TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspecto de negociação

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.192 Palavras (17 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

ALAN JUNIOR DIOGO SANTOS

ESTUDOS DISCIPLINARES IV

ASPECTOS DA NEGOCIAÇÃO

SÃO PAULO

2016


ALAN JUNIOR DIOGO SANTOS

RA: 1646094

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

SEMESTRE: 1º/2016

POLO: FERRAZ DE VASCONCELOS - SP

ESTUDOS DISCIPLINARES IV

ASPECTOS DA NEGOCIAÇÃO

[pic 1]

SÃO PAULO

2016


RESUMO

O objetivo de este projeto multidisciplinar é apresentar os fatores que predominam uma negociação. O que deve ser levado em consideração é: os aspectos, importância, etapas e características de uma negociação, tipos distintos de negociadores, relacionamento pré e pós-venda, aspectos culturais nacionais e organizacionais.

 

SUMARIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        PRINCIPIOS DE NEGOCIAÇÃO        

3.        A IMPORTANCIA DAS NEGOCIAÇÕES        

4.        AS ETAPAS        

5.        CULTURA        

6.        DIVERGENCIAS DE CULTURA NACIONAL E ORGANIZACIONAL        

6.1        Nacional        

6.2        ORGANIZACIONAL        

7.        ESTILOS DOS NEGOCIADORES        

7.1        Catalisador        

7.2        Apoiador        

7.3        Controlador        

7.4        Analítico        

8.        FASES DE UM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO        

9.        CONCLUSÃO        

10.        REFERENCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

É possível pensar que o termo Negociação é algo contemporâneo para a sociedade, entretanto engana-se ao pensar assim. A negociação é tão antiga quanto o ser humano. Com origem na pré-história, a humanidade negociava desde então as suas diferenças buscando garantir primeiramente as suas necessidades mais básicas e em seguida as mais complexas. As rações destas negociações podem ser por várias razões, tais como alimentação, habitação, segurança, saúde, conhecimento, conforto, lazer, poder, ocupação de trabalho, preços, qualidade dos produtos, resultados empresariais, etc. (MONTEIRO, 2006).

Negociar nada mais é do que o processo que busca a aceitação de idéias, que resulte no melhor acordo possível onde todos os envolvidos terminem o processo sabendo que foram ouvidos e tiveram oportunidades para expressar toda a sua a vontade e que, o objeto final é maior do que a soma das contribuições individuais. (JUNQUEIRA, 2003)

  1. PRINCIPIOS DE NEGOCIAÇÃO

O fluxo de comércio internacional tem aumentado nos últimos anos, parte disso, com auxílio dos acordos bilaterais firmados pelos países e parte como efeito da globalização. Diante desse aumento de trocas entre os países tornou-se necessária a preocupação com diversos assuntos nos negócios, o que ocasiona em mais responsabilidades para as pessoas envolvidas em negociações internacionais. Para tal ato, não basta apenas seguir conceitos de negociação, etapas de um processo, adquirir características de um bom negociador ou estudar horas a fio sobre teorias, além de todos esses itens, é necessário ainda conhecer a cultura e economia do país com o qual será feita a negociação.

É possível pensar que o termo Negociação é algo contemporâneo para a sociedade, entretanto engana-se ao pensar assim. A negociação é tão antiga quanto o ser humano. Com origem na pré-história, a humanidade negociava desde então as suas diferenças buscando garantir primeiramente as suas necessidades mais básicas e em seguida as mais complexas. Até então não existia um termo específico para defini-la. A primeira ferramenta de negociação da história do ser humano foi a Távola Redonda do Rei Artur, utilizada na Inglaterra do século VI. Ela permitiu que aos cavaleiros negociassem suas diferenças de interesses com igualdade. No decorrer da história, porém, houve mudanças e a negociação voltou-se para um termo mais amplo, não sendo destinada apenas a grandes disputas. (ANDRADE; ALYRIO; BOAS, 2006).

Entretanto, a negociação começou a ser realmente considerada no meio empresarial no século passado, segundo Junqueira (1994) foi a partir dos anos 50 que este tema começou a ser inserida nos programas de treinamento gerencial e meia de comunicação, em países como Estados Unidos, Inglaterra e França. Já no Brasil, isso ocorreu somente no final da década de 70, mediante abertura política, revitalização do movimento sindical e maior participação dos funcionários no processo decisório é que se começou a ter maior ênfase no assunto.

  1. A IMPORTANCIA DAS NEGOCIAÇÕES

Embora não pareça, a negociação está diariamente presente na vida de todas as pessoas seja na área pessoal ou empresarial. Quando é decidido juntamente com a família onde serão as próximas férias, ou no ambiente corporativo qual será a temperatura do ar condicionado, são exemplos que envolvem a negociação no seu âmbito menos complexo.

Acuff (2004, p.27) afirma esta questão:

O tema das negociações é, ao mesmo tempo, contemporâneo e eterno. É contemporâneo porque quase tudo na nossa sociedade, em geral, e nos 24 nosso ambiente de trabalho, em particular, torna-se cada vez mais complicado. Existem hoje mais disputas, mais especificidades culturais, mais regulamentos, mais tecnologia, e mais globalização dos negócios. O tema é eterno porque a vida é uma serie infindável de negociações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (199.4 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com