TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos a considerar na função produção: Estratégia

Por:   •  3/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.972 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

Indice

Introdução        2

Função Produção (definição)        3

Estratégia de produção        3

Prioridades competitivas e .trade-offs.        5

Aspectos a considerar na função produção:        8

Conclusão        10

Referências Bibliográficas        11


Introdução

A competitividade entre as empresas é um assunto muito difundido entre os dirigentes  organizacionais, merecendo grande destaque dos estudiosos da área de engenharia de produção, que apresenta uma evolução do paradigma após a determinação da nova ordem mundial: globalização e formação de blocos comerciais.

No mundo globalizado, as empresas tornam-se expostas a ataques originados de concorrentes com as mais variadas realidades internas em relação a recursos humanos, avanço tecnológico e política governamental e econômica, tendo como exemplo a perda de terreno dos Estados Unidos e Europa para os japoneses durante uma década.

Para uma organização vencer neste mercado de competição acirrada, será necessário que ela desenvolva ao longo do tempo vantagens competitivas sustentáveis, ou seja,  estabeleça uma estratégia bem definida para vencer a concorrência.

Uma empresa deve traduzir suas intenções frente ao mercado e como enfrentará a concorrência durante a formulação de sua estratégia. Segundo Andrews (1996), a estratégia corporativa é um padrão de decisões no qual uma companhia revela seus objetivos, propostas e metas, produz as principais políticas e planos para alcançar estes resultados, além de definir o escopo de negócio que a empresa deve perseguir.


Função Produção (definição)

Segundo Slack, para que se entenda a contribuição da função produção deve se responder a duas questões: qual papel se espera que a produção desempenhe dentro da organização, e quais objetivos de desempenho específicos à organização utiliza para avaliar tal desempenho e sua contribuição para a estratégia organizacional.

A função produção apresenta três papéis importantes para a estratégia

empresarial:

  • Implementadora da estratégia empresarial: as empresas possuem sempre algum tipo de estratégia, mas é a produção quem a coloca em prática. Isto significa que mesmo a estratégia mais original e brilhante pode se tornar um retumbante fracasso por causa de uma produção inepta ou ineficiente.
  • Apoiadora da estratégia empresarial: a produção deve desenvolver seus recursos, resultando nas condições necessárias para que a organização atinja seus objetivos estratégicos: flexibilidade, treinamento, adaptabilidade, relacionamento, etc.
  • Impulsionadora da estratégia empresarial: produção de serviços ou produtos melhores, feitos rapidamente, em tempo, com variedade e custos menores que os dos concorrentes resulta em uma vantagem competitiva a longo prazo. Quando a produção oferece vantagens no curto e no longo prazo, impulsiona a estratégia empresarial.

Estratégia de produção

Sem considerar a forte posição estratégica que ela possui na organização. Hoje em dia, apesar da disseminação da tese de que a estratégia de produção é uma fonte de vantagem competitiva, muitos gerentes ainda a submetem num segundo plano, procurando se envolver pouco em diversos assuntos relativos à manufatura. Skinner (1969) destaca os seguintes fatores para este distanciamento:

  • Um senso de falta de adequação pessoal, por parte dos altos executivos, em gerenciar a produção;
  • Uma falta de ciência entre os altos executivos que o sistema de produção envolve tradeoffs e compromissos relativos aos objetivos corporativos estratégicos.

As empresas que pretendem ter sucesso comercial na disputa pelos clientes, necessitam posicionar seus sistemas de produção em lugar de destaque dentro da organização e, por meio do desenvolvimento de prioridades estratégicas operacionais, alinhadas com as demais estratégias de negócio e corporativa, gerar vantagem competitiva.

O propósito da produção é servir a companhia de forma proativa, encontrando as necessidades para sobrevivência, lucratividade e crescimento. A produção é parte do conceito estratégico que relata os pontos fortes e os recursos da organização a fim de aproveitar oportunidades no mercado. A habilidade em gerenciar a produção está na pesquisa e implementação de requisitos-chave que o produto final deve possuir para conquistar o cliente e vencer a concorrência.

As empresas possuem três níveis primários de estratégia que devem ser desdobradas entre si: corporativa, de negócio e funcionais (Figura 1). Estas estratégias caracterizam como determinada organização formulará e perseguirá seus objetivos.

A Tabela 1 distingue os níveis hierárquicos estratégicos e posiciona a função produção no contexto organizacional. Os níveis de estratégias são os guias das decisões organizacionais, um roteiro de como a empresa competirá no mercado.

Hayes et al (2004), comentando o modelo da figura 1, posiciona a estratégia de produção em um plano prioritário para a definição do conjunto de objetivos e restrições que descrevem a maneira como a organização irá direcionar e desenvolver os recursos existentes na operação.

A produção deve atender às expectativas da estratégia de negócio, adaptando-se durante o tempo para refletir as posições estratégicas por meio de decisões estruturais (recursos

produtivos, .Hardware., como capacidade, tecnologia, planta, etc) e infraestruturais (como fazer, .software., força-de-trabalho, qualidade, organização, etc).

Estratégia

Características

Corporativa

Duas áreas de interesse:

- Os negócios em que participará;

- A aquisição de recursos corporativos.

Negócio

- Unidade de estratégia de negócio: escopo ou fronteira que se relaciona com a estratégia corporativa. Envolve produto, mercado e serviço.

-Unidade de planejamento estratégico: especificam como as unidades sustentarão

vantagem competitiva.

Funcional

Desenvolver e buscar o suporte às estratégias de negócio, estabelecendo a vantagem competitiva desejada.

Tabela 1 . Definições dos níveis estratégicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com