TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As tecnologias da Informação e o Mercado de Trabalho

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE FAMETRO

YTALLO DO NASCIMENTO LIMA

SAMUEL

MENINA

MENINO

ADMINISTRAÇÃO

As tecnologias da Informação e o Mercado de Trabalho

Trabalho para complementar a nota da segunda avaliação da disciplina de Administração

FORTALEZA

2019

As tecnologias da informação e o mercado de trabalho

          Na atualidade percebemos que a tecnologia faz parte de nossas vidas à muito tempo. É difícil visualizar uma sociedade e um mercado de trabalho onde a tecnologia seja só uma ferramenta, ela acaba sendo protagonista e o esperado é que essa relação cresça cada vez mais, se acentue e simbioticamente se enraíze nas nossas vidas.

          Desde os tempos mais antigos há uma tentativa de eliminar o que chamaríamos de, trabalho vivo, do processo de produção e essa busca continua existindo. Somente dessa forma é possível ocorrer ganho de produtividade, maior lucro para as empresas e até a popularização de produtos inovadores. Nós séculos 19 e 20 houve a migração da lavoura para as indústrias. Com o crescimento da tecnologia desenvolvemos a automatização das industrias a migração dessa força de trabalho foi migrando para o setor de serviços e tecnológico. Como forma de explicitar esse movimento, na década de 50 nos Estados Unidos o setor industrial representava cerca de 40% dos empregos, hoje esse número não supera a marca dos 5%. Ainda hoje em países subdesenvolvidos existem posições que já se mostram obsoletas porém devido a forças sindicais se mantem ainda ativas. Por pouco tempo. Exemplos clássicos: frentistas, cobradores de ônibus e ascensoristas.

          O desenvolvimento da tecnologia implica em compreendermos o papel que a tecnologia da informação de fato exerce, conhecida como TI (Tecnologia da Informação), essa tem a função de viabilizar uma profunda mudança nos padrões, métodos e ferramentas de trabalho. E de que forma a TI é relacionada com o mercado de trabalho? Quando ocorre esse questionamento, pensamos nas empresas dos modelos atuais, modernas e concorrentes, as empresas têm precisado adaptar seus processos, tornando-os mais ágeis, com fluxos automatizados e comunicação fluida entre departamentos e com os clientes e fornecedores.

          Com a TI presente as empresas tem mais potencial de produtividade e eficiência, podemos visualizá-la no contato que a empresa mantém com seu cliente, na própria comunicação interna, bancos de dados, na telecomunicação corporativa, gestão de processos e geração de informações. Grandes volumes de dados são coletados, em tempo real, e transformados em análises que subsidiam decisões estratégicas. A maioria dos produtos que são inseridos no mercado, já “sai de fábrica” modelado para que o ponto de contato com o cliente e o meio de realizar negócios seja uma plataforma digital. Ou seja, a TI é a base para a metamorfose empresarial que traz uma tendência irreversível de digitação, exatamente como o atual perfil de cliente espera, prefere e consome.

          No Brasil, o mercado da informática vendo crescendo de uma maneira fácil de notar, esse crescimento é considerado absoluto e notável.  Temos uma geração de emprego de cerca de 1,3 milhões de profissionais na área, além da demanda por trabalho ser semelhantemente grande e extensa, com a perspectiva de criação de novas tendências tecnológicas. Com esse desenvolvimento e oportunidades de emprego passa a existir uma perspectiva ao longo dos próximos anos de que em nosso Brasil mais 700 mil novas vagas apareçam. O Brasil é um ponto de referência no mercado de informática e TI da América Latina, com investimentos altos em serviços relacionados a hardware, software e serviços de TI. Um dos principais motivos para esse crescimento são as demandas nas empresas, sendo essas de portes variados, empresas grandes, médias e pequenas, mas também são levados em consideração os investimentos e desenvolvimentos da própria tecnologia.

          Segundo os que já possuem experiência de trabalho na área, o que é preciso ter para alcançar o sucesso é ser um profissional dedicado e que se empenha a estudar com profundidade o que é proposto pela empresa, um profissional que se mantem atualizado das últimas tecnologias vai estar um passo à frente daqueles que não o dominam. O mercado mantém-se na contramão a crises econômicas e desempregos: está aquecido e move uma indústria milionária.

          Com relação a questões financeiras e tendências salariais, o profissional de tecnologia da informação possui boas recomendações e bases mais altas em determinados segmentos de mercado. Geralmente, quando trabalha em setores ligados as áreas de engenharia, ONGs (Organizações Não Governamentais), indústrias de alimentos e indústrias em geral, esse trabalhador ganha bons salários, ou seja, alguns setores além de oferecerem mais vagas tem uma tendência a pagarem melhor do que outros segmentos. Essa área é conhecida inclusive por ter um dos maiores salários iniciais do país, onde no estado do Rio Grande do Sul, o começo de carreira no setor garante em média R$ 1.212,65.

         

          Em uma matéria do Diário do Nordeste é comentado sobre a importância da informática nos currículos. O público jovem, nos dias de hoje, já consegue aprender sobre informática sem cursos, mas, para seleções, a documentação que estas empresas oferecem é vital dominar o básico da informática e isso se tornou fundamental para quem quer conquistar um espaço no mercado de trabalho, independente da área de atuação.

          Atualmente, as empresas exigem do candidato um mínimo de conhecimento sobre o assunto. O fato é que muita gente sabe como manusear um computador. Na era virtual, é praticamente impossível alguém não possuir um e-mail, um perfil em alguma rede social, utilizar conexões wi-fi, 3G, 4G, smartphones, tablets e tantas outras formas de interatividade, o que torna essa nova mão de obra uma máquina de informações.

         

          Segundo a pesquisa NetView, da Nielsen IBOPE de julho de 2015, o número de brasileiros que moram em domicílios com acesso a um computador com internet chegou a 96,1 milhões. Quando se considera todo o conjunto de pessoas com acesso ao computador com internet em casa ou no local de trabalho, o número é de 103,4 milhões. Dessas pessoas com acesso em domicílios ou no trabalho, 72,3 milhões foram usuárias ativas em julho, ou seja, usaram pelo menos uma vez no mês. As estatísticas provam que o mercado está cada vez mais competitivo. Dessa forma, a mão-de-obra precisa ser qualificada de tecnologia. Para suprir a demanda, os cursos de informática auxiliam na capacitação, e, por meio dos certificados de extensão curricular, garantem credibilidade ao candidato que concorre a uma vaga no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com