessoas, apresentando facilidade para ouvir, processar e compreender a mensagem. Facilidade para transmitir e argumentar com coerência e clareza, promovendo feedback sempre que necessário)

x

04

Criatividade e Inovação  (capacidade para conceber soluções inovadoras viáveis e adequadas para as situações apresentadas).

x

05

Iniciativa e Dinamismo (capacidade de demonstrar envolvimento e comprometimento com o trabalho, bem como iniciativa para a ação)

x

COMPETÊNCIAS

0

1

2

3

06

Liderança (capacidade para catalisar os esforços grupais, de forma a atingir ou superar os objetivos organizacionais, estabelecendo um clima motivador, formando parcerias e estimulando o desenvolvimento da equipe).

x

07

Motivação e Energia para o Trabalho( capacidade para demonstrar interesse e energia nas atividades que executa, tomando iniciativa e mantendo atitude de disponibilidade)

x

08

Organização( capacidade de organizar as ações de acordo com o planejado, de forma a facilitar a execução).

x

09

Planejamento(capacidade para planejar e organizar as ações para o trabalho, atingindo resultados através do estabelecimento de prioridades, metas tangíveis, mensuráveis e dentro de critérios de desempenho válidos).

x

10

Pesquisa e Investigação (ser capaz de indagar ou proceder a buscas minuciosas de informações, visando averiguar a validade das mesmas e construir, de forma sistemática, novos conhecimentos).

x

11

Relacionamento Interpessoal (ser capaz de interagir com as pessoas de forma empática, inclusive diante de situações conflitantes, demonstrando atitudes assertivas, comportamentos maduros e não combativos).

x

12

Visão Sistêmica (capacidade de perceber a interação e interdependência das partes que compõem o todo, visualizando tendências e possíveis ações capazes de influenciar o futuro).

x

13

Trabalho em Equipe (capacidade para desenvolver ações compartilhadas, catalisando esforços).

x

14

Capacidade de Trabalhar sob Pressão (capacidade para identificar prioridades e garantir resultados, definindo as melhores ações, mesmo em condições adversas,mantendo o equilíbrio pessoal e obedecendo ao binômio “qualidade e prazo”)

x

15

Tomada de Decisão (capacidade para buscar e selecionar alternativas, identificando aquela que garanta o melhor resultado, cumprindo prazos definidos, considerando limites e riscos).

x

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com